Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

A Morte dos Fundamentos e o Futuro de Baixos Retornos

Publicado 09.07.2020, 17:16
Atualizado 15.02.2024, 05:10

Durante o último trimestre, a "Morte dos Fundamentos" tornou-se aparente à medida que os investidores ignoram os lucros para perseguir a dinâmica do mercado. No entanto, ao longo da história, essas grandes divergências entre fundamentos e preço resultaram em baixos retornos futuros.

É improvável que desta vez seja diferente.

Maior Declínio nos Ganhos.. da História

Como discutido anteriormente:

“Durante o segundo trimestre, os analistas reduziram as estimativas de lucro para as empresas do S&P 500 no período. A estimativa bottom-up de lucro por ação no segundo trimestre (que é uma agregação das estimativas médias no segundo trimestre de todas as empresas do índice) diminuiu 37% (para US$ 23,25, de US$ 36,93) durante esse período. Quão significativa é uma redução de 37% na estimativa bottom-up de lucro por ação durante um trimestre? Como essa redução se compara aos trimestres recentes?

Nos últimos cinco anos (20 trimestres), o declínio médio na estimativa bottom-up de lucro por ação foi de 3,2%. Nos últimos dez anos (40 trimestres), o declínio médio na estimativa foi de 3,4%. Nos últimos quinze anos (60 trimestres), o declínio médio foi de 4,6%. Assim, o declínio registrado durante o segundo trimestre foi muito maior que a média de 5 anos, a média de 10 anos e a média de 15 anos.

De fato, esse foi o maior declínio na estimativa trimestral de lucro por ação durante um trimestre desde que o FactSet começou a rastrear esses dados no primeiro trimestre de 2002. O recorde anterior era de -34,3%, o que ocorreu no quarto trimestre de 2008.” - FactSet

Estimativas de Ganhos de Bottom-Up

Esperando um Formato de Taco de Hóquei

O gráfico acima é revelador. Os investidores continuam apostando em uma recuperação de "taco de hóquei" nos lucros para justificar o pagamento em excesso de ações com o momento de preço mais alto. Conforme discutido em "O Teste de Alta Chega":

"Isso torna o mantra de usar estimativas de 24 meses para justificar o pagamento de avaliações extremamente altas hoje ainda mais arriscado."

Estimativas de P/L do S&P 500 para 24 Meses

É importante ressaltar que as estimativas de lucros não caíram devido apenas ao início da pandemia. Os lucros começaram a cair seriamente no final de 2018, quando o crescimento econômico começou a enfraquecer.

Mudança Percetual Ano a Ano dos Ganhos do S&P 500

Como alertamos em meados de 2019, a inversão da curva de juros também preparou o cenário para uma contração econômica:

"Apesar dos comentários ao contrário, a curva de juros é um ‘indicador chave’ do que está acontecendo atualmente na economia, em oposição aos dados econômicos, que são ‘atrasados’ ​​e sujeitos a revisões massivas."

Tudo o que era necessário era um catalisador exógeno inesperado para acionar o evento real.

O ponto importante é que os investidores pagam mais do que os lucros em mais de 2,5x desde o pico de ganhos em 2018. O crescimento econômico e salarial mais lento e o aumento da “diferença de riqueza” impediram o crescimento da receita. Isso forçou as empresas a engajarem em uma ampla variedade de truques contábeis para fabricar lucros para suportar preços mais altos de ativos.

Pagar em Excesso pelo Valor

Desde 2009, os investidores aumentaram os preços das ações em mais de 368%. No entanto, os ganhos e receitas operacionais acumulados cresceram apenas 93% e 50%, respectivamente.

Vendas e Lucros por Ação Operacionais do S&P 500 2009-Presente

Mesmo que ocorra a expectativa de "recuperação do taco de hóquei" nos ganhos, os lucros retornarão apenas ao mesmo nível em 2018.

Estimativas de Ganhos Cumulativos do S&P 500

Se assumirmos que os analistas estão corretos e, historicamente eles superestimam em 33%, os investidores pagaram demais pelos lucros. Isso historicamente garantiu aos investidores resultados decepcionantes dos investimentos.

No entanto, quando entramos na "temporada de balanços", estamos novamente vendo analistas e empresas ajustando seus números para vencer o jogo "vencer a estimativa". É por isso que chamo de "futebol Millennial". A temporada de ganhos agora é um "jogo" em que ninguém mantém a pontuação, a mídia aplaude e todos recebem um "troféu de participação" apenas para aparecer.

A Análise de Wall Street Não é para Você

Quando se trata de temporada de balanço, a mídia será cúmplice ao pressionar as recomendações de Wall Street. No entanto, essas recomendações de "compra, venda e neutra" não são para você. Essas recomendações são a "isca" para camuflar o "anzol".

Vou contar um "segredinho sujo".

Wall Street não se importa com você ou seu dinheiro. Isso ocorre porque seus lucros não provêm do atendimento aos clientes de varejo que tentam economizar para a aposentadoria. Wall Street não está "investida" junto com você, mas "usa você" para gerar renda para seus clientes "reais".

É por isso que as estratégias de investimento de "compra e neutra" são tão amplamente promovidas. Desde que seu dinheiro seja investido, os fundos mútuos, ações, ETFs etc., as empresas de Wall Street irão coletar suas taxas. Essas estratégias certamente são do interesse delas - mas não necessariamente do seu.

No entanto, essas taxas de administração do varejo são um "erro de arredondamento" em comparação com o dinheiro realmente alto.

Os clientes reais de Wall Street são transações bancárias de investimentos de milhões e bilhões de dólares. Esses acordos incluem ofertas públicas, fusões, aquisições e ofertas de dívida, que geram centenas de milhões a bilhões de dólares em taxas para Wall Street a cada ano.

Você sabe, empresas como Uber (NYSE:UBER), LYFT (NASDAQ:LYFT), Snap Inc (NYSE:SNAP), Tesla (NASDAQ:TSLA) e Shopify (NYSE:SHOP).

Compra, Venda ou Neutra

Para que as empresas de Wall Street “ganhem” esse negócio muito lucrativo, elas devem atender a seus possíveis clientes. Não é de surpreender que seja difícil para uma empresa obter negócios de banco de investimento se tiver classificação de "venda".

É por isso que as classificações de "compra" são tão predominantes em comparação com "neutra" ou "venda", pois mantêm o cliente satisfeito. Eu compilei um gráfico de 4644 ações classificadas pelo número de recomendações de "Compra", "Neutra" ou "Venda".

Classificação Média de Corretoras

Apenas 2,97% de todas as ações têm classificação de "venda".

Você acredita que, das 4.644 empresas classificadas, apenas 138 devem ser "vendidas”?

Você não deveria.

Mas, para Wall Street, uma classificação de "venda" não é boa para os negócios.

O conflito não acaba apenas no bolso de Wall Street. As empresas dependem do aumento do preço das ações, uma vez que correspondem uma grande parte dos pacotes de remuneração de executivos.

As empresas pressionam os analistas de Wall Street para garantir relatórios de pesquisa positivos com a ameaça de levar seus negócios a uma empresa "mais amigável". O objetivo de aumentar os preços das ações para compensação também é o motivo pelo qual aproximadamente 40% dos relatórios de balanços corporativos são “falsificados” para produzir melhores resultados.

Como a Associated Press expôs em "Especialistas se preocupam que números falsos estejam enganando investidores".

"Esses lucros recordes que as empresas estão relatando podem não ser reais.

À medida que o mercado de ações sobe cada vez mais, os investidores profissionais estão avisando que as empresas estão apresentando versões enganosas de seus resultados, que ignoram uma ampla variedade de custos normais da administração de uma empresa para parecer que estão se saindo melhor do que realmente estão.

O que é pior, os analistas financeiros que supostamente combatem as manobras corporativas costumam acompanhá-las. Em vez de desafiar as empresas, elas estão reproduzindo amplamente os números positivos em relatórios que recomendam ações aos investidores."

Você Tem que Fazer sua Própria Lição de Casa

Então o que você pode fazer?

Você tem duas escolhas.

Você pode fazer sua lição de casa usando ferramentas de pesquisa, em que é possível avaliar o valor fundamental.

RIAPro Scan

Ou então, você pode contratar um consultor independente e pago, que saiba como fazer o trabalho para você.

Deixe-me mostrar a diferença entre a análise de "compra, neutra, venda" de Wall Street e a forma como classificamos o universo de ações que exibimos.

Como gerente de dinheiro independente, uso a análise de avaliação para determinar quais ações devem ser compradas, vendidas ou mantidas nas carteiras dos clientes. Embora existam muitas medidas de avaliação, duas das minhas favoritas são o preço de venda e o Piotroski f-score. Neste exemplo, classifiquei todo o universo de ações da Zacks Research com 5028 edições. Eu o classifiquei apenas com essas duas medidas.

Ranking de Valuations de Todas as Ações

Veja a diferença. Não é de surpreender que haja muito menos empresas com classificação de "compra" e muito mais com classificação de "venda" do que o sugerido pelos analistas de Wall Street.

Relação Preço/Vendas Envia um Alerta

Aqui está algo ainda mais alarmante.

Logo após o fracasso do “dot.com”, escrevi um artigo de avaliação citando Scott McNeely. Ele era o CEO da Sun Microsystems na época. No auge, as ações estavam sendo negociadas a 10x suas vendas (relação preço/vendas) Em uma entrevista da Bloomberg, Scott afirmou o seguinte:

“Com 10x lucros, para lhe dar um retorno em 10 anos, eu tenho que pagar para você 100% da receita por 10 anos consecutivos em dividendos. Isso pressupõe que eu possa conseguir isso pelos meus acionistas. Também pressupõe que eu tenha custo zero de produtos vendidos, o que é muito difícil para uma empresa de computadores.

Isso assume zero despesas, o que é realmente difícil com 39.000 funcionários. Isso pressupõe que eu não pague impostos, o que é muito difícil. E isso pressupõe que você não pague impostos sobre seus dividendos, o que é meio ilegal. E, considerando que, com zero de P&D nos próximos 10 anos, possa manter a atual taxa de execução de receita.

Agora, tendo dito isso, algum de vocês gostaria de comprar minhas ações por US$ 64? Você percebe o quão ridículas são essas suposições básicas? Você não precisa de transparência. Você não precisa de notas de rodapé.

O que vocês estavam pensando?

O que Há no seu Portfólio

Quantas das seguintes empresas classificadas como "Compra" com valuations acima de 9x ou 10x você possui?

Ações do S&P 500

Então, o que você está pensando?

À medida que um número crescente de "baby boomers" se aposenta, a necessidade de pesquisas e análises orgânicas independentes, que são do interesse do cliente, é mais crítica agora do que nunca.

Aconselhamento independente pode ajudar a remover os preconceitos emocionais do processo de investimento que levam a maus resultados. Existem muitos ótimos consultores com a equipe, as ferramentas e os dados certos, que podem gerenciar portfólios, monitorar tendências, ajustar alocações e proteger o capital por meio do gerenciamento de riscos.

Na próxima vez em que alguém lhe disser que você não pode "gerenciar riscos" seu portfólio e deve apenas "seguir o fluxo", apenas lembre-se de que não.

Últimos comentários

A questão é: Até onde a B3 sobe e sobre qual fundamento? Acoes que sobem sem fundamento, despencam muito rápido e quando despencam ninguém compra. Na época da OGX e demais empresas do Eike Batista essas ações custavam em torno de 40 reais e no dia seguinte valiam centavos, a questão é, será que algumas estão preparadas financeiramente e emocionalmente pra isso? Prefiro fazer sua trade,mas swing trade apenas para empresas que têm EXCELENTE fundamentos, não empresas que estão subindo. Nesse caso o lucro e bem menor, porém não corre o risco da perda.
Pra mim os fundamentos já era em muitas ações e aí que o risco mora!
Obrigafo pelo artigo! Quando Magalu passou de R$ 100bi de valor de mercado e a Tesla passou de US$ 200bi, pensei: tem algo muito estranho nesse mercado. Tem muita empresa supervalorizada pelo mercado.
BOLSA PASSA DOS 110K. E ANOTA AI. CONGA (nova magalu) É 20. VIA VAREJO É 30. MARFRIG É 20. QUALICORPÉ 50. SANEPAR 11 é 45
tá fácil ganhar dinheiro eim hehehe
Entendo que é sempre bom desconfiar dos dois lados. Esse ano tivemos o exemplo da IRBR3 com seus problemas contábeis que corroboram em 100% com o que foi dito no artigo, fraudes e recomendações de compra. No outro lado temos ações do varejo que, por exemplo VVAR3 com P/L negativo de -20 que já subiu 50% desde 01 de janeiro desse ano 57,12%, sem levar em consideração o fundo marcado pelo covid na faixas dos R$ 4,00 ai seriam 267%. Ou seja, seguir cegamente só fundamento ou só analise técnica, pode não ser a melhor escolha. Por que não usar os dois ?
Finalmente opinião sem paixão.
Bah, ótimo artigo. Isto deveria estar à luz dos olhos dos entrantes no mercado de ações e que, hoje, são muuuitos!!! Esclarecedor
há uns anos atrás, esse covid levaria a Bolsa a 20.000 pontos... Mas são outros tempos... esse "apocalipse " levou a bolsa ao se "fuuundo", de 66.000 ponto... vejam, é outra Era. há um governo ultraliberal... privatizações como nunca; reforma trabalhista, previdenciária, tributária, etc, como nunca nos outros governos.... Segundo dados, o número de investidores na Bolsa, triplicou, quadriplicou, só nesses últimos dois anos!!! Selic láaaaa embaixo! Lolo logo, vacina pro corona! qm tá vendido, infelizmente, terá q ver o Ibov aos 150.000 no ano q vem!!!!
Cara se apegou à gráfico ,analise fundamentalista não ganhou um real com essa pandemia. A bolsa subiu por emoção e pelo maior número de investidores que migraram da renda fixa para a B3. Na mesma velocidade que subiu será a mesma velocidade que vai descer quando estes começarem a sair da B3.
Quem disse que vão sair?
Muitos vão sair, estão entrando pela bolha, pela venda de ilusões, muitas "casas" dizendo que da pra ficar rico na bolsa no curto prazo, principalmente pelo famigerado day trade. infelizmente, muitos vão perder bastante dinheiro. Mas felizmente temos pessoas sérias no mercado e a medida que a bolha for estourando aqueles que fizerem o dever de casa e se dedicarem a aprender e não apenas seguir "calls" vão continuar e se darão bem, mas serão minorias.
O que realmente está acontecendo é o impacto da internet, midias sociais, digital influence, e toda esta poracariada de redes sociais. Dicas truques milgres prometidos e o gado solto, iguinorando a formação séria das pessoas simplesmente lendo blogs e escutando vendedores de cursos. Mas aí que sobressaem os sábios e o que torna ainda melhor este jogo que é o mercado, bolhas para os juro e viva o jogo.
Até pq o dinheiro é delas e cada um faz o que quer com seu dinheiro né!
Edir Macedo diz a mesma coisa com quem dá dízimos na Igreja empresa dele.
Recomendo fortemente que a  Investing faça uma revisão na tradução deste e de todos os artigos de  Lance Roberts.  Existem algumas traduções que não podem ser literais e existem alguns termos específicos que  não devem ser traduzidos.
de qq forma, as contribuições sempre acrescentam retoques ao cenário. sejam bem-vindos analistas.
O mundo é imperfeito nós somos imperfeitos, aqui não é o céu, quem tem dúvida disso, realiza.criptomoedas então seria roleta russa?
Kkkkk esse cara saiu de 1929.
que ladainha é essa? por causa dessa conversa pra boi dormi, deixei 1/3 dia meus investimentos numa tal carteira Universa, teoricamente pros " especialistas" administrarem e peguei 1/3 pra eu mesmo que nada sei de investimento gerir, resultado: já recuperei todas as perdas de março, estou com mais de 20% de retorno no ano. e os especialistas??? patinando!! detalhe, prazo pra saque, 60 dias!!!! PQP!!!!
Cometi o mesmo erro. Investi 5 mil no fundo "Oportunidade de uma vida" que rendeu míseros 200 reais em 2 meses, coisa que eu ganhei na tarde de hoje com o Mini dólar.
Eu me ferrei em dois fundos com 20 dias úteis, papéis com fundamentos com valores de 2015 e eu sem dinheiro na mão para investir. Nunca mais coloco em fundos com 5 de dias para movimentar
Quem comanda os preços das ações são os grandes tubarões que adoram manipular o mercado e comer as sardinhas amplificando a desigualdade social e se enriquecendo sem limites para concentrar toda a renda mundial, criando produtos e serviços com valores que somente os ricos podem comprar. Assim, eles querem controlar tudo pra tomar vinhos que custam 80.000 dólares, pagar diárias caríssimas em hoteis luxuosos, comprar relógios que valem milhões apenas pela marca, mansões milionárias com super áreas,l e por aí vai criando um mundo paralelo apenas pelo status quo, enquanto a miserabilidade e desigualdade só aumentam. O mercado de ações virou isso, pagar por aquilo que não tem fundamento financeiro. Viva os tubarões que transformaram o mercaso num mar de sangue para a população menos favorecida. e assim segue a ganância destrutiva e sem sentido.
Vc devia ser colunista ... Mas acho que os editores não iriam publicar   kkk
Mimimi bolha mimimi fundamento pode continuar esperando a correção
chora vendido!
Analista acalentando a alma dos vendidos, pq só analista de ataque e vendido insistem na tecla do mimimi bolha, mimimi o pior está por vir. O resto da surfando na onda encontro esses aqui se afogam
Por aqui o mercado paga cada vez mais no varejo. Mglu3, lame, via varejo. 0,00001 real de lucro por ação e valoriza mais a cada dia.
A verdade que pouco são os que seguem fundamentos atualmente. Ibov é um casino legalizado.. Vc aposta (seja na sorte, seja com uma analise gráfica), um mercado totalmente manipulado por grandes instituições nao precisa de fundamentos. O "segredo escarrado" é lançar notícia ruim (preço cai e os player compram) depois lança noticia boa (ação valoriza e os players vendem). Hoje o nome de uma empresa só é utilizada de forma a fazer a jogatina.. Seria mais interessante fazer uma matéria sobre isso doque enfeitar palhaço.
Disse tudo...
Deveriam apagar essa matéria e colocar seu comentário no lugar! Falou tudo!
Uma hora eles acertam. No entanto, até agora não acertaram nenhuma... Fiquem esperando o momento certo de investir. Enquanto isso eu irei "a favor da correnteza", operando analise técnica e não notícia.
você é bichao eim. deve tá ganhando milhares de dolares nos trades kkkkkk
o investing ta vendido só pode.
Não existe análise fundamentos etc.. para esse tipo de mercado.Apenas um alfinete...
os comentários são um show de standap.kkkkkkk
E quando começar a pipocar os excelentes resultados do segundo trimestre da maioria das empresas? A quanto estará a bolsa?  Mais pra100 mil ou 80 mil pontos?
pera...mas tudo indica que não serão ótimos resultados isso de VÁRIAS empresas...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.