Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

A Força do Dólar Pode Estar com os Dias Contados

Publicado 30.08.2019, 10:38
Atualizado 20.09.2023, 07:34

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

O presidente dos EUA, Donald Trump, finalmente terá seu desejo atendido em relação a um dólar mais fraco. A moeda americana vem mostrando vigor desde o início de 2018; no entanto, há sinais de que seu predomínio possa estar chegando ao fim. Os rendimentos dos títulos governamentais têm caído ao redor do mundo. No entanto, nos EUA, eles têm caído a um ritmo ainda mais acelerado. Isso acabou gerando uma contração nos spreads entre os rendimentos norte-americanos e globais, o que pode ajudar a derrubar o dólar em relação a uma cesta de divisas.

A moeda americana já começou a se enfraquecer frente ao iene japonês. Tudo indica que sua desvalorização frente ao euro pode não estar muito longe. É possível que o enfraquecimento do dólar crie um cenário interessante para o Federal Reserve (Fed), à medida que o banco central norte-americano embarca em uma política de flexibilização monetária.

Um Dólar Forte

O índice do dólar já subiu cerca de 11% desde o início de 2018. Contudo, esse significativo avanço do índice fez uma parada, e a moeda americana vem andando de lado desde o final de 2018, em uma faixa entre 96,50 e 99. Agora que está havendo uma contração no spread dos rendimentos, o dólar pode começar a cair forte.

O Iene

A desvalorização já começou em relação ao iene japonês, uma vez que o spread entre os títulos de 10 anos dos EUA e do Japão se contraiu cerca de 135 pontos-base desde novembro de 2018, encolhendo para 1,75%. Ao longo do mesmo período, o iene japonês se valorizou cerca de 7% frente ao dólar, de aproximadamente 115 para 106. Há sinais de que o iene pode se valorizar ainda mais, talvez retornando para 100. A moeda japonesa vem seguindo em tendência rumo aos 100 desde abril e, se cair abaixo do suporte técnico de 104,80, pode desencadear uma valorização mais acentuada.

Cotação do Iene (USDJPY)

O Euro

A próxima desvalorização do dólar será perante o euro, pois o spread entre os títulos de 10 anos dos EUA e da Alemanha teve contração de quase 65 pontos-base desde novembro, para aproximadamente 2,2%. Como já dissemos em artigos anteriores, esse spread pode cair para cerca de 2%. É provável que a redução do spread ajude a deixar o euro mais forte frente ao dólar. De fato, desde abril, o euro se estabilizou em cerca de 1,10 a 1,11 frente à moeda americana, apesar da expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) inicie uma grande política de estímulo em sua reunião de setembro.

O mais interessante em relação ao euro é sua capacidade de se segurar firme antes do afrouxamento monetário. Isso indica que talvez o mercado cambial esteja esperando que o Fed seja mais agressivo e mantenha uma flexibilização mais prolongada do que o BCE. Do contrário, o euro estaria se desvalorizando significativamente em relação ao dólar antes da reunião do BCE em setembro.

Cotação do Euro (EURUSD)

Quanto o dólar pode se desvalorizar?

Talvez ainda seja cedo demais para saber quanto o índice do dólar pode cair por um longo período. Parece razoável que ele caia para cerca de 95 no índice, um declínio de mais de 3%. Depois disso, o próximo nível de suporte técnico mais importante para o índice seria 92,50, uma queda de quase 6%.

Índice dólar diário

De maneira geral, o dólar estável sinaliza que seu recente predomínio pode estar em seu ponto máximo e que seu período de força pode estar chegando ao fim. Isso gerará uma dificuldade a mais para o plano do Fed de realizar cortes de juros mais agressivos. Se o dólar realmente começar a se desvalorizar, é possível que reative a inflação, fazendo com que os preços de commodities como petróleo, cobree minério de ferro subam.

É um cenário confuso, e quem sabe um dia o mercado e todos os bancos centrais estejam na mesma página. No entanto, até que esse dia chegue, tudo leva a crer que as oscilações das moedas mais fracas continuará seu movimento de vaivém. Enquanto isso, o dólar apresentar a fraqueza vista ao longo de 2017 e parte de 2018.

Últimos comentários

saudade do Forex XD
Nunca vi crise com dólar fraco.
Já bateu o dólar Michael Kramer ?
Such garbage on internet.Those morons must be paid to write such garbage and full people. so sad.
***FOOL PEOPLE
Let's see when the dollar hits the 5 reais and the world recession (probably one of the worst ever) if the article stays on lololol
Vamos ver na pratica se a teologia funciona , pois nao opero apostando maos no Euro , senpre espero Euro subir um pouco e depois venho nas ordens sell , nao acredito que o dolar desvalorize dessa forma
Teologia = Estudo dos deuses
O Euro já caiu para 1.9 atualiza aí amigo .
Mas pode reverter nas proximas semana amigo sell não è eterno assim como o buy.
 o importante não é o Dólar desvalorizar ou ficar mais forte e sim nós ganharmos dinheiro com buy ou sell
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.