Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

A Maior Frustração do Investidor

Publicado 09.07.2020, 06:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Uma das coisas que mais me frusta é, sem sombra de dúvidas, o fato de esquecer grande parte dos livros, artigos, textos e vídeos que leio ou assisto. Se eu simplesmente tivesse a opção de comprar uma habilidade que me permitisse lembrar de todo o conteúdo que eu quisesse, pagaria sem pensar duas vezes. Como sempre digo, conhecimento é essencial para navegar com sucesso pelo mercado de capitais.

Enquanto tive essa reflexão, notei que, se isso é uma frustração minha, também é de outros investidores, inclusive dos meus leitores. Se você me acompanha frequentemente aqui no Investing, faça este exercício: de quantos textos meus você consegue lembrar com facilidade? Imagino que poucos, e isto não é culpa sua. Afinal, eu mesmo, que foi quem escreveu, tenho grande dificuldade para isso.

Pesquisando um pouco a respeito do assunto memória, me deparei com estudos que mostram que o processo de esquecimento funciona como a curva do gráfico abaixo. Ou seja, a retenção de memória é decrescente com o tempo. Os dados são de estudo do pesquisador alemão Hermann Ebbinghaus, publicados na obra Memory: A Contribution to Experimental Psychology. O estudo é de 1885, mas serve como referência a várias pesquisas sobre memória e inteligência nos dias de hoje.

A picture containing flower

Description automatically generated

Se analisarmos bem, é possível notar que a curva de esquecimento é mais acentuada durante os primeiros períodos. Dessa forma, dá para inferir que é extremamente útil revisar constantemente os nossos aprendizados recentes. Caso contrário, a nova informação adquirida será rapidamente esquecida.

Outros estudos apontam que o uso frequente da internet afeta severamente nossa memória, visto que a forma com que consumimos informação – e o conteúdo dessa – mudou drasticamente e, portanto, o tipo de memória que valorizamos também.

Se pararmos para pensar, vemos que a competição pela nossa atenção esta cada vez maior: Youtube, Apple (NASDAQ:AAPL), Facebook (NASDAQ:FB), Amazon (NASDAQ:AMZN), Twitter (NYSE:TWTR), Spotify (NYSE:SPOT), WhatsApp, Instagram, TikTok e Netflix (NASDAQ:NFLX) são só alguns exemplos. Essas empresas nos bombardeiam com conteúdo – muitas vezes inúteis – que acabam nos exaustando, mesmo que inconscientemente.

Na era da internet, a capacidade de recordar espontaneamente uma memória tornou-se menos necessária, e começamos a valorizar a memória do reconhecimento. Ou seja, pelo fato de sabermos que podemos encontrar as informações que queremos rapidamente no Google (NASDAQ:GOOGL), preferimos, mesmo que inconscientemente, simplesmente acessa-la quando precisarmos do que termos o trabalho de aprendê-las e relembrá-las.

Sendo assim, tratamos a Internet como um disco rígido para nossas memórias, pois sabemos que, se precisarmos de alguma informação, por mais importante e complicada que seja, podemos desbloquear nossos smartphones e procurá-la instantaneamente.

Por Exemplo, porque parar para ler, pensar e aprender sobre o que é Balanço Patrimonial, DRE, Demonstrativo do Fluxo de Caixa, Margem Líquida, Fluxo de Caixa Livre se eu posso simplesmente pesquisar em sites sobre investimentos?

Essa mentalidade – muitas vezes inconsciente – faz com que gastemos muito menos esforços de memorização, entendimento e reflexão em conceitos teóricos importantes. E isso é muito triste, pois, na verdade, não estamos lendo para aprender. Quando lemos, na maioria das vezes, apenas sentimos que estamos aprendendo algo pois estamos reconhecendo e assimilando as palavras que estão na tela.

No entanto, a simples informação sem a reflexão necessária não se torna conhecimento. Mesmo assim, nos enganamos e acreditamos que ela foi transferida para nosso cérebro e ficará lá para sempre.

Felizmente, existem alguns hacks para absorver o que aprendermos, como por meio da reflexão, leitura espaçada (de pouco em pouco), anotação das principais ideias, revisão dos conceitos mais importantes, entre outros (se você possui uma estratégia própria eficaz, por favor, diga nos comentários).

No mundo agitado e rápido em que vivemos, as pessoas que adquirem a habilidade de parar, dar um passo para trás, refletir e agir possuem uma vantagem competitiva inimaginável. Para mim, Warren Buffett é uma dessas pessoas. Mesmo não o conhecendo, sei do leitor assíduo e, mais importante, do assimilador de conteúdo que é. E esta, para mim, foram duas de algumas de suas habilidades que o premiaram com o sucesso que obteve.

Últimos comentários

A informação é inevitável. A seleção é sempre opcional. A paciência e a humildade para reconhecer que o aprendizado é contínuo é a virtude necessária para o desenvolvimento.
EXCELENTE TRABALHO
A praticidade das coisas tem levado as pessoas não só ao esquecimento mais também a má alimentação, falta de cuidado com o corpo físico entre muitos outros fatores.
Debater os assuntos tem me ajudado a esclarecer e fixar melhor as idéias!
Excelente texto! Frequentemente nos sentimos exauridos com tanta informação inútil. Esse artigo traz uma reflexão muito bacana.
Parabéns Tiago, texto excelente !!
Bela reflexão! Temos que conseguir enxergar a realidade do aprender, que não é apenas OLHAR.Wjr
Texto muito bacana, parabéns !!! :)
Tiago, voce foi muito feliz na escolha do tema, confesso que pelo titulo esperava outro texto, parabens. Voce fez uma reflexao realista da preguica mental que é a causa do aumento da procrastinação em nossas atividades diárias. Nosso cerebro foca nas acoes que gastam menos energia e pesquisar na internet é a palavra chave para ele. Para mudar esta atitude automatica, precisamos exercitar nosso cérebro. Uma forma simples seria tirar 1 minuto do seu tempo, durante o dia para fazer contas de somar, diminuir, dividir e multiplicar. Se fizer isso vai criar um conflito interno porque, a primeira coisa que virá na sua mente será uma pergunta. Porque voce nao usa uma calculadora? A resposta e o recado para o cérebro é, porque seus dias de folga acabaram.
Gosto de usar uma fonte como principal ,onde retenho as informações se achar que preciso mais sobre um assunto ,saio caçando, caso contrário fico somente na fonte .
gostei
Fala Tiagão!! Existe um método que te permite nunca esquecer qualquer seja o conteúdo.Se chama: Paradoxo de Ação Vivo, é um método utilizado pela Disney para que seus personagens fiquem nas memórias do seu público.Aprendi esse método no começo desse ano com o Andrei Toribio, ele utiliza esse método para ensinar línguas atualmente, mas a aplicabilidade é muito mais ampla do que isso!Seria um prazer te ajudar e até ensinar para outras pessoas!
William boa noite.  Já pesquisei na net e não vi nada de interessante a respeito, pode por favor me passar alguns links ou maiores informações por favor. Desde já agradeço.
Concordo 100%, até porque percebo isso em mim. É tanto conteúdo, tanta informação (maioria inútil) que acaba destruindo nosso cérebro, é como se estivéssemos perdendo tempo porque na verdade o simples é o que funciona, as vezes nem tudo que lemos, ouvimos ou vemos é importante, ou verdade absoluta. E não precisamos de tanta informação, a prova disso é que lembramos talvez 10% de tudo que ouvimos por aí. Cadê todo resto, perdemos tempo, não usamos tudo que é necessário, a maior parte é inútil, só nos atrapalha.
Na realidade o momento foi de extrama complexidade, até mesmo para os mais experientes. Quando se aprimora estudos creio que junto vem o receio, de confiança e porque não dizer, medo! Quando não lia tanto, nem pesquisava sobre as empresas comprava por impulso e não nego que me sai muito bem algumas vezes. O engraçado é que quanto mais conhecimento e informações fui obtendo, menos eu livrei, pois fui levado mais pelo racional que pelo emocional. É assim que o mercado está hoje, trabalhando com o emocional onde o racional passa bemmmm longe. Enfim, o importante é não ter prejuízo,mas sinto saudades da época do impulso lucrativo.
qto mais eu estudo menos eu invisto.
Em leituras como essa aqui tenho procurado ler somente com a mente sem uso da voz, e depois que termino a leitura começo a refletir falando comigo mesmo sobre o que acabei de ler. Não faço sempre, mas quando faço percebo que alcanço e tenho muito mais entendimento, absorvo um pouco do conteúdo lido e consigo linkar com outros conteúdos não citados.
Nao tenho sugestão, mas concordo que há excesso de informação e uma tendência de não retermos e refletirmos sobre aquilo que lemos. Péssimo! Corremos um sério risco de sermos manipulados por qualquer um.
Disciplina: divido meu expediente de 14 horas em horários fixos para cada tipo de ação, e bloqueio todo log de informações que não me interessam, que não me agregariam nada. Nos finais de semana, desligo o botão PROFISSIONAL  e ligo o HAVE FUN, permitindo-me um pouco de futilidades, mas não o bastante para comprometer o meu lazer cultural. E de 8 a 10 horas de sono por dia é mais do que suficiente.
muita informação mesmo. até durante o almoço e antes de dormir.
Informações demais atrapalham qualquer investidor. Monte sua carteira com base fundamentalistas. Não se preocupe com perdas momentâneas. O mercado sempre recupera no futuro. Não "aposte" em empresas que alguém indicou. E viva a era: hoje estamos na Era FAANGS. Esteja preparado, quando a maré mudar.
Muito bom artigo! Estas coisas acontecem em nossa frente, é preciso determinação para mudar este fluxo!
...exaurindo...
ler, sem sombra de dúvida, é um dos muitos caminhos para adquirir conhecimento. Mais somente leitura torna o processo da busca de conhecimento muito raso. Quando fazemos um mix de busca de informações, reflexões contínuas e a execução fisica( anotando e praticando) do que recebemos transforma esse processo raso em um processo sólido e bastante embasado.
Interessante. Há pouco tempo vi um vídeo falando justamente disso. O autor denominou de inflação de informação. Antigamente tínhamos pouco acesso a informações e, por isso, focávamos nestas, mas agora com a invasão e saturação de informações, o cérebro, da maioria das pessoas, não consegue absorver tudo.
Eu tenho o hábito do bom e velho caderno de anotações (no meu caso no plural) e não abro mão disso, principalmente para controle financeiro. Estou voltando ao meu hábito de manter a leitura de boas literaturas, nessa fase sobre psicologia e o mundo financeiro. E para as horas de discontração, palavras cruzadas!! Nada melhor como exercício de memória e aproveitamento útil do tempo em minha opinião!! Parabéns pelo artigo!! Bom dia!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.