Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

É Hora de Vender Itaú?

Publicado 11.02.2020, 12:09
Atualizado 09.07.2023, 07:32

O banco entregou um belo resultado para o 4T19, mas o mercado não está muito otimista para 2020. O sonho acabou?

Os renegados

Nos últimos meses, as ações dos grandes bancos brasileiros não acompanharam o movimento generalizado de alta observado no Ibovespa.

O mercado não está muito otimista com seus resultados em 2020. Espera-se que o lucro dos quatro grandes bancos cresça, em geral, menos de 5 por cento neste ano.

O aumento da alíquota de CSLL de 15 para 20 por cento, os juros mais baixos e o aumento da competição (fintechs) são os principais fatores que preocupam analistas e investidores em geral.

Fonte: Bloomberg

IBOV (Branco), ITUB4 (Verde), SANB11 (Rosa), BBDC4 (Vermelho) e BBAS3 (Laranja).

Mas após o Santander (SA:SANB11) (:{18775|SANB11}}) dar início à divulgação de bons resultados do segmento no fim de janeiro, com lucros crescendo +9 por cento, o mercado parece ter se lembrado do quão resiliente e rentável é o negócio bancário.

Na semana seguinte, o Bradesco (BBDC4) apresentou um crescimento de +14 por cento em seu lucro no 4T19 e, ontem, foi a vez do Itaú (ITUB4) apresentar um crescimento de lucro de +13 por cento no trimestre.

Com a alta dos “bancões” (e da Petrobras, PETR4), o pânico generalizado do pregão de ontem foi amenizado e o IBOV caiu apenas -1,05 por cento - mesmo assim, descolando-se das altas observadas nas bolsas ao redor do globo.

4T19 de vacas gordas

Em seu recém-divulgado resultado, o retorno sobre o patrimônio (ROE) do Itaú alcançou enormes 23,7 por cento.

O crescimento do PIB abaixo do esperado não foi o suficiente para impedir o aumento de +13 por cento no lucro líquido recorrente do banco em 2019.

Tal resultado veio de um maior volume de crédito concedido (+11 por cento), com melhor mix de produtos (produtos financeiros mais rentáveis) e maior margem financeira com clientes; de uma maior receita com serviços; e de despesas sob controle — com crescimento abaixo da inflação.

Na carteira de crédito, os grandes destaques foram as altas de +14 por cento em Pessoas Físicas e de +27 por cento nas Pequenas e Médias Empresas. Mas a continuidade do crescimento nas operações de crédito com Grandes Empresas também mostrou que a tendência de queda no segmento parece ter sido finalmente superada.

O fato de o banco tem conseguido crescer sua carteira de crédito no varejo sem aumentar sua despesa com PDD e sem perder o controle da inadimplência também indica um grande nível de disciplina na concessão de crédito.

Já a receita com serviços e seguros apresentou uma alta de +6 por cento no ano, mesmo com a forte queda da receita com adquirência (-21 por cento) — dada a nova realidade do mercado de pagamentos no Brasil.

Os destaques positivos foram a administração de recursos (+25 por cento) e receita com assessoria financeira (investment banking) e corretagem, que cresceu +79 por cento.

Por fim, o mais importante: para competir com as fintechs, o Itaú precisa ficar mais leve, reduzir custos.

E mostrou um excelente trabalho no controle de despesas, com destaque para as despesas administrativas (que cresceram apenas +0,7 por cento), que aumentaram ainda mais a eficiência do banco e permitiram que se aproximasse novamente dos níveis de ROE mais altos que já obteve.

2020 de vacas magras?

E o banco está confiante com a retomada econômica neste ano.

Sim, o ano passado foi muito bom para o Itaú, mas o que o mercado realmente quer saber é: como será 2020?

Sua projeção de crescimento do PIB é 2,2 por cento, com expectativa da maior criação de empregos formais em um ano desde 2013.

A inflação baixa mantém espaço para juros baixos e aceleração do crescimento, impulsionado principalmente pelo consumo e investimentos.

Juntamente com os resultados de 2019, o banco apresentou suas projeções:

Projeções 2020. Fonte: Itaú

Se por um lado existe uma pressão na receita por conta da maior competição, o banco tem como uma de suas principais armas o corte de custos para se adaptar à nova realidade.

Em 2019, a busca por eficiência e a maior demanda por atendimento via canais digitais levaram à redução anual de -10,5 por cento das agências físicas no Brasil. Além disto, o quadro de colaboradores foi reduzido em -5,4 por cento.

Com a melhora na economia, vem também uma expansão da carteira de crédito do banco e, consequentemente, das receitas. Mas os braços mais modernos como a XP ou o iti também mostram que o banco não está assistindo à chegada das fintechs de braços cruzados.

E, comparando as projeções de 2020 com as de 2019, o banco manteve a expectativa de expansão na carteira de crédito, mas com margem financeira (spread) subindo bem menos e com custo do crédito mais elevado (inadimplência).

O Itaú elevou bem a expansão de serviços e seguros e reduziu bem sua expectativa com despesas administrativas (não decorrentes de juros).

Um bom resumo é: o banco vai voltar a ganhar mais dinheiro com serviços e seguros e menos com empréstimos – o que é ótimo. Serviços possuem rentabilidade (ROE) muito maior e menor sensibilidade ao PIB.

O fato é que o Itaú tem se mostrado um banco cada vez mais digital, mais eficiente e atento a toda evolução no mercado bancário brasileiro. O Itaú, definitivamente, não será pego de surpresa.

Se ele vai vencer a corrida para encontrar a inovação antes que os novos entrantes encontrem a escala, só o tempo dirá.

Mas…

É tudo uma questão de preço

Enquanto o mercado nos permitir pagar apenas 12x lucros e 2x seu patrimônio líquido, não temos motivos para retirar ITSA4 (holding controladora de Itaú. Itaúsa é Itaú mais barato. Itaúsa é a mesma coisa que Itaú) da primeira posição do ranking do Investidor de Valor.

Itaúsa não é a ação que mais subirá em nossa bolsa. Mas, também, não é a que mais cairá. Caso o pior aconteça, o mercado sempre tende fugir para onde se sente seguro, e o Itaú, com todo seu excepcional histórico de entrega, certamente é um destes destinos.

Atualmente, as empresas em nossa bolsa negociam em média a 18x lucros e entregam um ROE de 11 por cento.

O Itaú, a 12x lucros e com ROE de 23,7 por cento, é barata demais pela capacidade de geração de lucros que tem.

Com rentabilidade elevada e preço baixíssimo, Itaúsa aguenta muito desaforo.

Estamos atentos à entrada de novos bancos digitais, mas o Itaú é o banco que está melhor preparado para a competição – sua capacidade de segurar custos e se reinventar é prova da capacidade de gestão do banco.

Durma tranquilo. Seja feliz. Compre ITSA4.

Últimos comentários

kkkk... ação é time de futebol ?  é isso?  o pessoal agora tem ação e vira torcedor, caro, barato, inflado... isso quem importa é só o Buffet e o Graham,  aqui o negócio é torcer, é isso mesmo? kkkkk. é divertido de ver
engraçado pq Itaú não se vende. devia vir com a opção de desabilitar a venda da ação no hb. Itaú só se compra, é aquela ação pra depois da aposentadoria, especificamente pro testamento, pra ficar de herança pras crianças....
SIM. é hora de vender Itaú (banco ótimo porém tudo precificado, está caro...) e comprar Banco do Brasil (BBAS) que está super descontado perante os pares e reporta resultado robusto e tem upside muitíssimo superior a Itaú e Bradesco, esses últimos já precificados.... convicção absurda no BBAS3
É sim, vende pra mim rsrs
Comprei e vou comprar mais...Dividendos otimos
Kkkkk
concordei contigo. p/l de 12 lucrando 30 bi por ano, fala sério, é barata. cadê o premio por ser a empreasa que mais lucra no país?
Comecou com ITUB.e terminou com ITSA. Ficou confusa essa matéria. São papéis com PL diferentes
Que texto ruim. Repete muita informação e não faz uma análise resumida do contexto do artigo.
Sobre a matéria, faz sentido.. Sobre a autoria do texto, acredito que a autoria seja do Bruce Barbosa, da NORD.
se fosse o Bruce ele iria acabar c o seguinte texto "compre muita itausa".
espero que caia pra comprar mais.
Menos de 1% dasAções do itaú (itub3 ou itub4) são negociadas por dia. O resto fica parado.Hora de vender é praSardinha que sustenta o sistema e nunca fica rico. Rico compra, o resto mede rentabilidade e realiza lucro. Vende o bom praComorar uma aposta. Por isso que na próxima crise voltaremos para os 400 mil cpfs na rendaVariável.
70% das ações do Itaú estão na mão de estrangeiros. Ou seja, o preço delas e das dos outros bancos refletem a expectativa dos estrangeiros com o Brasil. Essa história de que as ações estão travadas por causa de fintechs e regulamentação é papo-furado. Estão travadas, pois o mundo não está confiante no Brasil e elas é que absorvem o impacto. Fintech já existe em país desenvolvido e não acabou com banco nenhum, nenhum estrangeiro cai nessa baboseira. Banco só anda quando o humor do mundo com o Brasil melhora. resumindo, concordo que estão baratas, mas não é pelo motivo que você diz.
porra ate que fim um cara de coragem! esta merda é de especulador, quando esta na alta os executivos compra fudendo o povo Brasileiro. parabéns pela sua atitude. compartilhando sua analise na minha empresa!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.