6 ações com potencial de gerar retorno através da valorização em 2023

 | 09.03.2023 19:28

Em minha última análise foi introduzido o conceito teórico de um portfólio assim como a metodologia utilizada em sua estruturação para uma aplicação específica de acordo com as características dos ativos que o integram podem apresentar. Foram selecionadas 5 ações que fazem parte na composição da carteira APR - Asset Profits Return, um portfólio de rentabilidade montado com o objetivo gerar retorno acima da média através do pagamento de proventos.

Nesta análise o objetivo é apresentar algumas ações que fazem parte de outro modelo de carteira chamada AVR – Assets Value Return, um portfólio de valorização caracterizado por conter ações subvalorizadas de empresas com potencial de crescimento significativo. A estratégica de investimento que esta carteira proporciona consiste em comprar ações descontadas, quando seu valor de mercado é inferior ao seu preço justo, e vender após o aumento do preço atingir um valor estimado para obter retorno com a valorização.

Antes de mostrar as ações com maior potencial de valorização é importante explicar a metodologia que foi utilizada para chegar até elas. Assim como foi feito para estruturar o portfólio APR, descrito na análise anterior é aplicado o método de análise por múltiplos, inicialmente comparando ações do mesmo setor a partir da combinação de múltiplos específicos que serão descritos posteriormente. O SMLL(índice Small Cap) foi utilizado como parâmetro de referência para determinar quais ações possuem potencial de valorização com base nos valores de seus múltiplos. O índice é responsável por avaliar o comportamento das 126 ações de menor capitalização e volume listadas na bolsa medindo o desempenho médio das cotações das empresas com menor valor de mercado, atualmente distribuídas em 9 setores diferentes.

Small caps é um termo usado no mercado financeiro para se referir a empresas com capitalização de mercado relativamente baixa. Como ações small caps possuem potencial de gerar retornos significativos para os investidores, pois as empresas menores geralmente têm mais espaço para crescer do que grandes empresas já consolidadas.

Deste modo foi comparado os múltiplos de 60 ações dos 9 setores dentro do SMLL. Após comparar os resultados as ações que apresentaram melhor desempenho no seu setor foram sendo descartadas as que apresentaram valores superiores aos dos múltiplos do SMLL sobrando no final as 10 melhores ações que formaram a carteira AVR. A razão disso se deve ao fato de que os múltiplos utilizados são indicadores de valuation, isso significa que quanto menor forem os valores, melhor é o resultado diferente dos múltiplos que são indicadores de rentabilidade que quanto mais elevados eles forem melhor.

As 6 ações presentes nesta analise fazem parte da carteira AVR contendo 10 ações no total.

Empresas - Ações: 6/h2

A. Qualicorp - (BVMF:QUAL3);

B. Tupy S.A - (BVMF:TUPY3);

C. Camil - (BVMF:CAML3);

D. Vulcabras - (BVMF:VULC3);

E. Gerdau (BVMF:GGBR4) Metalúrgica - (BVMF:GOAU4);

F. Multilaser - (BVMF:MLAS3);

6 setores / 6 segmentos/h2

A. Saúde / Serviços Hospitalares;

B. Bens industriais / Material Rodoviário;

C. Consumo não-cíclico / Alimentos;

D. Consumo cíclico / Calçados;

E. Materiais básicos / Siderurgia;

F. Tecnologia / Computadores;

Múltiplos de valuation: 6/h2

1. PJ

2. P/L

3. P/VP

4. P/Ativo

5. P/Ebit

6. Market Cap.

A tabela abaixo mostra o resultado das 6 ações que apresentaram os melhores múltiplos. Ao observar os valores podemos constatar que praticamente todas as ações apresentaram múltiplos com valores inferiores aos do SMLL (índice de referência). Importante ressaltar que não é uma tabela de comparação, pois são ações de diferentes setores. O objetivo é avaliar o valuation delas em relação ao índice de referência.