Análise de Resultado 3T19: Alta do Lucro Não Está Representado no Preço das Ações

Análise de Resultado 3T19: Alta do Lucro Não Está Representado no Preço das Ações

Eduardo Guimarães  | 12.11.2019 11:24

Eu acredito que o crescimento do lucro das empresas não está representado no preço das ações do Ibovespa. Eu chamei o crescimento dos lucros das empresas de “efeito mola”, pois o resultado das empresas estava muito comprimido devido ao baixo nível de atividade econômica.

Na coluna de hoje analisarei os resultados do terceiro trimestre de 2019 de 12 grandes empresas de diversos setores e que fazem parte do Índice Bovespa, mostrando o crescimento dos lucros no trimestre e nos nove primeiros meses de 2019.

A temporada de resultados do terceiro trimestre de 2019 está a pleno vapor, com as principais empresas do Ibovespa mostrando os seus resultados referentes ao período de julho a setembro de 2019 (ex: Petrobras (SA:PETR4), Vale (SA:VALE3), Itaú (SA:ITUB4), Bradesco (SA:BBDC4), Ambev (SA:ABEV3), Banco do Brasil (SA:BBAS3), B3 (SA:B3SA3) e Localiza (SA:RENT3)).

O resultado foi bom? A ação vai subir ou cair?

Esta é a principal pergunta a ser respondida ao analisarmos o resultado de uma empresa no curto prazo. Tentar prever o que vai acontecer com o preço das ações da empresa é o chamado call (opinião). Eu sempre falava para a minha equipe de analistas: “Sempre existe uma chance de 50% de acertar o call: a ação pode subir ou descer”.

Projeção de crescimento de lucro das empresas na Bolsa

O lucro das empresas, exceto Vale (SA:VALE3) e Petrobras (SA:PETR4), deverá crescer cerca de 20% ao ano em 2019 e em 2020. O lucro das empresas é o principal catalisador para os preços das ações da Bolsa.

Análise dos resultados do terceiro trimestre de 2019

Agora irei analisar os resultados de um conjunto de 12 empresas do Ibovespa. Na tabela abaixo eu mostro o crescimento do lucro líquido no terceiro trimestre e de janeiro a setembro de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018.

Crescimento do lucro (jan-set/19 vs jan-set/18)

Na média, o lucro das empresas cresceu 21% no terceiro trimestre e 33% de janeiro a setembro de 2019, em comparação os mesmos períodos de 2018.

Eu ressalto que o setor de commodities distorce bastante o lucro devido à variação cambial e à oscilação nos preços do petróleo e do minério de ferro.

O lucro das empresas (ex Vale (SA:VALE3) e Patrobras) cresceu 16% no terceiro trimestre e 18% nos nove primeiros meses de 2019.

Comportamento dos preços das ações após os resultados

Irei agora analisar o comportamento do preço das ações das empresas logo após a divulgação dos seus resultados do terceiro trimestre.

Apenas uma empresa apresentou forte crescimento de lucros com impacto positivo no preço das ações: Magazine Luiza (SA:MGLU3), com crescimento de 97% no lucro líquido do terceiro trimestre, e alta de 7% no preço das ações logo após os resultados.

Comportamento da ação após divulgação resultado

Por outro lado, Bradesco (SA:BBDC4), Localiza (SA:RENT3) e IRB (SA:IRBR3) tiveram desempenho negativo no preço das ações (quedas de 4,1%, de 6,2% e de 4,4%, respectivamente), mesmo com forte crescimento de lucro no terceiro trimestre de 2019 (altas de 20%, de 29% e de +29%, respectivamente).

Já a Ambev (SA:ABEV3) decepcionou, com um resultado mais fraco em termos de participação de mercado de cerveja (market share) no Brasil, por essa razão as ações (ABEV3) caíram 8,3%.

Como explicar a queda no preço das ações?

A resposta é meio óbvia, mas as ações sobem quando o resultado é mais forte do que o esperado e caem quando o resultado é inferior às expectativas.

Tudo na vida é a gestão de expectativas, e uma definição de felicidade é simples: “quando a realidade supera as expectativas”.

Quando o resultado de uma empresa vem muito diferente do esperado, o mercado revisa (para cima ou para baixo) as projeções para o futuro, como por exemplo o lucro líquido.

Earnings momentum

Essa expressão quer dizer quando os resultados de uma empresa estão em crescimento ou em declínio. Existem empresas que por vários trimestres consecutivos entregam resultados superiores ao esperado, como por exemplo a Magazine Luiza (SA:MGLU3) e como era a Localiza (SA:RENT3) no passado. Pode-se dizer que as empresas de varejo eletrônico e fintechs estão com um bom earnings momentum.

O valor das empresas aumenta quando as projeções de lucro são revisadas para cima após resultados acima das expectativas.

Conclusão

Acredito que o mercado tinha expectativas muito altas para alguns resultados, especialmente os de Localiza (SA:RENT3), do Bradesco (SA:BBDC4) e do IRB (SA:IRBR3), mas as empresas apresentaram forte crescimento nos lucros.

Por último acredito que as small caps, de valor de mercado e liquidez menores, podem apresentar forte crescimento nos lucros em 2019 e 2020.

Eduardo Guimarães

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
marcos farah
marcos farah

Tudo,tudinho é esquema, porque então que algumas empresas com bons resultados sobem e outras com resultados bons também caem ?!?! Será que isso acontece em países sérios?!? duvido muito. O que EIke Batista fez aqui na bolsa brasileira, nos USA estaria preso !!Safado !!  ... (Leia Mais)

13.11.2019 00:34 GMT· 2 · Responder
Breno Leite
Breno Leite

Bolsa brasileira é um lixo  ... (Leia Mais)

12.11.2019 19:37 GMT· Responder
Vai_Cair_Voltou
Vai_Cair_Voltou

Preparem-se que vai ter queda. Quando eles começam a propagar informação de que vai subir, tenha certeza que vai cair e quando trazem os ventos do apocalipse é porque vai subir. Eu não sei se eles são ruins mesmo ou se estão a serviço de alguém, mas eles erram demais. Pode ser que sejam ruins mesmo, pois se fossem bons estariam vivendo de RV e não fazendo análises ruins por aí.  ... (Leia Mais)

12.11.2019 15:51 GMT· Responder
Ezehalles Monteiro
Ezehalles Monteiro

isso significa que o preço subiu antes os lucros. o mercado se antecipou.  ... (Leia Mais)

12.11.2019 14:56 GMT· 1 · Responder
Ricardo Salazar da Silva
Ricardo Salazar da Silva

Parece que a Suzano SUZB3 fugiu totalmente a essa regra.  ... (Leia Mais)

12.11.2019 14:48 GMT· 1 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+