Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Ameaça de Trump e Coronavírus pesam sobre os mercados mundiais

Publicado 23.01.2020, 07:20
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: As bolsas da China lideraram as perdas entre os principais mercados asiáticos na quinta-feira, com o aumento do número de mortos na China devido ao surto de um vírus causador de pneumonia.

Existe a preocupação por conta do período do Ano Novo Lunar que está previsto para começar no sábado, quando centenas de milhões de cidadãos chineses viajarão dentro o país ou para o exterior durante o período.

A partir de quinta-feira pela manhã, horário de Pequim, todo o transporte público foi suspenso na cidade chinesa de Wuhan, onde se acredita que o surto tenha começado.

O composto de Xangai caiu 2,75%, enquanto o composto de Shenzhen caiu 3,45%. O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,51%.

O Nikkei do Japão caiu 0,98%, enquanto o índice Topix caiu 0,78%. Dados comerciais japoneses mostraram que as importações em dezembro recuaram 5,0% e as exportações caíram 6,3% ante ano anterior, muito abaixo das expectativas de uma queda de 4,2% esperada pelos economistas, marcando o 13º mês consecutivo de queda, afetado pela desaceleração da demanda na China. As tensões comerciais da China com os EUA prejudicaram o comércio do Japão. O superávit comercial foi de 6,6 trilhões de ienes (US $ 60 bilhões) com os EUA no ano passado, com as exportações caindo 1,4% em relação a 2018 e as importações recuaram 4,4%.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 0,93%.

Na Austrália, o ASX 200 caiu 0,63%, para 7.088 pontos. Entre as mineradoras, BHP caiu 0,4%, Fortescue Metals recuou 1,7% e Rio Tinto (LON:RIO) fechou em baixa de 1,4%. A produtora de petróleo Woodside Petroleum caiu 1,9%. Dados divulgados na quinta-feira mostraram que o crescimento dos empregos superou as expectativas. Com ajuste sazonal, 28.900 empregos foram criados na Austrália em dezembro, segundo dados do Australian Bureau of Statistics. Isso ficou muito acima das expectativas de um aumento de 15.000 em uma pesquisa da Reuters, mas em média, a economia criou 14.500 empregos por mês no 4T 2019, abaixo dos 27.100 do 3T 2019.

No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan caiu 1,02%.

EUROPA: Os mercados europeus declinam nesta quinta-feira, em meio às crescentes preocupações com a disseminação do coronavírus na China e pelo fato da UE ser o próximo alvo na lista comercial do presidente Donald Trump.

O coronavírus permanece na lista de preocupações dos investidores, à medida que o número de mortos pela doença continua a aumentar; 17 pessoas já morreram com o vírus. A Organização Mundial da Saúde adiou uma decisão na quarta-feira de declarar a doença uma emergência de saúde global.

O Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, também permanece no centro das atenções dos investidores. Na quarta-feira, o presidente Trump disse que a UE “não tem escolha” a não ser negociar um novo acordo comercial com os EUA. Caso contrário, ele precisará “agir” com “aumento de tarifas sobre seus automóveis e outras coisas”.

O pan-europeu Stoxx 600 cai 0,4% no início da sessão, com ações ligadas ao setor de recursos básicos liderando as perdas no pan-índice, à medida as principais bolsas entram em território negativo.

Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American (LON:AAL) e BHP cai 1,4% cada, enquanto Antofagasta (LON:ANTO) cai 2,7% e Rio Tinto recua 2%.

Os mercados também estarão acompanhando o Banco Central Europeu, cujo conselho de administração formulará a sua primeira decisão de política monetária do ano nesta quinta-feira. Não se espera muito em termos de mudança nas taxas, mas todos estarão de olho no discurso de Christine Lagarde na primeira ampla revisão estratégica do banco desde 2003, que abrangerá uma grande gama de tópicos, desde moedas digitais até mudanças climáticas.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA caem na manhã de quinta-feira. A disseminação do coronavírus na China colocou uma pressão descendente nos mercados de ações globais, com o número de mortos subindo para 17 e a Organização Mundial da Saúde devendo reunir novamente nesta quinta-feira para decidir se deve declara a doença uma emergência de saúde global.

Na quarta-feira, houve a divulgação de um aumento no número de casos confirmados da nova cepa de coronavírus, originada na cidade chinesa de Wuhan e agora foi detectada em toda a Ásia e em lugares tão distantes quanto os EUA, chegando a casa dos 600.

O foco de quinta-feira também estará sintonizado com as movimentações de ações individuais decorrentes da temporada de ganhos corporativos, com uma forte sessão para a IBM (NYSE:IBM) que ajudou o setor de tecnologia na quarta-feira.

A Comcast, Procter & Gamble, Union Pacific e American Airlines devem reportar seus ganhos antes do sino de abertura e com Intel (NASDAQ:INTC) divulgando seu relatório após o fechamento do comércio.

Na agenda econômica, os números de solicitações de seguro-desemprego para janeiro devem ser divulgado às 10h30 da manhã.

ÍNDICES FUTUROS - 7h10:

Dow: -0,10%

SP500: -0,03%

NASDAQ: +0,02%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.