Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Após Forte Trimestre, Investidores Preferem Embolsar Lucro no Último Dia

Publicado 31.03.2017, 07:14

SIA: A maioria dos mercados da Ásia terminou em queda no último dia de negociação em março, enquanto os investidores aguardam a reunião de Trump com o presidente chinês Xi Jinping. Xi, juntamente com sua esposa Peng Liyuan, deverá ser hospedado por Trump e pela primeira-dama Melania Trump no campo de golfe do presidente dos Estados Unidos, na Flórida, na próxima quinta-feira e sexta-feira, mas Trump disse através do Twitter na quinta-feira que a reunião será "muito difícil" e que os EUA não poderiam mais tolerar déficits comerciais e perdas de empregos.

Na Austrália, o ASX 200 oscilou durante a maior parte da sessão e fechou 0,53% menor, com os investidores preferindo realizar lucro no último dia do trimestre, mas não tão longe de uma alta de dois anos nesta sexta-feira. O índice de referência ainda registrou um ganho semanal de 1,9%, o maior este ano e fechou o mês com alta de 2,7%, enquanto que no trimestre o índice registrou um ganho de 3,5%.

Os quatro grandes bancos australianos entregaram parte dos ganhos que alimentaram o ASX nesta semana, caindo entre 0,5 e 1,4% na sexta-feira, mas ainda subiram entre 1,5 e 3,9% durante a semana. National Australia Banking teve o melhor desempenho entre eles. O setor de materiais foi o único a registrar quedas globais durante a semana, embora a Rio Tinto (LON:RIO) tenha adicionado 0,6%, enquanto BHP e Fortescue caíram 0,9 e 0,5 por cento, respectivamente, durante as cinco sessões. Nesta sexta-feira, BHP subiu 0,3%, Fortescue avançou 0,5% e Rio Tinto fechou estável.

No Japão, o Nikkei fechou em queda de 0,81%, com o iene sendo negociado a 111,84 contra o dólar, mais forte do que os 112,19 do dia anterior e com os rendimentos dos títulos subindo durante a noite (os rendimentos são inversamente proporcionais aos preços). O núcleo da inflação do Japão em fevereiro aumentou 0,2% em relação ao ano anterior, marcando o crescimento mais rápido em quase dois anos, mas as despesas domésticas caíram 3,8% em fevereiro em relação a um ano atrás, maior do que as estimativas para uma queda de 1,7% dos analistas. Enquanto isso, a taxa de desemprego no Japão em fevereiro recuou para 2,8%, sua menor taxa desde junho de 1994 e marcou uma melhora no mercado de trabalho.

Na Coreia do Sul, o Kospi caiu 0,2%. A produção das fábricas do país em fevereiro caiu 3,4% em relação ao mês anterior, o pior em mais de 8 anos. Uma pesquisa da Reuters esperava que a produção industrial do mês passado ficasse estável. Enquanto isso, um tribunal sul coreano aprovou um mandado de prisão para a presidente deposta Park Geun-hye, por acusações de suborno e abuso de poder.

Na China, Índice PMI de manufatura para março subiu para 51,8, comparado com 51,6 de fevereiro. O PMI de serviços também veio mais fortes, com leitura de 55,1, em comparação com 54,2 do mês passado. A marca de 50 pontos separa o crescimento da contração numa base mensal. As bolsas do continente, destoaram de seus pares. Shanghai Composite fechou em alta de 0,39% e o Shenzhen Composite adicionou 0,34%. Enquanto isso, o índice de Hong Kong, Hang Seng, caiu 0,78%. O lucro anual relatado pelas companhias aéreas Air China, China Eastern Airlines e China Southern Airlines divulgados na quinta-feira ficaram aquém das expectativas dos analistas, devido perdas cambiais. O yuan se desvalorizou 6,6% em relação ao dólar no ano passado.

Durante comércio asiático, os preços do petróleo deslizaram. Na quinta-feira, a commodity subiu para a máxima em três semanas, depois que o ministro do Petróleo do Kuwait, Essam al-Marzouq, disse que seu país apoiava a ampliação do acordo de corte de produção da OPEP.

EUROPA: Mercados europeus abriram em queda na manhã desta sexta-feira, com os investidores digerido as novas diretrizes da UE para um potencial Brexit e analisando o relatório da inflação da zona do euro, que deve influenciar as expectativas da taxa de juros neste ano pelo BCE. O Stoxx Europe 600 cai 0,42%, diminuindo o seu ganho semanal para 0,8%. Para o trimestre, o benchmark pan europeu tenta estabelecer um ganho de 5%, seu terceiro aumento trimestral consecutivo.

As perdas de sexta-feira ocorrem em parte porque ações do setor de recursos declinam. Esse pessimismo se deve as incertezas políticas na África do Sul, que é um grande produtor de ouro e metais básicos. O Presidente Jacob Zuma demitiu o ministro das Finanças Pravin Gordhan em uma grande remodelação do gabinete e houve especulação de que Zuma pode renunciar em 2018. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) cai 3,4%, Antofagasta (LON:ANTO) recua 2,7%, Glencore (LON:GLEN) recua 1,9%, enquanto BHP Billiton e Rio Tinto perdem 2,4% cada.

O FTSE 100 do Reino Unido cai pela segunda vez consecutiva, pesada por mineradoras, na sequência da queda dos preços dos metais. Mesmo assim o benchmark britânico segue para um ganho semanal de 0,2%. Para o primeiro trimestre, o benchmark de Londres segue para um ganho de 2,9%, seu quarto avanço trimestral consecutivo. Isso marcaria seu maior rali de alta trimestral desde 2011. Para março, o FTSE segue para um avanço de 1,2%, na sequência de um ganho de 2,3% para fevereiro.

Entre os dados econômicos já divulgados, houve um crescimento econômico de 0,7% para o quarto trimestre no Reino Unido. A agência de estatísticas da União Europeia anunciou que a inflação ao consumidor foi de 1,5% em março ante ano anterior, abaixo da taxa de inflação de 2% de fevereiro. O declínio da inflação foi mais acentuado do que o esperado pelos analistas que estimavam que os preços subiriam 1,8%. O declínio da inflação foi impulsionado pelos preços da energia e dos alimentos. A inflação subiu nos últimos meses, superando a meta do BCE pela primeira vez em quatro anos em fevereiro. Isso levou a Alemanha, a maior economia da zona do Euro, a pedir o fim da série de medidas de estímulo lançadas pelo BCE desde meados de 2014, quando autoridades políticas temiam que a zona do euro estivesse entrando na deflação. A inflação alemã caiu mais do que o esperado neste mês, enquanto a inflação francesa para o mesmo mês ficou mais fraco do que o esperado. Segundo analistas, de uma maneira geral, isso é uma má notícia para as esperanças do euro, pois é esperado que o BCE aperte a política monetária a qualquer momento e poderá desencadear outra rodada de perdas para a moeda comum.

A União Europeia publicou o seu projeto de diretrizes para negociar o Brexit, mostrando que o bloco está pronto para discutir um possível acordo de livre comércio com a Grã-Bretanha antes que os dois lados cheguem ao acordo final. Enquanto isso, Bruxelas está pronta para sediar o NATO nesta sexta-feira, quando o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, deve participar pela primeira vez.


AGENDA DO INVESTIDOR EUA:

9h30 - Core PCE Price Index (renda individual dos cidadãos norte-americanos) e Personal Spending (gastos dos consumidores) e também o núcleo do Personal Consumption Expenditures - PCE (gastos pessoais dos americanos - medida de inflação mais acompanhada pelo Fed);
10h45 - Chicago PMI de agosto (mede o nível de atividade industrial na região);
11h00 - Michigan Inflation Expectations (mede a porcentagem que os consumidores esperam do preço dos bens e serviços nos próximos 12 meses);
11h00 - Revised UoM Consumer Sentiment (mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana);

ÍNDICES FUTUROS - 7h00:
Dow: -0,17%
SP500: -0,22%
NASDAQ: -0,16%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este elatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.