Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Os Mercados Estão à Beira de um Momento Minsky?

Publicado 16.09.2020, 16:24
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Publicado originalmente em inglês em 16/09/2020

A conversa sobre o temido "Momento Minsky" voltou à tona enquanto um efervescente mercado de ações nos EUA parece desafiar toda a lógica ao atingir novas máximas em meio a uma pandemia que afetou as economias ao redor do mundo.

O estrategista de mercado Ron William, fundador da RW Advisory, pronunciou as palavras fatídicas no início deste mês em uma aparição no Squawk Box Europe da CNBC.

Colapso Repentino Após Rali Eufórico?

O termo "Momento Minksy" refere-se a um colapso repentino do mercado após uma corrida de alta insustentável baseada em crédito fácil. A expressão reflete as ideias do economista Hyman Minsky, que lecionou na Washington University em St. Louis e terminou sua carreira no Levy Institute no Bard College.

Minsky, que era amplamente considerado uma figura marginal na época, não viveu para ver seu momento. Ele morreu em 1996 e foi apenas em 1998 que o economista Paul McCulley cunhou o termo para descrever o colapso do mercado na esteira da crise financeira asiática.

SPX Mensal 2002-2020

McCulley reviveu a ideia em 2009, quando os mercados entraram em colapso novamente após a queda dos preços dos imóveis e o início da crise das hipotecas subprime, que levou a uma crise de liquidez global angustiante e ao que agora chamamos de Grande Recessão.

William diz que agora enfrentamos outro momento assim. Mesmo antes da pandemia, muitos economistas se sentiam desconfortáveis ​​com o aumento e a alta dos preços das ações. O colapso econômico quando países ao redor do mundo impuseram bloqueios para combater a Covid-19, entretanto, agora deu espaço a uma nova euforia no mercado de ações dos EUA que é ainda mais desconcertante.

É verdade? Estamos à beira de outro colapso do mercado? Minsky acreditava de maneira pessimista que os mercados financeiros são inerentemente instáveis ​​e que surtos de exuberância irracional e declínios precipitados são inevitáveis.

Minsky é geralmente classificado como pós-keynesiano porque se inspirou nas noções do economista britânico John Maynard Keynes e se opôs às visões monetaristas da chamada Escola de Chicago.

Mas foi Keynes quem observou que as pessoas costumam ser escravas de algum "escriba acadêmico extinto". Minsky baseou suas ideias nos rabiscos de Keynes e agora os proponentes do Momento Minsky contam com os rabiscos de um economista que teve pouco respeito quando estava vivo.

Ações de Tecnologia Mais Uma Vez Impulsionando Ganhos

A resposta mais curta e precisa para a pergunta é que ninguém sabe se estamos diante de um "Momento Minsky". Os investidores se comportarão de acordo com sua tolerância ao risco. Aqueles com baixa tolerância ao risco se sentirão enjoados e sairão das ações. Aqueles com uma tolerância mais alta montarão o touro sabendo que podem não ver quando ele estiver caindo do penhasco, se realmente houver um penhasco para cair.

A atual bolha nos preços das ações se assemelha mais à bolha pontocom do final dos anos 1990 do que ao período que antecedeu a crise asiática ou a crise financeira de 2008. Naquela época, as ações das startups no alvorecer da era digital ostentavam preços astronômicos, embora estivessem apresentando prejuízos e permanecessem anos longe de ganhar qualquer dinheiro.

Mais uma vez, são as ações de tecnologia que estão impulsionando o aumento nos mercados dos EUA. Mas as ações da FAANG — Facebook (NASDAQ:FB), Amazon (NASDAQ:AMZN), Apple (NASDAQ:AAPL), Netflix (NASDAQ:NFLX) e Alphabet, mãe do Google (NASDAQ:GOOGL) - agora são gigantes digitais maduros que dominaram seus setores e ganham muito dinheiro.

As consequências da pandemia, no mínimo, contribuíram para a alta dessas ações, porque o isolamento social levou a um boom precisamente nos serviços que elas oferecem. Os investidores veem muitas evidências para convencê-los de que o céu é o limite.

Os céticos questionam por que as ações dos EUA estão indo tão bem, quando outros mercados, como no Reino Unido, ainda estão registrando quedas. Isso ignora o fato de que o benchmark da Alemanha, o índice DAX, por exemplo, também está se aproximando de suas máximas, enquanto a economia forte da Alemanha resiste ao impacto da Covid-19.

Os críticos gostam de atribuir a efervescência das ações norte-americanas à enorme liquidez que o Federal Reserve dos EUA está injetando na economia. Combinado com taxas de juros próximas a zero e aos rendimentos de títulos, esse dinheiro está caindo em ações.

A palavra-chave para um "Momento Minsky" é insustentável. Minsky acreditava que essas corridas de alta são fundamentalmente insustentáveis ​​porque os investidores assumem cada vez mais riscos e estendem seu crédito até que algum gatilho inicie uma cascata de liquidações e uma corrida pelas saídas.

Tendências Contínuas de Incentivo

Mas Minsky não testemunhou a revolução digital e nunca experimentou um bloqueio global. Esses eventos anunciam uma mudança de paradigma na economia e nos mercados ou estão sujeitos às mesmas leis que a história nos ensinou?

A correção nas ações de tecnologia no início do mês certamente fez os investidores hesitarem, mas eles rapidamente superaram a hesitação e voltaram ao movimento.

Por mais importantes que sejam as ações de tecnologia, elas não representam toda a economia e nem mesmo todo o mercado de ações. Os touros estão antecipando um retorno às tendências econômicas anteriores à pandemia, com forte crescimento, desemprego despencando e inflação inexistente.

O último sinal encorajador para os touros é uma onda de atividades de fusões, já que US$ 69 bilhões em negócios foram anunciados apenas nesta semana. Os analistas avaliam que as fusões indicam que algumas ações estão subvalorizadas.

Talvez um retorno ao status quo seja otimista demais. Mas as mudanças na economia e no mercado podem significar que algumas dessas velhas ideias de economistas precisam ser revistas.

Sem dúvida, veremos correções de mercado no futuro, e talvez outro colapso, mas não é particularmente útil rotular essas circunstâncias sem precedentes com o nome de um acadêmico de tanto tempo atrás.

Últimos comentários

os caras todos dias de todos anos falam de colapso kkk nem tem como levar a serio mais
e não é pra ficar desconfiado com valuations super esticados e índices descolados da economia real?
os caras todos dias de todos falam de colapso kkk nem tem como levar a serio mais
uma hora acertam haha
continuem Remando Pecadores !!!
Compre títulos públicos, empreste dinheiro pro Estado falido a 2% ao ano. Não compre ações de empresas malvadas que dão lucro anos a fio e pagam 6-8-10% de dividendos.
Buuuu, compre títulos públicos, empreste dinheiro pro Estado quebrado a juros de 2% ao ano.  Não compre as ações de empresas malvadas que dão lucro anos a fio e pagam 6-8-10% de dividendos. Buuuuu
As ações do setor de tecnologia realmente parecem infladas, nao diria bolha, mas o sinal amarelo esta aceso. No demais segue quase tudo a um preço justo, na minha opinião.
quem procura topo, leva tromba
A alta das FAANGS não tem absolutamente nada a ver com as das empresas de internet que levou a bolha das pontocom. Na verdade sequer existe bolha, embora o valuation esteja esticada. Na crise das .com mera promessas eram negociadas a 1.000x lucro. Hoje temos empresas globais com público cativo, faturamento de bilhões e lucros crescentes ano a ano. Entre discordar do valuation atual e dizer que há uma bolha existe uma diferença abismal. A correção virá não por bolha, mas pela cíclica dos mercados e retorno às médias. Essa é a hora que o investidor inteligente faz o “big money”, sendo ganacioso quando todos estão apavorados.
A maioria das bolsas estão sofrendo. Me parece que são poucos casos de exuberância, especialmente nos EUA. Não há como não atribuir ao FED. Mas me parece que as bolsas americanas descorrelacionaram da economia. Já passou muito tempo e muito gente apostando em uma queda forte que nunca veio.
Sempre um nome novo para o “bicho-papão” dos acionistas ... será que dessa vez se ficar o bicho pega?
Cada vez mais lemos artigos como esse... só os cegos não leem e por isso continuam a acreditar que está tudo certo e dará tudo certo...
Vejo que as ações de tecnologia estão no fim de um ciclo de alta e agora devem ser recuar a niveis normais e as ações de comodites devem iniciar um ciclo de alta. É que normalmente acontece ao longo dos últimos anos
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.