Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Agenda Robusta de Reformas, Austeridade Fiscal e Privatizações: Nada em 2020!

Publicado 14.10.2020, 07:02
Atualizado 09.07.2023, 07:32

O álibi será sempre a pandemia, mas o fato é que o governo deixou muito a desejar e esta perda de objetividade será atribuída à crise do coronavírus, mas todos sabem que parte do discurso e boas intenções se perderam na falta de articulação política, protagonismo mesmo do governo e da realidade do discurso teórico ter sido sempre acima do possível na prática.

O ano de 2020 será um ano perdido!

E o pior, não nos afastamos tanto quanto desejado da pandemia como problema de saúde pública, mas muito menos da dependência financeira da grande massa da população carente dos programas assistenciais do governo massificados ao longo da pandemia, mas sabidamente insustentáveis pelo caixa do governo no longo prazo, mas agora também visto e objetivado como fator de extrema relevância na campanha antecipada de reeleição do Presidente.

E ainda dentro da inércia de realizações de ações mais relevantes na área econômica, ainda fluiu a criatividade de inúmeras e desgastantes tentativas de “pedaladas e bicicletas” para gerar recursos para a continuidade dos programas assistenciais, agora eficazes na construção da popularidade do Presidente, e na margem transitam ideias de aumento de tributações, extremamente prejudiciais ao país no momento em que necessita se reerguer para a retomada das atividades econômicas, fatores que atingem a credibilidade e confiança e geram incertezas e dúvidas.

Foi criada a estratégia do “câmbio alto e juro baixo” com múltiplos objetivos focando dinamizar a atividade econômica brasileira e a atratividade perdida do país aos investidores estrangeiros.

Lamentavelmente a teoria naufragou na prática e houve só o forte benefício ao setor do agronegócio, cambio alto em momento de preços elevados no mercado internacional, e muito malefícios a economia brasileira que voltou a conviver com a inflação, em especial na cadeia alimentícia fortemente afetada pelos preços de exportações, e não logrou dinamizar as privatizações pela inércia do governo e pelo desinteresse externo, praticamente não saiu do papel.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A tese do “Brasil barato” para atrair com o câmbio alto os investidores estrangeiros em conta capital e também no mercado de renda variável, dado o desinteresse pelo mercado de renda fixa face à queda do juro, também resultou desapontadora, a saída de recursos da renda variável foi dantesca.

A pandemia elevou a DP brasileira e o achatamento do juro com o crescimento do risco fiscal vem deixando o BC/TN acuado com forte pressão de mais juros e encurtamento do prazo da dívida, o que não é boa política.

Da economia se apontam alguns índices em recuperação, não se sabe exatamente o quanto dependente dos programas assistenciais do governo e se evita objetivamente esta abordagem, mas o empenho na continuidade tem razões concretas para que não ocorra um desmonte brusco no otimismo.

O desemprego é relevante e ainda não contido, e a geração de novos empregos seguramente será com menor intensidade do que as vacâncias havidas e o consumo do brasileiro será notoriamente diferente, mais seletivo e defensivo, com preocupação maior na poupança de reserva.

O governo tem dificuldade em sancionar alguns ajustes imprescindíveis no momento, até por serem contraditórios aos discursos otimistas, como elevar a taxa SELIC para equacionar em patamar melhor o dólar, a ideia do “câmbio alto e juro baixo” não é errática, mas há de haver parâmetros que contribuam para a simetria entre estes ativos, já que estamos num país que tem uma DP exuberante que precisa ser rolada e necessita de juro maior para não ter que encurtar o prazo da mesma para mascarar resistência e que não tem porque ter dólar com preço exacerbado visto que tem reservas cambiais confortáveis e mercado de derivativos sofisticado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Contudo, o fator risco fiscal só se tornará nocivo ao câmbio quando houver desequilíbrio no juro apontando para eventual dificuldade em rolagem da DP e que então fará o dólar reserva de valor como refúgio num ambiente de crise maior, já tendo havido alguns movimentos neste sentido, por busca do “hedge da insegurança”.

Podem alguns confrontar e afirmar que o CDS do país é confortável, mas a rigor deveria ser até mais baixo, visto que o Brasil é credor líquido em moeda estrangeira, considerando a dimensão de suas reservas cambiais.

Agora, convivemos com tempos eleitorais e a rigor reformas imprescindíveis, privatizações e austeridade fiscal até por extrema necessidade poderão ocorrer a partir do ano de 2021, mas é altamente preocupante para a economia e para os dependentes financeiros se o governo não conseguir equacionar a problemática do financiamento dos programas assistenciais às classes menos favorecidas, que se estima em 34 milhões de brasileiros.

O dólar poderá ter seu preço aviltado, mas seguramente não será por demanda legítima de mercado à vista, para este o BC atua profilaticamente, mas por demanda defensiva se houver intensificação das incertezas e insegurança.

E, ao que tudo indica a poupança represada pelos mais abastados terá o direcionamento do investimento em imóveis e não para a B3 (SA:B3SA3) o que pode levar grande parte dos IPO´s a serem repensados para 2020.

Nos Estados Unidos as expectativas sobre programa extraordinário focando alavancar as soluções para as consequências gerais da pandemia, dado o clima eleitoral que envolve a cadeira Presidencial, poderá ser postergada para primeiro ato do Presidente eleito, mas mesmo que saia antes, não se deve nutrir perspectivas de que recursos venham a fluir para o Brasil.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Não há negacionismo, mas sim realismo e sem o olhar cético sobre a realidade será difícil retomar os rumos da prosperidade.

Últimos comentários

SERENIDADE! MUITO bom!!! mas não perdi o OTIMISMO!!!
Uma das melhores e mais realista análise político-economica que li nesse trimestre. Infelizmente o governo desperdiçou a oportunidade de avançar com as reformas estruturais nesse ano, mesmo com a nova composição política, retirando os novatos dos papéis de articulação e colocando outros mais experientes. Uma pena, provavelmente só para o ano que vem, pois 2022 é outro ano de eleição e ninguém vai querer abrir o "pacote das maldades".
Caro Sr. Sidnei, não acho justo sua critica uma vez que despeja somente sobre o governo, a paralisia das ações citadas na chamada da matéria. Primeiro que a pandemia do COVID19 não pode ser chamado de Álibi. Segundo, bem sabemos que nosso congresso tem uma ideia específica sobre Articulação Politica. Quanto a austeridade fiscal, acredito que DOAR 50 bi por mês para ajudar 65 milhões de pessoas, não fazia parte da agenda do Paulo Guedes. Então vamos dar credito ao governo, uma vez que no melhor ano da Dilma, a bolsa não passou dos 80K pontos e estamos nós aqui no meio da Pandemia com a bolsa hoje a 98k pontos. Ja tomou café hoje!
a Dilma nao é referencia para nada. A pandemia é um alibi porque sem ela veriamos melhor a inercia.
Vejam este outro indicador, o INCC-M (Índice Nacional de Custos da Construção do Mercado) que é um indicador  calculado pela FGV e que tem a finalidade de acompanhar os valores de construções habitacionais. O cálculo desse índice é feito com dados coletados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília. Basicamente é um termômetro do nível de atividade econômica no país. Seu cálculo também abrange materiais, equipamentos, serviços e mão-de-obra e é liberado mensalmente. Em 2019 esse índice era de 0.6 em 2020 esse índice é de 1.1 quase o dobro
Gosto muito deste autor, da formacomo escreve, muito embora não concorde com seu pessimismo. Primeiro, segundo a CNI a atividade industrial segue em recuperação com alta do emprego Sondagem indica que atividade já se encontra no patamar pré-crise. Segundo, a utilização da Capacidade Instalada alcançou 71%, 2 pontos percentuais acima do apurado em agosto de 2019 e 4 pontos percentuais a mais na comparação com julho. É o maior percentual para o mês desde de 2014, quando o UCI ficou em 72%. Terceiro, o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) subiu 1,44 % em setembro, a maior alta desde julho de 2013, ficando 0,56 ponto percentual acima da taxa de agosto. No ano, o índice acumula alta de 4,34% e, nos últimos doze meses, de 4,89%, resultado bem acima dos 3,78% registrados nos doze meses imediatamente anteriores. Em setembro de 2019 o índice foi 0,37%.Quarto, quanto ao desemprego, o Brasil criou 249 mil vagas formais de emprego no melhor agosto em dez anos.
Sem contar Jose Artur, que o governo despeja mensalmente 50 Bi na economia e que não há vontade do congresso em votar a venda de estatais (berço dos desvios políticos). Desta forma no cenário geral (como vc desenhou) acredito que estamos muito bem, dentro do cenário caótico que passa o mundo.
cuidado com o que vcs leem e acreditam. estamos outra vez no voo da galinha e recuperacao possivel so em U bem largo 2 anos no minimo. Ha muitas fakes news nestes dados para estimular otimismo. O exercito da populacao miseravel esta em grande risco e se nao tiverem ajuda a economia naufraga revertendo os discretos sinais de melhoria.
É triste falar isso, mas quem pariu Matheus que o embale, que os defensores desse governo arrume essa pataquada.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.