Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Renda Fixa com +10,66% ao Mês. É Isso Mesmo! Mas Não Seria Renda Variável?

Publicado 15.11.2018, 10:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Recorde de rentabilidade mensal na Renda Fixa!

+10,66% ↑ É isso mesmo! Não é renda Variável, é Renda Fixa.

O índice IMA-B 5+ da Anbima apresentou uma rentabilidade histórica no mês de outubro de 2018. A maior dos últimos 12 anos:

Histórico do IMA-B 5+
O IMA-B 5+ é uma carteira composta por NTN-Bs (Tesouro IPCA) com prazo para o vencimento igual ou superior a cinco anos. São títulos de longo prazo. A carteira de out/2018 é composta por papéis de ago/2024 a mai/2055 e possui uma Duration de 3.013 dias úteis.

Existem vários fundos referenciados à carteira do IMA-B 5+, geralmente adquiridos por investidores institucionais, principalmente Fundos de Pensão e Previdência, e por clientes com maior apetite a risco, investidor arrojado.

Observando o IMA-B 5+, podemos perceber muito bem a visão do investidor em relação ao risco. Então, este forte fechamento das taxas das NTN-Bs longas, indica a melhora na percepção dos investidores em relação ao mercado. Na tabela abaixo, pode-se verificar que superou inclusive a rentabilidade do Ibovespa em outubro/2018: 10,19% contra 10,66%.

Em breve, irei escrever um E-book sobre os índices Anbima, pois são muito importantes para o mercado de Renda Fixa, muito embora pouco compreendidos pelos investidores em geral.

Neste momento, só queria fazer o registro desta rentabilidade histórica.
LEMBRE-SE:

  • Rentabilidade passada não garante nada no futuro!
  • Rentabilidade e Risco andam de mãos dadas! As NTN-Bs de longa duração tem volatilidade comparáveis a títulos de Renda Variável e Derivativos, por isso estude bastante sobre o ativo!


Abaixo, uma tabela com rentabilidades mensais dos IMA-Bs, CDI, Ibovespa e Dólar.

Observem o comportamento dos IMA-Bs e compare-os com os outros ativos!

Jefferson Figueiredo – CGA® - Acompanhe minhas Análises Semanais, sempre às terças.

Comparação de índices

Últimos comentários

Os titulos com marcação a mercado proporcional uma rentabilidade bem interessante com baixo risco.. . Por exemplo, temos os td ipca de longa duração, comprando em taxas altas e vendendo quando a taxa se ajustar a uma melhora de expectativa no cenário. Garantia de venda com um excelente lucro com baixo risco. . . Na pior das hipoteses se a taxa não abaixar, voce fica com uma excelente rentabilidade acima do ipca
Olá Anderson. . Não acho que os Tesouro IPCA sejam ativos de baixo risco. Em geral, os ofertados tem duration longa e são bem voláteis. O IPCA principal tem vol semelhante a do Ibovespa.. . Agradeço seu comentário!
Fala Jefferson, bom dia.. Eu entendo risco, como sendo a falta de pleno conhecimento sobre determinado ativo. A marcação a mercado pode ser considerada alto risco pra quem comprou esse título, mas com um objetivo de curto prazo por exemplo. Vai precisar sacar a grana e corre o 'risco' de resgatar um valor menor.. . Tanto que essa volatilidade é responsável pelos maiores retornos quando se opera da maneira que falei acima. Escolhendo um título com duration longo e a uma taxa alta, vendendo na reversão da taxa.. . abs e bons investimentos
sensacional
sensacional
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.