Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

A Importância da Governança Corporativa

Publicado 19.12.2019, 09:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

O conceito de governança corporativa pode ser definido como um conjunto de práticas que visam alinhar os objetivos da administração de uma companhia aos interesses dos seus acionistas. Em outras palavras, é um guia de como uma empresa deve se comportar. No entanto, como investidores, temos de tomar cuidado com a gestão das empresas em que investimos e, sendo assim, eu não poderia deixar de abordar esse assunto.

Em países desenvolvidos, como Estados Unidos e os da Europa, as empresas já se adaptaram a essas exigências e atendem as expectativas de seus acionistas. No entanto, em companhias ainda não totalmente desenvolvidas, como as de mercados emergentes, esse tema deve ser tratado como um ponto de atenção para investidor.

É claro que, à medida em que o tempo passa, a governança corporativa dessas empresas tende a evoluir e seguir o padrão estabelecido hoje pelos países mais ricos. Atualmente, temos diversas empresas de emergentes com governança corporativa de qualidade, e a tendência é que todas sigam por esse caminho em poucos anos.

Abordarei neste texto dois possíveis problemas de governança que podem vir a ser enfrentados por investidores. O primeiro deles é a estrutura dos acionistas. Uma das características de empresas não-desenvolvidas é que as famílias ainda possuem um grande e importante papel no controle dos negócios. Grande parte das empresas abertas e listadas ainda são majoritariamente controladas, inclusive, pelas famílias fundadoras.

Esse problema se intensifica quando analisamos a cultura asiática, por exemplo, e descobrimos que a sucessão é considerada nela um tabu. Abordar este tema é considerado um sinal de ganância e extremamente desrespeitoso, fazendo com que seja muito pouco abordado, discutido e planejado. Um famoso provérbio chinês resume essa questão: “A riqueza não dura mais do que três gerações”.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Uma pesquisa denominada “Succession: The Roles of Specialized Assets and Transfer Costs” estudou 217 casos de sucessão em Hong Kong, Taiwan e Singapura, e concluiu que a grande maioria de episódios de sucessão estão diretamente ligados a destruição de valor.

Não estou afirmando que empresas tocadas por familiares sejam piores do que empresas independentes. Muito pelo o contrário, há diversos casos em que esse fator foi o principal driver para o sucesso da empresa.

Empresas como a M. Dias Branco (SA:MDIA3), a Arezzo (SA:ARZZ3) e a Hapvida (SA:HAPV3) são exemplos de como a gestão familiar pode gerar muito valor para seus acionistas. O conhecimento sobre o negócio, o carinho especial por aquilo que construíram e o alinhamento de interesses podem beneficiar e muito os investidores.

Acontece que quando há um grande acionista majoritário capaz de influenciar toda a operação, seja ele familiar ou não, é necessário tomar um tempo extra e desempenhar um esforço maior para estudá-lo, descobrir seu histórico de performance, relação com minoritários no passado e o know-how sobre a indústria e o setor em que atua.

Mas a tendência é que isso mude. Se analisarmos a história das empresas americanas e europeias, a grande maioria começou controlada pelos familiares e isso mudou à medida que o negócio se desenvolveu e profissionalizou. Com o tempo, as famílias passaram de controladores para investidores, delegando a tarefa de gerenciar as operações para profissionais.

O segundo problema que afeta a qualidade da governança corporativa das empresas é o risco político. O tamanho e a influência do Estado em diversos países fazem com que esse seja o maior investidor e controlador de diversas empresas, o que pode ocasionar conflito de interesses entre o governo e os acionistas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Isso não significa que, necessariamente, empresas controladas pelo Estado sejam ruins. No entanto, muitas vezes, o Estado possui um dilema e deve optar entre preocupações nacionais ou retorno para os acionistas. Nesses casos, há conflitos de interesse que podem interferir na gestão da companhia e fazer com que grande parte das decisões não sejam guiadas para obter lucros, mas para entregar um produto ou serviço barato para a população, à custa dos resultados e margens da empresa.

Sendo assim, um investidor inteligente deve se atentar e analisar com cuidado a qualidade da governança corporativa da empresa em que deseja investir. Uma companhia com um excelente modelo de negócios, mas com uma péssima governança corporativa, está fadada à destruição de valor.

Últimos comentários

Ótima abordagem! Obrigado Tiago.A governança é mesmo decisiva na no longo prazo.
A questão que cabe ao pequeno investidor é como fazer esta análise?
É, esse assunto cabe uma interessante reflexao a respeito de diversos aspectos e foge das avaliações mais utilizadas.
Empresa familiar é um lixo, a gestão é um lixo.
Boa pergunta, Abdala. As casas de análise deveriam investir mais no tema, visitando mais as empresas, com uma equipe habilitada a identificar com a maior acertividade possível a aludida governança.
Muito Bom!!
Ótimo item abordado Tiago,mais como conseguimos ter acesso a essa informação quanto a qualidade de uma Governança Corporativa de uma empresa, estando do lado de cá (como investidor) ?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.