Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

O Ibovespa Está Eufórico?

Publicado 13.01.2021, 11:19
Atualizado 28.11.2023, 14:48

Esta é a pergunta de um bilhão de reais e 10 entre 10 investidores devem estar se perguntando isso, após uma escalada de alta iniciada desde o final do ano passado e do rompimento das máximas históricas do Ibovespa.

A pergunta faz ainda mais sentido se pensarmos que a máxima histórica veio em meio a uma pandemia longe de estar controlada – sequer começamos a vacinar as pessoas aqui no Brasil - e de um recorde de quase 1 trilhão de reais gastos para auxiliar os mais pobres em 2020.

Sabemos que teremos que pagar esta conta.

A verdade é que mesmo com todos os poréms as bolas, não só a do Brasil, estão refletindo os juros historicamente baixos, que desperta no investidor a famosa TINA (There Is No Alternative).

Com juros reais negativos, o investidor vai para o risco, e com isso sobem não só as cotações das ações, mas das criptomoedas por exemplo, está aí o bitcoin em um rali surpreendente, que não me deixa mentir.

Enquanto os juros no mundo ficarem pressionados, provavelmente veremos bolsas em alta.

O fiel da balança é a inflação, será que ela virá e vai acabar com a festa?

O destaque mesmo foi a queda no dólar, que caiu mais de 3% para R$5,32 e com isso ajudou um pouco na queda dos juros principalmente nos contratos longos, isso mesmo com a surpresa do IPCA de dezembro que veio acima do esperado pelos economistas.

O IPCA de dezembro recém divulgado mostrou uma inflação acima da expectativa, em 1,35% de alta no mês. A variação de dezembro foi a maior para um mês desde fevereiro de 2003.

Com este número, a inflação medida pelo IPCA fechou 2020 com alta de 4,52% no acumulado do ano (as projeções eram de 4,38% de alta), a maior medição desde 2016.

Portanto a inflação não está tão comportada assim, mas a verdade é que, com os casos de coronavírus em alta no – no mundo e no Brasil - e sem uma grande certeza sobre a rapidez da nossa vacinação e da recuperação econômica a percepção é de que este resultado do IPCA, não altera muito o cenário e juros reais baixos por aqui.

Juros reais tão baixos devem continuar influenciando a busca por maiores retornos em mercados de risco.

É o famoso financial deepening, que deve continuar. Ou seja: a sofisticação da carteira de investimentos da pessoa física, antes tão acostumada com os juros altíssimos aqui no Brasil.

Com relação à bolsa, como sempre, há ativos que estão embalados pela euforia, com múltiplos injustificáveis mesmo com todo o crescimento imputado nos meus modelos, mas há uma porção deles que ainda tem muito potencial para andar.

Na euforia, no entanto, tome cuidado, se algo parece muito estranho para você, provavelmente é estranho mesmo, e dessa vez não vai ser diferente. Nunca é.

Últimos comentários

vim do futuro pra escrever que hoje dia 26 jan 21 a euforia acabou.. kkkkkk
CRISTIANE FENSTERSEIFER, VAMOS AOS 150K!!!
Levar a bolsa a 125k é fácil.Difícil é segurar ela neste patamar.
Hora de fazer caixa e urgente.
Uma hora essa bolha especulativa vai estourar...
Todo o cuidado é pouco.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.