Areia Movediça ou Bolsão de Ar: O Que Há no Fundo do Poço dos Fundos Imobiliários?

Areia Movediça ou Bolsão de Ar: O Que Há no Fundo do Poço dos Fundos Imobiliários?

Ernani Reis  | 26.03.2020 11:27

Escrever para nossa coluna semanal neste momento me parece um grande desafio de equilíbrio para oferecer um conteúdo útil aos investidores, sem minimizar a realidade que estamos enfrentando. Por isso, antes de continuar, tenha em mente que o nosso desejo é que você e seus entes queridos estejam bem e que esta epidemia acabe o mais breve possível. Dito isso, daqui em diante, vou seguir um racional com o único objetivo de trazer mais clareza sobre um tema que pode ser do seu interesse. Boa leitura.

Comecemos esse texto fazendo uma breve retrospectiva.

Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) ganharam grande visibilidade em meados de 2019, quando os investidores da renda fixa – em sua maioria – começaram a buscar por melhores oportunidades de rentabilidade em um ambiente de baixa taxa de juros e inflação controlada.

Associados ao setor imobiliário e vistos como risco moderado, as vantagens dos FIIs abrangem o recebimento de rendimentos sobre aluguéis e vendas de imóveis, isenção do IR – atendendo a alguns requisitos – e baixo aporte inicial.

Naquele momento, a preocupação estava na diversificação dos novos fundos ofertados frente ao limitado estoque de ativos e à crescente demanda. A correção desta distorção vinha com aumento de lançamentos e aquisições, agora prejudicados com a chegada do Covid-19. 

Mas e agora? Como ficam os FIIs?

Nos primeiros meses deste ano, o IFIX (Índice de Fundos Imobiliários da B3) já acumula queda de 30,25%, recuando grande parte da alta de 35,98% do ano passado. A mudança brusca do cenário econômico global nos últimos dias atingiu o mercado financeiro de maneira sistêmica, ou seja, todos os investimentos sofreram algum impacto e com os FIIs não foi diferente.

O aumento das incertezas também prejudica a liquidez do imóvel de tijolo, que já é baixa por natureza. Por isso, não se sinta mal caso tenha visto as cotas do seu FII derreterem. Além de ser um investimento da renda variável de longo prazo, mesmo uma boa diversificação não seria capaz de impedir as quedas no curto prazo. 

O maior impacto no momento está nos fundos de shoppings centers, diretamente atingidos pelo fechamento do comércio e esvaziamento das ruas. Isso causou medidas como suspensão das atividades e não pagamento de dividendos que podem ter aborrecido muita gente, mas são preventivas e visam proteger os interesses do cotistas frente às incertezas.

Entre os que adotaram essas medidas estão o FII XP MALLS - XPML11 (subiu 43% ante queda de 50%), o FII Hedge Brasil Shopping - HGBS11 (subiu 37% ante queda de 47%) e o FII Vinci Shopping Centers - VISC11 (subiu 45% ante queda de 50%).

O risco, neste momento, fica sobre a inadimplência e o possível aumento da vacância caso esse cenário se prolongue por mais tempo. O fator tempo, por sinal, é crucial no processo de recuperação do setor. Mas para quem ainda pensa em investir em FII, adquirir ou construir imóveis, duas linhas racionais precisam ser compreendidas.

A primeira é de que o investidor capitalizado, que em tempo de crise consegue negociar melhores preços e sobreviver por período prolongado se necessário, sai muito beneficiado. Ele terá a possibilidade de adquirir cotas ou imóveis por um preço descontado, aumentando seu portfólio de investimentos e beneficiando-se da valorização que vier com a recuperação econômica e dos mercados.

A segunda, válida para a grande maioria dos pequenos e médios investidores, é de compasso de espera por mais algumas semanas. Isso porque pode ser que já tenhamos alcançado o fundo do poço, mas também é possível que lá embaixo ainda haja areia movediça e que o melhor a se fazer agora seja não se mexer.

Veja bem: não estou sugerindo que fique de fora de boas oportunidades se tiver capital disponível, mas a tendência é que a volatilidade retorne aos padrões normais no momento em que for possível enxergar o impacto das medidas econômicas adotadas pelos governos e bancos centrais mundo afora. Por isso, vale esperar.

Um bom exemplo disso é o reflexo da esperada aprovação do pacote de medidas do governo americano que injetará US$2 trilhões sobre o mercado, medida que já rendeu dois dias consecutivos de alta na bolsa, indicando que a “lógica” pode estar voltando.

Portanto, o momento é de transparência e consciência na hora de tomar suas decisões. 

Dizer que já seja a hora de sair comprando tudo é prematuro, mas pode ser que este seja o bolsão de ar que precisamos para tomar fôlego e sair do atoleiro.

Ernani Reis

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Emanoel Silva
Emanoel Silva

Cautela sempre. parabéns pelo texto  ... (Leia Mais)

28.03.2020 13:02 GMT· Responder
Jb Souza
Jb Souza

Nesse momento cautela é a palavra de ordem.  ... (Leia Mais)

28.03.2020 08:32 GMT· Responder
Joao Soares de Mello
Joao Soares de Mello

Escreveu muito e não disse nada. Pode estar barato mas também pode cair mais. Para isso não preciso de analistas.  ... (Leia Mais)

28.03.2020 04:48 GMT· 1 · Responder
Júlio César
Júlio César

parabéns, texto muito bom!  ... (Leia Mais)

27.03.2020 10:21 GMT· Responder
Marcos Pereira
Marcos Pereira

Ótimo texto, parabéns!  ... (Leia Mais)

27.03.2020 10:07 GMT· Responder
Marcelo Santos
Marcelo Santos

Com esta , aprendi a não confiar em assessor.  ... (Leia Mais)

27.03.2020 02:48 GMT· 1 · Responder
Patricia Motti Beiram
Patricia Motti Beiram

👏👏👏👏👏👏  ... (Leia Mais)

27.03.2020 01:45 GMT· Responder
Carlos Sauerbier
Carlos Sauerbier

Parabéns Ernani. Excelente artigo.  ... (Leia Mais)

27.03.2020 01:13 GMT· Responder
Marilene Giraldelli
Marilene Giraldelli

Muito bom. Vamos sair melhores da pandemia.  ... (Leia Mais)

26.03.2020 23:32 GMT· Responder
Thomaz Souza
Thomaz Souza

Moço, que racional coeso! muito bom  ... (Leia Mais)

26.03.2020 21:57 GMT· Responder
Erivaldo Lopes
Erivaldo Lopes

Parabéns pelo artigo. Sou iniciante em Fundos Imobiliários, tenho sede de conhecimento, de aprender, de analisar melhor um (fof). Por isso tenho certeza que seu antigo me ajudou bastante a ser mais cauteloso.   ... (Leia Mais)

26.03.2020 20:56 GMT· Responder
Gian Pozzan
Gian Pozzan

Concordo, porém se esperar pelas medidas, ficará fora das oportunidades, pq o mercado precifica primeiro. Comprei alguns fiis, e passei longe da mínima, tem mta coisa caindo sem fundamento, parecendo que o mundo vai acabar. Parabéns pelo artigo, foi muito coerente em sua análise!   ... (Leia Mais)

26.03.2020 20:38 GMT· 1 · Responder
Bruno Padovan
Bruno Padovan

Boa analise!   ... (Leia Mais)

26.03.2020 19:45 GMT· Responder
Luigui Moterani
Luigui Moterani

Essa queda a que você se refere diz respeito ao pior período que foi de 02/01 a 18/03, correto? Até porque, no fechamento de ontem o índice acumulava -26% e hoje, no momento em que escrevo -24%. Inclusive como comparação o IBOV respectivamente -43% (até 18/03), - 37% (ontem).  ... (Leia Mais)

26.03.2020 19:40 GMT· Responder
Newton Pizzatto
Newton Pizzatto

nada de anormal. com a queda da atividade econômica . o que espera vc? aguarde ontem aeouns como todos os investidores sensatos irão fazer. esperar a damanda aumentar. fácil, fácil.....pra que essa ladainha toda brother?  ... (Leia Mais)

26.03.2020 19:37 GMT· 1 · Responder
Fabio Rangel
Fabio Rangel

A onda de Home Office é temporaria e tem data de validade. Basta saber sgora neste momento, qual o momento certo e a hora de aportar.   ... (Leia Mais)

26.03.2020 19:34 GMT· 2 · Responder
David Barros
David Barros

Injetar dinheiro dessa forma é tapar uma fratura com band aid. Vou esperar um pouco mais, a doença não atingiu o pico no Brasil, próximos dias será de mais desespero que na Itália. Se o país não tivesse governo seria melhor do que esse colocado aí por financistas, que quer se blindar da crise ao preço da vida dos brasileiros.   ... (Leia Mais)

26.03.2020 19:31 GMT· 2 · Responder
Colombo Colombo
Colombo Colombo

Em cima do muro.   ... (Leia Mais)

26.03.2020 19:30 GMT· 1 · Responder
Thai Ribeiro
Thai Ribeiro

Ótimo artigo !   ... (Leia Mais)

26.03.2020 19:22 GMT· Responder
Elder Neves
Elder Neves

Excelente registro.  ... (Leia Mais)

26.03.2020 19:14 GMT· Responder
Patric Victoria
Patric Victoria

Alçapão e é fundo! O Comportamento vai mudar, Os fundamentos vão mudar. Essa onda de Home Office deve atingir em cheio os FIIs....  ... (Leia Mais)

26.03.2020 19:10 GMT· 2 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App