A Transformação Não é Apenas Digital

A Transformação Não é Apenas Digital

Rebeca Nevares  | 22.05.2020 07:05

Por Rebeca Nevares, sócia da Monte Bravo Investimentos

É consenso que o mundo inteiro passa por uma transformação digital causada pela pandemia do novo Coronavírus. No Brasil talvez este processo levasse dez anos para ser concluído, mas ao que tudo indica, levará bem menos tempo. Porém, o que nem todos estão enxergando é uma mudança importante no comportamento dos brasileiros em relação ao dinheiro. Mais pessoas estão investindo e isso me faz ter muita esperança no futuro.

O motivo para isso precisa ser explicado, pois existem diversos fatores que influenciam este movimento. Em um cenário de juros baixos a tendência é que os investidores da renda fixa busquem formas mais rentáveis de diversificação e um caminho natural é a bolsa de valores.

De acordo com a B3 houve um crescimento expressivo na base de investidores pessoa física no mercado de equities, que compreende ações, BDR’s, ETF’s, FIIs e índices. Eram 700 mil em 2019 e hoje já somam mais de 1 milhão.

E um ponto interessante da pesquisa diz respeito ao gênero e a idade das pessoas. Em 2019 o número de mulheres que investem na bolsa dobrou, chegando a 23% do total. Além disso, uma parte significativa dessas novas e novos investidores têm entre 25 e 39 anos de idade, ou seja, são muito jovens.  

E mesmo em tempos de pandemia, o número não parou de crescer. Se olharmos para março, mês histórico que acumulou a marca de seis circuit-breakers, tivemos a entrada de 300 mil novos CPFs segundo a instituição.

No entanto, ainda estamos longe de um cenário ideal. Se pararmos para olhar outros mercados, como o norte-americano, que tem uma das estruturas mais sólidas do mundo, podemos ter ideia do caminho que ainda precisamos percorrer.

Cerca de 60% da população norte-americana investe na bolsa de valores de Nova York (NYSE) e isso é algo bastante disseminado entre eles. Quando o povo de um país tem uma cultura de investimentos e poupança (no sentido de guardar dinheiro), a tendência é que as condições de vida melhorem, assim como a economia.

O mercado de ações é uma ferramenta utilizada para que as empresas possam captar dinheiro de forma mais barata. Quando isto ocorre e os negócios começam a prosperar, não são apenas os acionistas que se beneficiam, mas a população como um todo.

Todas as companhias que fazem o seu IPO precisam seguir regras rígidas de governança corporativa e responsabilidade. Esses negócios movimentam a economia de forma significativa e são capazes de criar empregos em massa gerando um efeito dominó positivo levando mais renda para todos. Claro que isso por si só não explica toda a cadeia produtiva de um país, mas ajuda a compreender a importância do investimento em bolsa.  

Apesar do mito que o mercado acionário é algo reservado somente aos mais ricos, a verdade é que o universo dos investimentos é extremamente democrático e acessível. Ele só não era muito disseminado por aqui. Felizmente, este cenário começou a mudar.

Rebeca Nevares

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
França Almir
França Almir

Curta e clara, mas pra mim a melhor coluna do jornal nos últimos meses.   ... (Leia Mais)

22.05.2020 16:27 GMT· Responder
bruno madruga
bruno madruga

Muito bom Rebeca, parabéns.  ... (Leia Mais)

22.05.2020 15:49 GMT· Responder
Alexandre Serretti
Alexandre Serretti

Bom dia. Acredito que este aumento passe tambem pela plataformas de home broker mais faceis de serem usadas.   ... (Leia Mais)

22.05.2020 11:04 GMT· Responder
Gabriel Tollentino
Gabriel Tollentino

show Rebeca.   ... (Leia Mais)

22.05.2020 10:58 GMT· Responder
Cleiton Siqueira
Cleiton Siqueira

👏👏👏  ... (Leia Mais)

22.05.2020 10:42 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.