Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

A Volta Reluzente do Investimento em Ouro

Publicado 26.01.2013, 17:37
Atualizado 14.05.2017, 07:45

O ouro por muito tempo ficou relegado ao segundo plano na preferência dos investidores.

Frente à variedade e disponibilidade de investimentos, em uma Era cada vez mais tecnológica, o ouro, em termos de rentabilidade, saiu da sombra da barbárie para novamente reluzir como relíquia.

Em 2011, o ouro encerrou o ano como o melhor investimento.

E a boa performance permaneceu em 2012.

Com este desempenho, o metal dourado chama novamente a atenção dos investidores, que agora possuem muitas perguntas e dúvidas. A alta continuará? Como comprar ouro? Entre outras perguntas.

O maior investidor do mundo, Warren Buffet, publicou um artigo na revista Fortune, explicando o motivo pelo qual ele acredita que as bolsas de valores batem a rentabilidade dos títulos públicos e do ouro.

Não precisamos nem dizer que isto só aumentou as dúvidas dos investidores acerca do investimento em ouro.

Tomamos a liberdade de traduzir os trechos mais importantes do artigo.

“Investir é descrito usualmente como o processo de abrir mão do dinheiro no presente com a expectativa de ter mais dinheiro no futuro.

Desta definição decorre um corolário importante: O risco de um investimento não é medido pelo beta (um termo usado em Wall Street que mede a volatilidade e que é usado como medida de risco), mas pela probabilidade, razoável, de que o investimento cause a seu proprietário a perda de poder de compra durante o período de investimento.

Investimentos denominados em uma determinada moeda que incluem money-market, títulos públicos, hipotecas, depósitos bancários, entre outros instrumentos. Muitos desses investimentos baseados em moeda são tidos como “seguros”. Mas a verdade é que eles estão entre os ativos mais arriscados. Seu beta pode ser igual a zero, mas seu risco é bastante elevado.

Ao longo do século passado, estes instrumentos destruíram o poder de compra dos investidores em muitos países, mesmo que estes titulares continuassem a receber o pagamento de juros e do capital principal investido. Esse resultado além de horrível será recorrente no futuro. Os governos determinam o valor do dinheiro, e forças sistêmicas farão com que adotem políticas inflacionárias. De tempos em tempos essas políticas saem do controle.

Mesmo nos Estados Unidos, onde é forte o desejo por uma moeda estável, o dólar perdeu incríveis 86% do seu valor de compra desde 1965, quando assumi o controle da Berkshire. Hoje, são necessários não menos do que US$ 7,00 para comprar o que custava apenas US$ 1,00 naquela época.

Consequentemente, uma instituição isenta de impostos necessitaria captar de juros anuais 4,3% em seus investimentos nos títulos públicos durante todo esse período apenas para manter seu poder aquisitivo. Seus administradores estariam sendo ingênuos se considerassem qualquer parte desses juros como renda.

A expressão “Deus seja louvado” pode estar impressa em nossas cédulas, mas as mãos que ativam a impressora do governo é bastante humana.

A segunda grande categoria de investimentos envolve ativos que não produzirão nada, mas que são adquiridos na esperança de que outra pessoa – que também sabe que o ativo será eternamente improdutivo – pagará mais por ele no futuro.

Essa classe de ativos requer uma quantidade em expansão de compradores, que, por sua vez, estão atraídos porque acreditam que o número de compradores se expandirá ainda mais. Os proprietários não estão atraídos pelo que o ativo pode produzir – eles permanecerão sem vida eternamente -, mas pela crença de que outros o desejarão ainda mais avidamente no futuro.

O maior ativo nessa categoria é o ouro, que atualmente é o grande favorito de investidores que temem quase todos os outros ativos, em especial o papel moeda (e eles estão certos em temer o seu valor, como já destacado). O ouro, no entanto, tem duas limitações significativas: ele não é nem muito útil, nem procria. É verdade, o ouro tem alguma utilidade industrial e decorativa, mas a demanda para esses propósitos é um tanto limitada quanto incapaz de estimular nova produção. Enquanto isso, se você possui um quilo de ouro pela eternidade, continuará possuindo um quilo de ouro no fim dos tempos.

O que motiva a maioria dos compradores de ouro é a sua crença de que a quantidade de medrosos aumentará. Na última década, essa crença se provou correta. Além disso, o aumento do preço tem gerado um entusiasmo adicional para a compra de ouro, atraindo compradores que veem a ascensão como validação de uma tese de investimento. Quando os investidores que “pegaram a carona” entram em uma festa, criam sua própria verdade — por um momento.

As duas primeiras categorias usufruem da máxima popularidade em picos de terror: o medo de um colapso econômico leva os indivíduos a buscar ativos baseados em moeda, e mais particularmente nos títulos do tesouro americano, e o medo do colapso da moeda impulsiona a busca por ativos estéreis como o ouro.

Minha própria preferência é uma terceira categoria: o investimento em ativos produtivos seja negócios, fazendas, ou o mercado imobiliário. Idealmente, esses ativos deveriam ter a capacidade, em tempos inflacionários, de trazer um retorno que manterá seu poder aquisitivo ao mesmo tempo em que exige o mínimo de novos investimentos.

Empresas do nosso país continuarão fornecendo bens e serviços procurados por nossos cidadãos. Metaforicamente, essas “vacas” comerciais viverão por séculos e produzirão cada vez mais quantidades de “leite”. Seu valor será determinado não pelo meio de troca, mas por sua capacidade de produzir leite. O produto da venda do leite será composto para os proprietários das vacas, assim como eles fizeram durante o século 20, quando o Dow subiu de 66 para 11.497 (e pago um monte de dividendos também).”

Buffet chamou a atenção para dois pontos importantes quando iniciou o artigo.

Primeiro a associação do conceito de risco a volatilidade.

Buffet defende que risco é tudo aquilo que pode reduzir o poder de compra do investidor durante o período de investimento.

Não poderíamos concordar mais. Afinal vai de encontro com o nosso pensamento.

Na continuidade do artigo, Buffet desmitifica o mito dos investimentos lastreados em moeda nacional, como os títulos públicos, estarem livres do risco.

Na opinião de Buffet tais investimentos são os mais arriscados.

Afinal os governos controlam o valor da moeda e consequentemente o resultado de tais investimentos.

E governos, como sabemos, não são bons gestores de dinheiro, ainda mais sendo este público.

O efeito da inflação reduz o retorno de tais ativos, e por diversas vezes governos mostraram que perderam o controle da inflação, levando a processos hiper-inflacionários.

E isto é um erro que governos não aprendem. O que torna o problema recorrente.

E atualmente o medo novamente que se perca o controle inflacionário é o que tem levado as altas em ativos como o ouro.

O ouro é útil para proteger o poder de compra quando o sistema monetário está em perigo por conta das políticas inflacionárias.

Buffet está certo ao mostrar que o ouro é um investimento estéril, enquanto que as ações não são, e que, quando predomina a normalidade, a bolsa tende a ter um retorno maior do que o ouro.

É por isso que Buffet tem a preferência pelos investimentos em ações.

MAS DADA A CONJUNTURA MOMENTÂNEA, QUE POR ISSO ENTENDEMOS QUE O INVESTIMENTO EM OURO DEVA FAZER PARTE, COMO FORMA DE DIVERSIFICAÇÃO E SEGURO, DE TODA A CARTEIRA DAQUELES QUE SE JULGAM INVESTIDORES.

Se Buffet está certo, só o tempo dirá.

Mas nossa gestão de risco considera que é muito risco não ter ouro em seu portfólio como forma de diversificação para provar quem está certo nesta história!

Afinal o resultado mais provável, tanto quanto podemos avaliar e dizer, é que o mundo financeiro continue tropeçando nas crises financeiras, econômicas e políticas, afetando a economia real e consequentemente os lucros das empresas e a bolsa.

Em meio a este cenário, as autoridades monetárias continuarão saindo em socorro dos mercados financeiros, imprimindo dinheiro como se não houvesse amanhã, para evitar um colapso.

E o resultado disso? Sim, desvalorização das moedas, tornando o ouro como uma boa alternativa para manter a reserva de valor!

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.