Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Dólar supera R$4,90 com proposta sobre ICMS alimentando temores fiscais

Publicado 07.06.2022, 09:07
Atualizado 07.06.2022, 10:40
© Reuters. Notas de dólar
14/02/2022
REUTERS/Dado Ruvic

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) -O dólar avançava pela segunda sessão consecutiva nesta terça-feira, e chegou a superar a marca de 4,90 reais conforme investidores reagiam à proposta do governo de zerar o ICMS e avaliavam qual seria seu impacto fiscal, refletindo ainda temores internacionais sobre o aperto da política monetária nas principais economias.

Às 10:35 (de Brasília), o dólar à vista avançava 2,30%, a 4,9064 reais na venda, patamar que corresponderia ao maior nível de encerramento desde o último dia 19 (4,9194 reais) caso a moeda mantivesse esse preço até o fim das negociações.

O real dividia com a coroa norueguesa a posição de moeda de pior desempenho no dia.

Na B3 (SA:B3SA3), às 10:35 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 2,18%, a 4,9370 reais.

O cenário doméstico era apontado como o principal responsável pela alta do dólar no dia, após o presidente Jair Bolsonaro ter afirmado na véspera que o Executivo está disposto a zerar impostos federais cobrados sobre gasolina, gás, etanol e diesel em troca de uma redução da carga cobrada pelos entes federativos, que seriam ressarcidos pelo governo federal.

De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, os repasses que deverão ser feitos pela União este ano a Estados e municípios para cobrir a perda de arrecadação desses entes com uma redução a zero do ICMS que incide sobre diesel e gás terão valor definido, limitado ao montante de uma arrecadação extraordinária que ainda não foi lançada no Orçamento.

Em relatório, especialistas da Genial Investimentos avaliaram que a medida deve colaborar para um arrefecimento da inflação ao consumidor, o que, em teoria, tende a aumentar a renda real da população e, consequentemente, gerar um efeito positivo sobre a atividade e a arrecadação de impostos.

No entanto, como a medida pode elevar a percepção do risco fiscal do país por parte dos participantes do mercado, "o resultado poderá ser desvalorização cambial e aumento da pressão inflacionária, diminuindo ou até mesmo anulando os efeitos da diminuição de impostos", alertaram.

A XP (SA:XPBR31) calcula que o impacto sobre a inflação de curto prazo da proposta do ICMS pode ser de até 2 pontos percentuais no IPCA cheio, mas "deve criar um buraco fiscal que pode atingir 100 bilhões de reais até o final do ano", disse a instituição financeira em nota.

Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset, escreveu que a notícia é "mais um ponto do descalabro fiscal no Brasil, pois ao entender a completa impossibilidade de alterar as políticas da Petrobras (SA:PETR4)... o governo busca alternativas nada ortodoxas para a redução do preço dos combustíveis".

Uma diminuição na arrecadação do governo poderia atrapalhar o desempenho positivo que as contas públicas brasileiras têm apresentado nos últimos meses, fator que tende a atrair investidores estrangeiros para o mercado local. Dados divulgados no final do mês passado, por exemplo, mostraram que o setor público teve superávit fiscal recorde para abril, enquanto a dívida voltou ao nível do início da pandemia.

Além de receios domésticos, a movimentação do mercado de câmbio doméstico era corroborada pela força internacional do dólar, cujo índice frente a uma cesta de rivais de países ricos avançava 0,35% no dia. A divisa norte-americana também ganhava terreno contra a maioria das moedas arriscadas pares do real, como dólar australiano peso chileno e peso mexicano, embora caísse ante o rand sul-africano.

© Reuters. Notas de dólar
14/02/2022
REUTERS/Dado Ruvic

Investidores de todo o mundo mostravam maior cautela na sessão antes de dados de inflação dos Estados Unidos e uma reunião do Banco Central Europeu (BCE) desta semana, em meio a receios de que um aperto monetário muito agressivo nos países desenvolvidos leve a saídas de capital de ativos arriscados, como moedas de países emergentes.

Na véspera, a moeda norte-americana à vista fechou em alta de 0,38%, a 4,7959 reais na venda.

(Edição de Camila Moreira)

Últimos comentários

A carga tributária não será reduzida. Apenas vai mudar de lugar. Alguém pagará mais para que outros paguem menos. Simples assim.
Qual foi o imposto que aumentou, irmão? Para ter aumento de carga, tem que aumentar algum imposto. Estamos vendo o Gov Federal remanejando imposto já arrecadado.
Acabou de cortar 8 bi de Saude e Educação. Vai gastar 40 bi para comprar voto em ano eleitoral? Sem contar que estes 40 bi são jogados no lixo e ano que vem pagamos a conta em dobro. Repete a dose do que a foi feito pela Dilma em 2014. Qualquer idiota sabe o resultado. BOZO = LULA =LADRÃO POPULISTA.
Só no Brasil se incomodam com redução de impostos.
O burrinho não entendeu nada. . kkkkkkk kkkkkkk
Trouxa é quem acredita na manipulação da Bolsa pelos Fundos Internacionais. Quando colocarem o candidato dos Banqueiros no poder eles param de brincar.
Acreditar nos valores manipulados do índice, quero dizer.
Não importa se petróleo é cotado em dolar, milho em dolar, carne em dolar, aço em dolar, soja em dolar, eletronicos em dolar, ... O que vale é fazer populismo, quebrar o pais e jogar a culpa nos outros. Pedala tudo para 2023, depois da eleição!!!!
Esta tudo sob controle, Jegues falou que dolar alto é bom para o Brasil. Foi ótimo para a offshore da politicalha corrupta.
Nunca vi reclamação sobre redução de imposto...só no Brasil...
E reclamação de inflação, dólar alto, desemprego. Ouviu? kkkkkk kkkkkkk
Esse maldito "mercado financeiro", é manipulação politica Pura! Nenhum pais precisa dessa maldição!
ai aí vai dizer que o mercado é esquerdista? kkkkkk kkkkkkk
Juliana, O mercado financeiro é canhoto sim. A Revolução Bolchevique foi financiada por Wallstreet. Quem não acredita, pode pesquisar.
A maior crise que o país sofreu foi ter passado pelas mãos do PT e não sucumbiu, agora a economia está "despiorando" a cada dia: Redução da taxa de desemprego, aumento das arrecadações... É só o começo...
Bozonazi conseguiu ser pior, mas se repetir "pt isso, pt aquilo ... diminui seu desespero. .. continue repetindo kkkkkkk kkkkkkk
EU VIVI PRA VER GENTE RECLAMANDO DE REDUÇÃO DE IMPOSTO.. 🤣🤣🤣
Viveu pra ver a hiperinflacao voltar tbm kkkkkkk kkkkkkk
Poderia me explicar o processo de hiperinflação e as causas atuais deste que foi identificado por você? Agradeço a ajuda.
Dólar alto , com baixa concorrência de produtos importados( em funcao da moeda)... Redução de produção, com injeções extremas de dinheiro na economia sem aumento de produtividade(bolsa eleição, ampliação de margem consignado, antecipação FGTS), algo básico de qualquer curso de economia... aumentar a disponibilidade de moeda em circulação sem melhorar/aumentar a produção...
Medida imbecil , jogou o fiscal no lixo , dólar voltando a 5 e novo aumento da Petrobrás daqui a pouco kkkk
Que mané fiscal, vc curte ser escravo do sistema mas outras pessoas nao querem pq tem inteligencia seu burrao!
O escravo do bozonazi Nelson, criticando o sistema é hilariante kkkkkkk kkkkkkk
A coisa no Brasil está tão estranha, que estou vendo o mercado arrancando a calcinha pela cabeça pela redução dos impostos!! Seria sensato se fosse por aumento, mais por redução?!
bolsonaro ta certissimo, afinal se a oposicao ganhar, vai acabar com tudo mesmo...
Tem que zerar o ICMS do Diesel, GLP e Luz Residencial e aí é correr para a Galera.
Isso aí!!! Brasil não vai ser uma Venezuela com o Bozo, mas vai ser uma Turquia kkkk 🤡
Tacada de mestre! 🤦 kkkkkkk
Ta pior q a Dilma!
Que legal... governo baixa na marra o preço da gasolina, o mercado joga o dólar pra cima e a Petrobrás reajusta o preço pra manter a paridade. Governo Bozo, como sempre, ineficaz! É uma grande palhaçada 🤡
óia mesmo porque tecnicamente 112.000 é resistência...junta tudo no saco...daqui 3 dias os tubas vão puxar...
óia sem desespero...pura especulação...os tubas vão derrubar o mercado eles tem dindin...normal...
ESSE DESGOVERNO FRACASSADO DO BOZO ESTÁ TOTALMENTE PERDIDO.
Dilma mandou um alô! Quer brincar com dinheiro publico e a conta fica pra depois das eleições. Que estrume de governo nós temos!
O Brasil é a bola da vez por ser um país de commodities e, irá surfar bem nesta crise mundial.
ira surfar? Meu amigo, essa onda ja dura 3 anos e até agora nada de surfar... Ta pior q a Dilma!
só analisa todos os gastos que o governo teve nessa pandemia,pessoas ficando em casa,empresas com redução de ganhos e mesmo assim a economia está melhor que muitos países que são economicamente mais estáveis que o Brasil.o governo pode não estar nota 10 mas está muito melhor que o governo de anos atrás que não tiveram que lidar com pandemia.
30% de desvalorização da moeda desde que o miliciano assumiu. Alta na veia das commodities. Mas, para os vagabundos politicos, sempre será mais fácil jogar a culpa na GROBO e na ROITIS. Ainda mais quando os vagabundos possuem uma horda de idiotas defendendo quem esta roubando o seu pais e sua familia.
claro.. pois os outros países emergentes tiveram situação diferente .. nada a ver com um tal de covid.. a culpa é do bozo.. kkk ridículo
O militante não cansa. So pode ser pago para defender bandido. Com um pouco de boa vontade vc saberá que o Real foi seguidamente uma das piores moedas do MUNDO. Lembra das bravatas do Jegues? Dolar alto é bom para o Brasil/ Dolar alto e Juro baixo / Domesticas indo muito para Disney, ... Esta ai a consequencia.
temor fiscal mas e a bolsa...nao era pra estar -5%
E nada do BC atuar para impedir essa oscilação excessiva. Câmbio completamente a deriva...
Tacada de mestre do Presidente Jair Bolsonaro!!! A medida abaixa o preço dos combustíveis e da inflação através da redução dos impostos federais e da fixação dos estaduais; mantém o PPI evitando ações indenizatórias dos investidores internacionais contra a Petrobras e, acima de tudo, impulsiona a nossa economia num ciclo virtuoso de crescimento, pois o Estado vai ficando cada vez mais leve para a população. É o governo federal comprometido em transferir renda para o povo através do aumento do poder aquisitivo. Agora estaremos de olho aos autores que irão fazer oposição às medidas de redução de impostos, para medir o grau de seu comprometimento com a população.
Já leu até qdo irá esse projeto?
E arromba as contas, deixando tudo explodir depois das eleições. Tacada de Jegue safado!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.