Aberturas Negativas com Plano Biden e Política Local no Foco

Aberturas Negativas com Plano Biden e Política Local no Foco

Jason Vieira  | 15.01.2021 07:50

A reversão da demissão de Andre Brandão, CEO do Banco do Brasil (SA:BBAS3) ontem pela equipe econômica foi um evento de significância muito maior do que a simples correção de uma decisão equivocada do presidente Jair Bolsonaro. 

É notória a divisão no governo entre as alas “política” e “técnica” e Bolsonaro costuma ouvir usualmente àquela que “grita mais alto”, sendo a primeira obviamente mais insistente nas suas demandas, para então receber um apaziguamento da segunda. 

Ou seja, primeiro ele ouve o político reclamar, daí então a equipe técnica explica o porquê de certas coisas ocorrerem. 

Ainda que desgastante, a equipe técnica, mesmo sem o apoio necessário e constante do presidente, costuma ‘vencer’ tais batalhas e ontem foi um exemplo disso, o que suplantou a necessidade de Bolsonaro de agradar o Congresso para garantir as eleições favoráveis em ambas as casas. 

Outro ponto importante foi o monitoramento que sabemos que tanto a equipe econômica, quanto outros setores do governo fazem das redes sociais. As reações à possível demissão não podiam ser piores, refletindo inclusive nas ações do banco e perda de valor de mercado. 

Daí vemos que a equipe econômica continua a ter ao menos alguma influência importante sobre o presidente, ao ponto de evitar um evento grave e que poderia soar que seria possível ceder a pressões sobre o teto de gastos e outras questões fiscais ainda mais graves. 

Sabemos que nada está resolvido, dada a inconstância do governo, porém em um próximo momento menos atribulado, as reformas ainda têm alguma esperança de receberem apoio do governo, ao invés de programas de estímulo. 

Em nível global, os mercados se mantiveram ontem positivos com a fala do presidente do Federal Reserve Jerome Powell sobre as perspectivas ainda longevas de retirada dos estímulos e com o possível pacote de US$ 2 trilhões do presidente eleito Joe Biden, além da vacina da Johnson & Johnson (NYSE:JNJ) (SA:JNJB34). 

Tudo isso perdeu força nos EUA, pois os sinais de que o pacote receberia US$ 500 bi a menos reverteram parte do humor dos investidores, adictos de estímulos constantes e em busca de experiências mais instigantes em ativos de maior risco como o Brasil. 

O pacote na verdade é de US$ 1,9 tri. 

E por aqui, os anos de descaso com a saúde pública, escolhas errôneas de investimentos de infraestrutura (não se faz jogo em hospital) e a condução desastrosa atual da crise pandêmica desde a esfera federal até a municipal faz o mercado olhar assim, en passant, pelos eventos como os de Manaus. 

ABERTURA DE MERCADOS 

A abertura na Europa é negativa e os futuros NY abrem em baixa, após divulgação do pacote de Joe Biden. 

Em Ásia-Pacífico, mercados negativos, puxados por ações de tecnologia. 

O dólar opera em alta contra a maioria das divisas centrais, enquanto os Treasuries operam negativos em todos os vencimentos.

Entre as commodities metálicas, quedas, com exceção ao ouro e ferro. 

O petróleo abriu em queda em Londres e Nova York, com temores de novos lockdowns. 

O índice VIX de volatilidade abre em alta de 1,68%. 

CÂMBIO

Dólar à vista : R$ 5,2039 / -1,95 %

Euro / Dólar : US$ 1,21 / -0,156%

Dólar / Yen : ¥ 103,66 / -0,096%

Libra / Dólar : US$ 1,36 / -0,292%

Dólar Fut. (1 m) : 5199,11 / -2,02 %

JUROS FUTUROS (DI)

DI - Julho 22: 4,28 % aa (4,77%)

DI - Janeiro 23: 4,96 % aa (-1,49%)

DI - Janeiro 25: 6,48 % aa (-1,82%)

DI - Janeiro 27: 7,10 % aa (-2,47%)

BOLSAS DE VALORES

FECHAMENTO

Ibovespa: 1,2691% /  123.481 pontos

Dow Jones: -0,2220% /  30.992 pontos

Nasdaq: -0,1243% /  13.113 pontos

Nikkei: -0,62% /  28.519 pontos

Hang Seng: 0,27%  /  28.574 pontos

ASX 200: 0,00% /  6.715 pontos

ABERTURA

DAX: -0,360% / 13938,39 pontos

CAC 40: -0,472% / 5654,35 pontos

FTSE: -0,318% / 6780,33 pontos

Ibov. Fut.: 1,25% / 123488,00 pontos

S&P Fut.: -0,331% / 3791,20 pontos

Nasdaq Fut.: -0,124% / 12881,75 pontos

COMMODITIES

Índice Bloomberg: -0,18% / 81,07 ptos

Petróleo WTI: -1,31% /  $52,87

Petróleo Brent: -1,24% /  $55,53

Ouro: 0,35% /  $1.855,54

Minério de Ferro: 1,93% / ‎¥‎ $169,80

Soja: -0,77% / $1.423,00

Milho: -0,09% /  $535,50

Café: -0,24% /  $127,30

Açúcar: -1,08% /  $16,54

Jason Vieira

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Julio Verti
Julio Verti

Vagabundo rouba o dinheiro enviado para o tratamento da Covid e os acefalos vêm com essa de culpar o governo federal.Se distribui renda pra ajudar os desfavorecidos está com paternalismo.Agora aguentem o Lulla albino dos EUA, tem muita gente merecendo uns caras desses mesmo.  ... (Leia Mais)

15.01.2021 18:11 GMT· Responder
Cleiton Alves
Cleiton Alves

Vcs  que escrevem aqui precisam se decidir o que querem: Se Bolsonaro consegue apoio do centrao para as reformas e isso esse maldito centrao so faz com o toma lá dá cá, ou se ouve os tecnicos e seja impichado pra voltar o pt e transformar isso daqui numa Venezuela. Decidam-se ou parem de militancia. Ja o Biden nao passa de um mentiros pois no inicio da campanha essa tal ajuda seria 3TRI e agora de 2 já cai pta 1,5? Se apertar mais um pouco eles jogam pra menos de 500 Bi e ainda poe a culpa no Trump. Esquerda é lixo e o brasileiro tem que aprender a votar em deputados tbm.  ... (Leia Mais)

15.01.2021 17:48 GMT· Responder
mcdli
mcdli

decisões erroneas em infraestrutura? qual? exemplifique, a culpa da crise atual foi por conta da construção dos estádios da Copa? que eu lembre a maioria da população aprovou a Copa e a Olimpíada, a classe média foi a que mais assistiu aos jogos, se eram contra porque gastaram dinheiro com ingresso? porque não fizeram protestos lá trás contra a Copa? aposto que daqui a 10 anos, você vai continuar as mesmas alegações para a crise eterna do Brasil.  ... (Leia Mais)

15.01.2021 16:32 GMT· Responder
Carina Leite
Carina Leite

gente, to passado com o baixo nível dos comentários aqui, q coisa agora umas coisas pra gente entender 1. nao é jornalista, nao tem funcao nenhuma de entreter voces ou informar voces 2. é um gestor de mercado, economista, escreve aqui sem receber nada, vcs lem pq querem 3. nao falou nenhuma mentira e é bom q o Bolsonaro ouve a equipe economica 4. o bolsoloco ia sim mandar o cara embora e vcs, minions, acham certo? 5. a pandemia ai ta uma bosta, todo mundo errou entao fiquem quietos disso A porta é serventia da casa Ai, cansei de minion (PTminion e bolsominion)  ... (Leia Mais)

15.01.2021 12:48 GMT· Responder
felipe tachibana
felipe tachibana

bolsonaro passou pano pro filho na rachadinha e vai acabar com o BB agora 😳  ... (Leia Mais)

15.01.2021 12:45 GMT· Responder
felipe tachibana
felipe tachibana

bolsonaro passou pano pro filho na rachadinha e vai acabar com o BB agora 😳  ... (Leia Mais)

15.01.2021 12:44 GMT· Responder
Valmir Simplicio
Valmir Simplicio

🤣🤣🤣🤣 plano Biden era bkm, agora é ruim...kkkk  ... (Leia Mais)

15.01.2021 12:44 GMT· Responder
Marcio de Paula
Marcio de Paula

enquanto esses comunistas miseráveis estiverem tendo voz no mercado financeiro!!! Esse país não irá pra frente!!!! propaga mentiras e leva desinformação   ... (Leia Mais)

15.01.2021 12:29 GMT· Responder
Juninho play som
Juninho play som

agora virou análise política, kkkk  ... (Leia Mais)

15.01.2021 12:04 GMT· Responder
Charles Pereira
Charles Pereira

Cadê a Notícia?? Isso não é informação é Militância.   ... (Leia Mais)

15.01.2021 12:04 GMT· 2 · Responder
Emmanuel Stuchi Graça
Emmanuel Stuchi Graça

Discordo com todo respeito , a escolha foi técnica até antes das eleições e assim o é , como exemplo Tarcisio Gdf, Paulo Guedes , Presidente da Caixa, Moro a época e logo após André Mendonça como Min. Justiça , Min Marcos Pontes na ciência etc etc . Além da tecnicidade com política , em uma democracia, política e técnica caminham juntos , não estamos na iniciativa privada diga-se de passagem. No mais saímos do buraco de anos anteriores mesmo com Covid 19, os números não mentem . Um bom dia a todos .  ... (Leia Mais)

15.01.2021 12:01 GMT· 1 · Responder
renata bernegozzi
renata bernegozzi

Manipulação nojenta!  ... (Leia Mais)

15.01.2021 12:01 GMT· Responder
Breno Fernandes
Breno Fernandes

excelente análise  ... (Leia Mais)

15.01.2021 11:55 GMT· Responder
Gerson Andrade
Gerson Andrade

Então em vez de falar de mercado, fala de política  ... (Leia Mais)

15.01.2021 11:52 GMT· Responder
Henrique Pheniato
Henrique Pheniato

Quero uma notícia e não uma opinião partidária, affs.  ... (Leia Mais)

15.01.2021 11:50 GMT· 1 · Responder
Antonio Salviano
Antonio Salviano

Bom dia Jenson Vieira. Bom dia mercado.  ... (Leia Mais)

15.01.2021 11:43 GMT· Responder
MarcoMr
MarcoMr

Bozo pior presidente da história.  ... (Leia Mais)

15.01.2021 11:41 GMT· Responder
Cláudio Netto
Cláudio Netto

Que textinho de merda.   ... (Leia Mais)

15.01.2021 11:38 GMT· Responder
Neivo Luiz Pires
Neivo Luiz Pires

Nem sei pra que a gente lê uma bobagem dessas. Que vergonha!  ... (Leia Mais)

15.01.2021 11:36 GMT· 1 · Responder
Guilherme K A Lima
Guilherme K A Lima

Bolsonaro nunca foi um neoliberal. Ele é de fato um populista...  ... (Leia Mais)

15.01.2021 11:34 GMT· Responder
José Rebouças
José Rebouças

Artigo escrito com base em uma fake news . Já foi desmentido que o pedido de demissão do presidente do BB tenha saído do Planalto.  ... (Leia Mais)

15.01.2021 11:34 GMT· Responder
Renner Marques
Renner Marques

é nitido que quem manda nesse governo é o PG. Bolsonaro é um figurante como a rainha Elizabeth  ... (Leia Mais)

15.01.2021 10:54 GMT· 6 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी