Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

A Bovespa Está Cara?

Publicado 02.01.2020, 14:01
Atualizado 09.07.2023, 07:32

O ano de 2019 foi um ótimo período para a bolsa de valores brasileira. Até o momento em que escrevo este artigo (18/12), o Ibovespa subiu 29,6% no ano. Espero que você tenha feito boas decisões de investimentos e continue fazendo ao longo dos próximos anos da sua vida. Mas o que a bolsa em uma máxima histórica significa? Ela está cara?

Para responder essa perguntei chamei o partner da Set Investimentos, Leonardo Abboud, que preparou uma ótima apresentação para analisarmos o cenário e tirarmos nossas próprias conclusões.

O vídeo “A Bovespa está cara? Veja a resposta completa, com Leonardo Abboud” foi postado no meu canal no dia 29/11. No entanto, acredito ser importante ressaltarmos esse tema importante.

O primeiro gráfico da apresentação é a relação entre o retorno histórico do Ibovespa, dolarizado, com o EEM (NYSE:EEM), um índice de mercados emergentes, também dolarizado. Como é possível ver, existe uma correlação forte entre ambos.

caption

Ao compará-lo com retorno deste ano, podemos ver que ambas performaram bem, com o Ibovespa ligeiramente melhor.

caption

Ao analisarmos o indicador Preço/Lucro da bolsa, podemos ver que ele se encontra acima da média histórica de 10,5x – 11x. Atualmente, a bolsa negocia a cerca de 13x o lucro das empresas.

Situação que, na minha opinião, é natural. No cenário de baixas taxas de juros em que o Brasil vive, o custo de oportunidade caiu a níveis nunca vistos. Além disso, há um otimismo em relação à uma retomada econômica, principalmente por conta do andamento das reformas.

Isso significa que muitas pessoas terão de migrar seus investimentos de renda fixa para renda variável caso desejem aumentar os seus retornos. Por muitos anos, o CDI pagou mais do que o Ibovespa, algo que claramente não é natural e sustentável. Conseguia-se mais retorno com menos risco.

No entanto, o que preocupa Abboud é o gráfico abaixo, que replica uma carteira teórica do índice Bovespa com a mesma quantidade de dinheiro investido em suas 68 ações. Como sabemos, o IBOV é um índice com pesos, o que significa que as grandes empresas da nossa bolsa, como Petrobras (SA:PETR4), Vale (SA:VALE3) e Itaú (SA:ITUB4), representam a maior parte do índice.

caption

Sendo assim, caso tivéssemos investido 1/68 de nosso montante em cada uma das empresas que compõem o principal índice de ações do mercado brasileiro, dividindo os recursos igualmente, teríamos tido um retorno de cerca de 40%. Muito acima dos atuais cerca de 30% do Ibovespa. Isso significa que as grandes empresas do índice puxaram a valorização para baixo, e as pequenas, em maior número, para cima.

Infelizmente, não posso abordar todos os aspectos do vídeo neste artigo, mas convido você para assisti-lo por completo. Eu e Abboud ainda analisamos o breakdown dos setores e comparamos com os pares americanos.

Mas qual a nossa conclusão sobre isso tudo? Pensamos que o Ibovespa em si não está caro, mas alguns setores sim. Eu, particularmente, sempre aportei e continuarei aportando todos os meses nas oportunidades mais atrativas do momento. Sugiro que faça o mesmo.

Últimos comentários

ou melhor: significa nada. absolutamente nada.
O ibovespa não significa nada. absolutamente nada.
Sempre vão dizer que está barata, é o paga pão deles
O Ibovespa não esta caro, ao contrário disso ele é uma grande oportunidade de investimento. O fato de ter batido recordes históricos deixa os pequenos investidores com receio de uma forte queda, e muitos acabam não investindo e perdendo a oportunidade. Eu acredito que não vale a pena fazer day trade, e sim investir com estratégia, comprando um pouco agora e ir comprando de pouco em pouco de acordo com o capital disponível de cada um quando o IBOV fizer as correções, que é natural, afinal nenhuma queda é para sempre, e a tendência é subir.
Sim...E as oportunidades mais atrativas do momento?????!!!!
Quer os números da mega sena também? =)
Parabéns pelo artigo. Muito bem colocado. Pessoalmente, acredito que haverá uma correção em breve (qualquer susto  ou um ato de Trump irá catalisar essa realização). Entretanto, após essa realização, que pode ser expressiva, a bovespa voltará a se recuperar.
Topo histórico, tá baratinho.
Sei não Lucas, tô achando que o ibov não ultrapassa os 120 antes de uma correção, nós somos lambari no meio dos tubarões, o segredo o papel deu lucro vende e espera uma correção porque isso é inevitável de acontecer.
pensamento de manada
acho que só se camioneiro fazer outra greve ou crise mundial pra ela cair por enquanto
A unica que esta barata é a Gafisa
Tinha 7 papéis, estou quais líquido no momento só tenho 2 papéis marfrig e Cielo, gostaria vender também, e esperar uma correção do ibov, provavelmente aconteça em breve.
Embora ambas estão bem descontada, com toda alta do Ibovespa a Cielo quais não subiu, e a marfrig teve uma forte nos últimos dias.
marfrig já teve uma correção em 10 pregões seguido.
Nao esta
Cara ou coroa?. Nao o IBOVESPA nao esta caro em 2020.... Apenas Estava cara em 2015 !!!!
small cap, quando valoriza, valoriza mais que as grandes
e quando desvaloriza, desvaloriza mais que as grandes kkk
Acredito que virá uma razoável correção em breve criando excelentes oportunidades de aquisições.
já veio amigo... acabou hoje.
Acho que o que preocupa é o grande de investidores que está aportando na B3 numa verdadeira "febre", efeito manada. Qualquer sacode vai levar ao pânico, com enorme saída, principalmente daqueles que esquecem que se trata de renda variável
Exatamente, já vi esse filme, já sei como termina.
E eu estou torcendo para que aconteça. Somente se tem bons lucros após uma boa e saudável correção. Pontos de stop loss bem posicionados e deixa cair ladeira abaixo. Compra-se no início da retomada e conforme a estratégia do investidor definem-se os stop gains.. Simples, mas 98% dos que operam em bolsa cometem sempre os mesmos erros.
Excelente. Parabéns Tiago Reis pela análise.
Excelente. Parabéns Tiago Reis pela análise.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.