Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

6 Questões Devem Aumentar a Volatilidade e as Incertezas no Mercado de Petróleo

Publicado 09.07.2020, 08:32
Atualizado 09.07.2023, 07:31

Artigo publicado originalmente em inglês no dia 09/07/2020

Ainda há muitas incertezas nos mercados de petróleo à medida que o mundo se recupera da pandemia de coronavírus. Ainda não está claro como ocorrerá a recuperação da demanda ou quando ela será plenamente restaurada.

A produção mostra sinais de que crescerá no futuro próximo, e são poucas as forças de contenção. Questões envolvendo refinarias e oleodutos, principalmente nos EUA, aumentam ainda mais as incertezas.

WTI Futuros Diário

Apresentamos a seguir seis questões que estão pressionando o petróleo em uma direção ou outra:

1. Crescimento da demanda mundial desaponta

A Administração de Informações Energéticas dos EUA estima que a demanda petrolífera mundial teve um crescimento de 10 milhões de barris por dia (bpd) entre abril e junho, à medida que as ordens de distanciamento social eram arrefecidas. Isso pode parecer positivo, mas, se considerarmos que a demanda mundial despencou cerca de 30 milhões de bpd, esse ganho não é monumental, principalmente porque a maioria das jurisdições internacionais já retomou sua atividade econômica.

Isso tem ocorrido apesar das evidências contrárias à teoria de que a demanda petrolífera se recuperaria rapidamente após o fim das restrições econômicas impostas pelos governos. Os lockdowns ainda não foram totalmente removidos em diversas partes do mundo, mas as restrições já foram bastante relaxadas.

O medo continua dominando o comportamento dos consumidores, e a recessão causada pelos confinamentos segue reverberando pela economia global.

2. Fraco consumo de gasolina nos EUA

Nos Estados Unidos, maior consumidor mundial de petróleo, a demanda de gasolina mostrou inicialmente fortes sinais de recuperação quando os estados começaram a relaxar as medidas de distanciamento social. Os estoques do combustível caíram após que as economias iniciaram a reabertura. Esses ganhos, no entanto, parecem estar desaparecendo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O consumo sazonal de gasolina nos EUA está atualmente na mínima de 20 anos, e os dados preliminares do site GasBuddy para o fim de semana de 4 de julho – período geralmente marcado pelo alto consumo de gasolina no país – não são nada promissores.

3. Refinarias dos EUA não estão operando em plena capacidade

As refinarias dos EUA continuam operando com cerca de 77% da sua capacidade. Embora esse nível de atividade seja maior do que o do mês passado, ainda é menor que o de costume nesta época do verão americano.

Em julho, a maioria das refinarias operava em sua capacidade máxima para atender à demanda de gasolina. À medida que avançamos para o outono, as refinarias reduzem sua operação ou fecham temporariamente para manutenção. Mas esse processo também deve sofrer interrupções ou atrasos, já que a Marathon Petroleum (NYSE:MPC) anunciou que irá atrasar a manutenção programada em sua refinaria de St. Paul, Minnesota. Trata-se de uma refinaria capaz de processar 102.000 bpd, mas está atualmente operando com taxas reduzidas devido à demanda menor de produtos petrolíferos.

Se as refinarias não fizerem a manutenção, produzirão acabarão produzindo demais, superando a capacidade de absorção do mercado. Isso aumentaria ainda mais os estoques de diesel, gasolina, etc.

4. Retomada da produção de petróleo nos EUA ainda não começou

Nos últimos meses, a produção petrolífera nos Estados Unidos sofreu um significativo declínio em razão dos preços menores do petróleo e da queda no consumo provocada pela pandemia mundial.

A expectativa da EIA é que a produção de petróleo no país atinja a mínima de 10,907 milhões de bpd em julho, após o que a produção deve começar a aumentar. Isso pode acabar se tornando um problema se as exportações de óleo bruto dos EUA não aumentarem.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A capacidade de armazenamento já está perto dos níveis mais altos já registrados e, como a utilização das refinarias está menor do que o normal para esta época do ano, não há o que fazer com o óleo a não ser exportá-lo.

5. Produção da Opep cai para os níveis da década de 1990, mas deve subir

De acordo com a pesquisa de produção da Opep em junho, feita pela S&P Platts, a produção geral do cartel caiu para 22,31 milhões de bpd. Mesmo que alguns produtores do grupo não tenham se comprometido plenamente com suas promessas de cortes, a Arábia Saudita ajudou a compensar essa falta de adesão baixando sua produção em mais 910.000 bpd em junho. A extração na Rússia caiu para 8,5 milhões de bpd.

A expectativa é que a produção da Opep cresça em julho, pois a Arábia Saudita pretende elevar a extração para atingir sua cota de 8,49 milhões de bpd. É possível prever ainda que a Opep+ prosseguirá com seu plano de elevar a produção em 2 milhões de bpd em agosto, na esperança de que tal aumento seja compensado, em parte, pelos cortes dos países membros que não respeitaram seu compromisso de corte.

Trata-se de um posicionamento otimista da Opep+. Se a aliança registrar um aumento líquido de extração em agosto, é muito provável que os estoques mundiais subam. Tudo indica que a demanda ainda não esteja preparada para absorver mais petróleo no mercado durante a segunda metade do verão.

6. Decisão judicial pode restringir a produção de petróleo em Bakken

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Um juiz da corte distrital de Columbia determinou nesta semana que a Dakota Access Pipeline, controlada pela Energy Transfer (NYSE:ET), interrompa suas operações e esvazie seus dutos de petróleo até 5 de agosto. Esse pode ser um grande revés para a indústria petrolífera da região de Bakken, pois o oleoduto transporta 557.000 de barris diários de petróleo de Dakota do Norte a Illinois.

O caso, entretanto, não está encerrado, e a decisão provavelmente não será a palavra final sobre a questão. De fato, a Energy Transfer continua aceitando pedidos de transporte pelo oleoduto, pois acredita que o juiz não tem autoridade para ordenar que a companhia interrompa suas operações.

A empresa pretende recorrer da decisão à Suprema Corte, se necessário. Enquanto isso, os produtores estão se preparando para transportar petróleo em vagões de trem se o oleoduto for fechado. A logística necessária para mudar o meio de transporte para o ferroviário pode reduzir o ritmo da produção petrolífera se, de fato, o fechamento do oleoduto se concretizar.

Últimos comentários

Como sempre, excelente análise. Sou fã.
Bom dia querida! Sim eu penso que devemos esperar um pouco até o momento certo para investir.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.