Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Apesar da Volatilidade, Tendência Para o Bitcoin é Positiva

Publicado 06.05.2019, 11:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Não vou mentir: não sou das pessoas mais otimistas do mundo, não sou daqueles que costuma ver o copo “meio cheio”. De maneira geral, tendo invariavelmente para o pessimismo: acredito que tudo o que pode dar errado, eventualmente dará. Se para pessoas comuns o pessimismo pode parecer inconveniente, para o investidor ele é uma grande virtude: o pessimismo te força a ser responsável e gerenciar risco de maneira segura.

No último dia 25 o mercado de criptomoedas passou por um momento de grande pessimismo: a Bitfinex, uma das maiores corretoras do mercado, teria utilizado $850 milhões de reservas da Tether Limited (emissora do USDT, principal stablecoin do mercado) para cobrir rombos contábeis. A divulgação dessa notícia fez com que em menos de uma hora, o Bitcoin despencasse da região de $5.500 para $5.000, se estabilizando na região dos $5.200 nos próximos cinco dias. O Tether, criptomoeda pareada com o dólar, chegou a cair a 95 centavos e, desde então, ainda não se recuperou totalmente.

Apesar do cenário e apesar do meu pessimismo habitual, devo confessar que continuo extremamente otimista com o Bitcoin, talvez até mais do que nunca. Por que? Há uma série de indicadores que parecem alertar que estamos adentrando em um bull market. Em primeiro lugar, podemos citar o “golden cross”: no gráfico diário, as médias móveis de 50 dias ultrapassaram as médias móveis dos 200 dias, quadro que é tradicionalmente visto como um prelúdio de tendência de alta.

Médias móveis de 50 dias (verm) cruzam com as de 200 (azul)

Indicadores de análise técnica são importantes, é claro, mas nem só de candle vive o homem. E se o gráfico indica boas novas, os fundamentos também confirmam a tendência. No mês de abril o MVRV, indicador que divide o valor de mercado pelo valor investido (market value to realized value) subiu para níveis acima de 1 pela primeira vez desde novembro. Historicamente, um MVRV inferior a 1 indica subprecificação do Bitcoin, enquanto que um MVRV superior a 4 indica que o Bitcoin está supervalorizado.

MVRV e relação com o preço. Fonte: Coinmetrics

A hash rate, indicador que avalia a capacidade de processamento da rede Bitcoin e, portanto o interesse dos mineradores, também voltou a crescer, atingindo níveis similares aos de agosto de 2018, quando o Bitcoin era negociado entre seis e sete mil dólares. Há grandes debates discutindo se a hash rate impacta no preço ou se o preço impacta na hash rate, mas o grande consenso é que o crescimento do indicador é positivo para o mercado.

Hash rate volta a crescer. Fonte: Blockchain.inf

E por falar em hash rate, a mineração também voltou a ser mais lucrativa. O valor total das taxas de transação pagas aos mineradores em dólares retornou a níveis de junho de 2017 e parece apresentar crescimento saudável.

Valor total das taxas de transação volta a crescer Fonte: Coinmetri

Se a mineração ficou mais rentável, a dificuldade de minerar também aumentou, retornando a níveis de agosto de 2018. Além da maior rentabilidade da mineração, o crescimento da dificuldade e da hash rate pode ser explicado graças ao lançamento da nova mineradora Antminer 17, da gigante chinesa da mineração, a Bitmain. A nova Antminer seria capaz de processar mais de 50 terahashes por segundo e reduzir o consumo de energia em até 30%.

Apesar de ter sido lançada no dia nove de abril, a Bitmain tem o costume de reservar uma generosa fatia da produção para a própria mineração, o que deve ter se intensificado, seja pelo prejuízo que a companhia teve na guerra de hashes durante o hard fork do Bitcoin Cash ou seja pelo atraso de seu IPO na bolsa de Hong Kong. A empresa teria enfrentado prejuízos superiores a 500 milhões de dólares no terceiro trimestre de 2018.

Dificuldade de mineração volta a subir. Fonte: Blockchain.info

O valor médio das transações também segue aumentando desde janeiro, retornando para níveis similares aos de abril de 2017, período de início da grande bull run do Bitcoin:

Valor médio das transações em dólares. Fonte: Coinmetrics

O número de transações confirmadas diariamente na rede Bitcoin também segue crescendo, se aproximando das máximas históricas:

Número de transações confirmadas por dia na rede Bitcoin; Bloomberg

Contrariando o senso comum, o aumento de transações não necessariamente é um indicador bom, pois poderia significar que mais pessoas estão vendendo Bitcoin, o que puxaria o preço para baixo. Porém ao que parece, não é isso o que está acontecendo. Quem nos revela isso é outro indicador, o Bitcoin Days Destroyed (BDD), que avalia quando as moedas foram movidas pela última vez. Após registrar máximas históricas em março, o BDD retornou aos baixos níveis de março de 2016, que indica que os holders de longo-prazo do Bitcoin não estão vendendo.

Bitcoin Days Destroyed retorna a níveis saudáveis. Fonte: OXT

Outro indicador importante também é o realized cap, que indica o valor que foi investido na rede Bitcoin. O realized cap vem diminuindo levemente desde dezembro, o que indica que os investidores estão diminuindo seus preços médios e, com isso, há menos investidores com prejuízo.

Queda do realized cap. Fonte: Coinmetrics

Por fim, os principais indicadores que evidenciam que passamos por uma fase de acumulação e início de tendência de alta são dois: o preço do Tether, causador da queda do Bitcoin, já vem lentamente convergindo para sua paridade com o dólar. Além disso, o próprio Bitcoin já vem se recuperando da queda. E o que explica essa retomada? Nada, não houve nenhum gatilho, nenhuma notícia boa foi compartilhada nesse meio tempo. E se tem uma coisa de que tenho certeza na vida é: mercado que responde bem a notícia ruim é mercado de alta.

Últimos comentários

show
Excelente artigo, claro e direto... parabéns!
Excelente artigo, claro e direto... parabéns!
Tá de parabens, bastante esclarecedor
que artigo legal.
Ainda tá muito complexo! Criptonita...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.