Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Afinal, Ray Dalio: Está se Protegendo ou Apostando na ‘Queda’ dos EUA?

Publicado 26.11.2019, 07:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Nova operação de proteção de R. Dalio

Fontes anônimas de Wall Street Journal informaram que o fundo Bridgewater, o famoso fundo hedge com o bilionário Ray Dalio a frente da gestão, teria movimentado bilhões “apostando” em uma queda das bolsas mundiais, especificamente dos EUA e da Europa.

Nós da Upside, vamos tentar explicar de forma clara, a estratégia bilionária deste gestor americano.

Quem é Ray Dalio e o que é a Bridgewater Associates?

Ray Dalio é um bilionário investidor norte-americano que possui um patrimônio líquido de mais de 18 bilhões de dólares, presidente e cofundador da Bridgewater Associates, que é a maior fundo hedge do mundo, com mais de 160 bilhões de dólares em ativos sob gestão.

Além da importância monetária que o fundo possui, as teses de Dalio são consideradas de grande relevância para o mercado internacional, influenciando inclusive na movimentação de investidores e de outros gestores.

Recente movimentação lucrativa feita pelo fundo

Antes da análise da última operação, é importante lembrar que recentemente Dalio lucrou em outro movimento mais pessimista. Em meses finais de 2017 e iniciais de 2018, o fundo entrou em posição short, ou seja, operando vendido (esperando ganhar com a queda do mercado), contra empresas e principais índices europeus, totalizando uma posição de cerca de 16 bilhões de euros.

Essa visão mais negativa para os mercados europeus gerou resultados interessantes, com boas partes dos índices europeus apresentando queda neste período, como o italiano que caiu em torno de 10%.

A grande aposta da vez: os Estados Unidos

A gestora Bridgewater Associates teria feito operações com ‘opções de put’ no valor de 1,5 bilhão de dólares nos índices S&P500 (dos EUA) e o EuroSTOXX50 (europeu) com vencimento para março de 2020.

Explicando a estratégia de de uma maneira simplificada, realizar uma operação put no caso significa que ele adquiriu o direito de vender o índices de referências supracitados na data e no preço previsto neste tipo de “contrato” feito. Tal medida garante uma proteção em caso de queda de mercado, como um seguro.

Desta forma, a Bridgewater poderia lucrar através de boa valorização que estes “contratos” teriam em caso de uma queda relevante de mercado, ou mesmo garantir uma venda em preços mais vantajosos, pois seriam aqueles contratados no momento da compra, quando os mercados ainda não exprimem tal temor.

Foi informado que o valor de referência dos índices seria próximo a 100 bilhões de dólares e caso ocorra uma queda interessante, próximo aos 10%, o fundo hedge poderia auferir lucro de pelo menos 10 bilhões de dólares sobre os 1,5 bilhões investidos.

Quais as possíveis justificativas para tal posição de Ray Dalio?

Jornais internacionais associaram rapidamente o período com as eleições dos EUA, pois entre março do ano que vem, o partido Democrata deverá escolher quem concorrerá à presidência contra o Republicano D. Trump.

A frente na disputa pela vaga do candidato dos democratas, dois nomes tem maior evidência: Elizabeth Warren e Bernie Sanders, não sendo nenhum dos dois pessoas queridas pelos mercados.

Na Upside temos a visão de que além dos candidatos democratas em si, existe a visão de que possivelmente seria um momento em que Trump poderia perder força, visto que já teria um candidato do outro lado. Juntamente a isso, o foco na campanha eleitoral começará a influenciar as decisões políticas e econômicas de Trump, podendo esticar ainda mais o já complicado orçamento dos EUA e trazer maior insegurança para os investidores mundiais.

Da parte econômica, Dalio há algum tempo vem defendendo que acredita que os governos e os bancos centrais estariam estimulando muito as economias globais, o que entre outras coisas, acaba inflando os ativos financeiros (como as bolsas de valores) e ainda deixando estes entes “protetores” sem armamentos para agir em nova crise.

O que você, um investidor brasileiro pode fazer?

Mesmo com melhora interna dos fatores econômicos esperados para o futuro, algo que a bolsa e outros ativos já vêm precificando a algum tempo, uma crise mundial acabaria por quebrar o bull market (mercado em alta) que se iniciou no Brasil praticamente em março de 2016.

A bolsa brasileira já deu indicativos claros de fragilidade aos impactos externos, basta verificar o ocorrido na crise de 2008 e as quedas recentes por conta das problemáticas que estão ocorrendo em países latinos.

Desta forma, caso o investidor busque a seguir a movimentação do gigantesco hedge fund, seria interessante considerar aumentar a participação de ativos considerados seguros, ou mesmo que ganham com a tensão, como o ouro e dólar, ou ainda através de operações mais sofisticadas, como operar vendido e/ou adquirir puts.

Será que novamente o famoso gestor estaria correto com suas interpretações?

O que você espera de andamento dos mercado financeiros mundiais para o próximo ano?

Nós da Upside estamos pensando no que investir em 2020, exatamente agora!

Últimos comentários

A economia americana inflou demais, sem grandes justificativas. Estranhamente sobe de pouquinho e não pára! Acredito fortemente em manipulação político econômico no mercado. Ou seja, o mercado não está coerente, técnico e factível!
A economia americana inflou demais, sem grandes justificativas. Estranhamente sobe de pouquinho e não pára! Acredito fortemente em manipulação político econômico no mercado. Ou seja, o mercado não está coerente, técnico e factível!
Ele está apelando pra influencia que possui, quer assustar o mercado no estilo professia auto-realizável. Ele especulou, vai perder e sabe disso.
Pode ser apenas um seguro.  É claro que  o mercado vai cair. Não se sabe quanto e quando. Com experiência o gestor especula uma fase. Aí aplica o hedge.
Qual a posição comprada dele? pode ser apenas um hedge, não necessariamente uma aposta direcional. Vc deixaria um carro de 100 k rodar sem seguro?
acredito que ele tenha alguma informação sobre o acordo comercial com a China.
ou simplesmente, está especulando para tentar puxar para baixo.
nadegas somente nadegas
"...pois entre março do ano que vem, o partido Democrata deverá escolher quem concorrerá à presidência..." Entre março e o...infinito????
Acho que o Ray Dalio vai tomar na cabeça. As bolsas americanas devem continuar a subir por um bom tempo. A menos que ele tenha paciência e grana pra segurar as perdas.. O DOW JONES ESTÁ INDO PARA 32.000 E A SP500 ESTÁ INDO PARA 33.000.
SP500 CORRETO É 3.300
tá aí o "borja" querendo cornetar o "Pelé".
ótimo conteúdo, mas precisa caprichar no português que tá ruim
na realidade, ninguém sabe o q esses caras fazem, e quais os motivos, nós pequenos investidores, devemos seguir nossos planos e nada mais... boa quarta feira
Muito bom... Gabriel
Bom artigo.
Sera que nessa conta do Dalio ja estava a candidatura do Bloomberg, ou este novo fato suaviza um pouco?
Pode ser um seguro maior para as posições de longo prazo.
Pode ser um seguro maior para as posições de longo prazo.
Então qual será bolha? 2007 o mercado sabia do subprime Americano, mas e agora? Não tem nada específico a não ser o estímulo pelos os bancos centrais do mundo, alguém consegue ser mais assertivo, pois procuro e não acho nada.
O q fazer? Espero marco para vender meu ivvb?Compro o que? Aceito sujestoes..Detalhe tb abri uma conta em uma corretora fora? Devo aguardar?Mtas duvidas...
tendo 2 caminhos possiveis alguns apostam na compra e outros na venda. se vai subir ou cair somente Deus sabe.
os dois
Só sei que 2020 não será tão bom para muitos países. Está especulação de queda da bolsa dos USA é evidente tendo em vista o tanto que vem subindo. Quando começar a cair será um efeito dominó para muitos cantos do mundo. A tal bolha poderá dar as caras de vez por todas.
Na verdade ele está batendo recorde em vendas de livros e palestras :)
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.