Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

É Melhor Dividir o Bolo do Que Ficar Sem Nenhum Pedaço

Publicado 03.10.2019, 12:04
Atualizado 09.07.2023, 07:32

São 8h50 da manhã em São Paulo e você espera seu Uber (NYSE:UBER) chegar a qualquer momento, torcendo para que ele tenha habilidades especiais e te teletransporte para a reunião com o cliente mais importante (e pontual) da empresa, às 9h.

Já dentro do carro, o motorista não indica o menor sinal de pressa. Em geral, você até se importa com o ar-condicionado, com a música tocando na rádio e aceita uma água, enquanto “aproveita” o trânsito para ler as notícias do dia e responder alguns e-mails.

Mas não hoje. Sem tempo a perder, lança no colo dele a missão impossível: “Se você transformar esses 15 minutos que o Waze está indicando em 10 minutos, te pago 5 reais a mais, além do valor da corrida”.

No jargão empresarial, podemos afirmar que os interesses estão alinhados. Se você alcançar o resultado positivo de chegar a tempo da reunião, o motorista do Uber (NYSE:UBER) ganha a mais pelo bom serviço prestado.

Se ele não conseguir bater essa meta, paciência. Pelo menos colocou no bolso o valor fixo que já estava combinado desde o início, sem incorrer em nenhuma perda financeira.

Nessa situação, o motorista é o único especialista. Ele conhece todos os caminhos e atalhos possíveis, assim como os trechos de maior congestionamento naquele horário. E sabe que é possível chegar em 10 minutos, mas não sem tomar alguns riscos na direção e no trajeto escolhido.

Será que valeria a pena o esforço por apenas 5 reais a mais se o valor original da corrida fosse de 30 reais? E se ela fosse de 10 reais, a decisão seria outra?

Na maioria das situações como essa, que envolve contratar um serviço especializado, existe assimetria de informação. E, com a assimetria, surge o dilema conhecido nas ciências políticas e econômicas como o problema do principal-agente, quando o contratado (agente) tem mais informações do que quem o contratou (principal) e pode tomar decisões em benefício próprio em detrimento de quem ele representa.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando o conselho de administração de uma empresa, representando seus acionistas, indica um novo e caro presidente para a companhia que, ao se inserir no cotidiano do negócio, obtém mais informações sobre o negócio do que os próprios conselheiros. Com salários astronômicos e a meta de lucro atingida, qual incentivo ele teria para arriscar em projetos mais ousados e gerar mais valor para o acionista?

No universo dos fundos, os maiores especialistas (e detentores da informação) são os gestores, aqueles que tomam todas as decisões de investimento para cuidar melhor do seu dinheiro e decidir como e onde alocar cada real de confiança depositada.

Quanto você pagaria para um especialista desses gerir o seu dinheiro?

Existem dois fatores muito importantes:

1) O que ele faz é replicável, isto é, você consegue seguir exatamente a mesma estratégia do gestor por conta própria? Negociando os mesmos ativos na mesma quantidade e no mesmo momento?

Por exemplo, se a estratégia do fundo é simples e ele investe apenas em Tesouro Selic (LFT), títulos do governo federal com baixíssimo risco, você teria a opção de fazer a mesmíssima coisa por meio do Tesouro Direto. Nesse exemplo de gestão passiva, você deve pagar o mínimo possível para o gestor.

Por outro lado, muitos fundos se propõem a “bater o mercado”, ou seja, acertar a hora certa ao comprar e vender determinados ativos, às vezes em diferentes mercados e regiões do mundo. Esses gestores precisam remunerar toda a estrutura física, as pessoas e a tecnologia que geram a inteligência do negócio. Qual é a chance de a pessoa física contar com uma estrutura parruda como essa para replicar as mesmas estratégias do fundo? Nesses casos, nada mais justo do que remunerar adequadamente essa gestão ativa.

2) Quem fica com o maior pedaço do bolo quando o gestor gera retornos acima do objetivo do fundo? Você ou ele?

Voltando ao exemplo do início, aquela gorjeta de 5 reais para o motorista do Uber (NYSE:UBER) pode não valer o esforço se o valor inicial da corrida era de 30 reais. Para que correr mais riscos no trânsito de São Paulo para ganhar apenas 5 reais a mais?

Da mesma maneira, se uma estratégia tem um desempenho de 2% acima do CDI após um ano e esse fundo cobra uma taxa de administração de 2% ao ano (muito comum no Brasil), o gestor fica com o bolo inteiro só para ele e o investidor recebe apenas o equivalente ao CDI, após o desconto da taxa.

Para evitar que o gestor fique tomando água de coco no sul da Bahia enquanto ganha 2% ao ano de taxa de administração sem tomar muito risco, é muito comum que os melhores fundos do mercado também cobrem uma taxa de performance, um bônus adicional para o gestor que depende do quanto ele exceder o objetivo do fundo. É como se o motorista do Uber (NYSE:UBER) ganhasse 1 real, por exemplo, por cada minuto economizado.

“Com mais custos, não sou eu que vai acabar pagando essa viagem para a Bahia?”

Pelo contrário, a taxa de performance pode ter o efeito de cancelar essa viagem e fazer com que o gestor fique no escritório para obter retornos maiores para você, investidor, já que ele ficará com uma parte disso também.

Então a estrutura ideal seria o modelo de um corretor imobiliário, com uma remuneração fixa mínima e quase tudo vindo de suas vendas, zero de taxa de administração no fundo e o máximo de taxa de performance?

Provavelmente não também. Se toda a remuneração do motorista do Uber (NYSE:UBER) fosse variável, como ele se viraria para pagar as contas do mês em casa? Como ficaria a sua saúde emocional e a capacidade de tomar boas decisões sob estresse?

No caso do gestor que teria de conviver apenas com taxas de performance, é a mesma coisa. O incentivo seria para ele tomar um risco muito maior do que o combinado, já que não tem nada a perder nessa relação assimétrica: afinal, você divide os ganhos com ele, não as perdas.

Nem Yin, conceito do taoísmo que representa a passividade, nem Yang, o princípio da atividade. O mundo ideal precisa da melhor combinação dos dois: o equilíbrio entre a remuneração fixa e a variável para o gestor do seu fundo.

Com as taxas básicas de juros no Brasil caminhando invariavelmente para níveis abaixo de 5% ao ano, nossa responsabilidade aumenta de maneira inversamente proporcional para sermos ainda mais inflexíveis com taxas elevadas na gestão passiva e com estruturas de incentivo desalinhadas na gestão ativa.

Últimos comentários

A visão do Miranda para mercado financeiro é bem interessante. Mas me incomodou muito ver ele revoltado com decisões politicas, quando o fim do abono salarial foi rejeitado no Senado. Chega a ser nojento a sanha de quem opera o mercado na redução de gastos para uma solução "fiscal" brasileira. Esquecendo que seres humanos não podem esperar a retomada da econômica para conduzir suas vidas com dignidade. 23% das famílias "sobrevivem" com 2 salários e para fechar o mês ainda precisam de ajuda e doações. Essa visão focada em números não é só do Felipe Miranda, mas de todos os representantes do mercado. Chega a ser patológico a obsseção deles sobre as planilhas esquecendo do lado humano. Triste.
meus parabéns Felipe, muito elucidativo!
Muito bem explicado!Obrigado!
Excelente paralelo!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.