Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Bolsas Iniciam o Trimestre com Ligeiros Ganhos, mas com Ressalvas

Publicado 03.04.2017, 07:29
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: As principais bolsas asiáticas operaram em alta nesta segunda-feira, com os mercados chineses e taiwaneses fechados por conta de feriado no primeiro dia de negociação do novo trimestre e com investidores de olho nas notícias antes da visita do presidente chinês Xi Jinping com Donald Trump na sexta-feira nos EUA.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse ao Financial Times no domingo que os EUA tomarão medidas unilaterais para eliminar as ameaças nucleares da Coreia do Norte, a menos que a China, um dos aliados mais próximos do país eremita, intensifique a pressão sobre Pyongyang.

Nikkei de Japão subiu 0,39%. A pesquisa trimestral do Tankan do Bank of Japan mostrou que o sentimento dos fabricantes japoneses cresceu +12, menor em comparação com uma previsão da Reuters para +14. O setor de serviços do Japão melhorou, acima de +20. O setor manufatureiro, está crescendo especialmente as exportações para os EUA, China e Ásia, mas analistas estão um pouco preocupados com o que está acontecendo nos EUA.

Do outro lado do estreito coreano, o Kospi acrescentou 0,34% para fechar em 2.167,51 pontos. O primeiro banco digital da Coreia do Sul, o K Bank, foi lançado na segunda-feira e permitirá que os clientes abram uma conta bancária ou solicite um empréstimo através do próprio smartphone do cliente, enquanto o índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,62%.

Na Austrália, o benchmark S&P/ASX 200 lutou na maior parte da sessão, mas terminou com 0,13% maior, em 5.872,7 pontos. O grupo australiano de cargas de carvão Aurizon Holdings disse que os danos causados ​​pelo ciclone Debbie em Queensland deverá resultar no fechamento para reparos de algumas linhas de trem usadas pelas mineradoras por mais de um mês. As ações da Aurizon Holdings caíram 1,1% e da BHP Billiton recuaram 0,8%. Enquanto isso, Fortescue recuou 0,9% e Rio Tinto (LON:RIO) perdeu 1%. Anteriormente, dados mostraram que as vendas no varejo de fevereiro caíram 0,1% em relação a janeiro, enquanto as aprovações para construir novas casas em fevereiro subiram 8,3%, superando as expectativas de uma queda de 1%.

O índice do dólar negociou-se firmemente em 100.49 ante uma cesta das moedas correntes. Contra o "greenback", o iene foi negociado a 111.49, abaixo dos níveis de 112,19 visto sexta-feira passada e o dólar australiano deslizou para $ 0,76, ante $ 0,7633 antes da divulgação dos dados.

Em matéria de energia, o Iraque assegurou à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que cumprirá integralmente o acordo sobre redução de oferta, disse o secretário-geral da OPEP, Mohammed Barkindo, no domingo em Bagdá, mas os preços do petróleo caíram na segunda-feira horário asiático devido preocupações com aumento da produção de xisto nos EUA, o que poderia pesar sobre o excesso de oferta global.

EUROPA:A maioria dos mercados na Europa opera em alta nesta segunda-feira de manhã, enquanto investidores observavam as políticas comerciais e econômicas dos EUA e analisam os novos dados econômicos regionais recém lançados.

As quedas no número de pessoas sem trabalho na Itália e na Espanha em fevereiro levaram a taxa de desemprego da zona do euro para seu nível mais baixo desde maio de 2009 acompanhando outros sinais de que a modesta recuperação econômica da área monetária acelerou ligeiramente nos primeiros meses de 2017. A taxa de desemprego nos 19 países que usam o euro caiu para 9,5%, ante 9,6% em janeiro. O número de pessoas sem trabalho caiu 140 mil desde janeiro. O número de italianos desempregados caiu para 2,98 milhões ante 3,06 milhões e o número de desempregados espanhol foi para 4,09 milhões, ante 4,13 milhões.

A taxa de desemprego na zona do euro tem diminuído de forma constante, embora a economia da zona euro tenha voltado a crescer em meados de 2013, porém, as taxas de desemprego no sul da Europa continuam a ser muito elevadas, com a Itália a 11,5%. Globalmente, a taxa de desemprego da zona do euro, de forma equivalente, foi o dobro do que nos EUA. Para muitas autoridades do Banco Central Europeu, os níveis elevados de desemprego são uma razão fundamental para se manterem cautelosos em relação à eliminação de estímulos que estão proporcionando uma recuperação para atingir a sua meta de inflação. Nos últimos meses, o presidente do BCE, Mario Draghi, sublinhou que a recuperação dos salários é fundamental para um aumento sustentado da inflação próximo dos 2%.

O pan europeu Stoxx 600 avança 0,20%, pesada pelo setor bancário. O espanhol Banco Popular disse que as auditorias internas mostraram a necessidade de algum ajuste em contas anteriores. O banco também disse que os ajustes não afetam as demonstrações de forma "significativa". Suas ações figuram no fundo do referencial europeu com queda de quase 6%, enquanto o governo do Reino Unido disse que reduziu sua participação no Lloyd's Banking para 1,97%. O governo recuperou £ 2 bilhões (US $ 2,5 bilhões) dos £ 20,3 bilhões que os contribuintes pagaram para resgatar o banco na crise financeira. Suas ações avançam 0,1%.

O FTSE 100 opera entre ligeiras quedas e altas, depois de cair 0,6% na sexta-feira, mas terminou o primeiro trimestre com um ganho de 2,5%, seu quarto avanço trimestral consecutivo, a mais longa série de altas trimestral desde 2011. Na segunda-feira, os "stocks" britânicos iniciaram em baixa depois que o IHS Markit / CIPS disse que seu índice PMI de manufatura do Reino Unido bateu 54,2 em março, enquanto analistas esperavam uma leitura de 55,0. A maioria dos metais recuam em Londres e as mineradoras perdem o fôlego a medida que o pregão avança. Anglo American (LON:AAL) cai 0,4%, Antofagasta (LON:ANTO) cai 0,7%, BHP cai 0,1% e Rio Tinto avança 0,1%. Os movimentos ocorrem depois que os dados da indústria chinesa divulgados no sábado indicaram que a atividade da fábrica cresceu a um ritmo mais lento em março. O índice PMI da China pela Caixin caiu para 51,2 em março, ante 51,7 em fevereiro, mas permaneceu acima do nível de 50 que separa a expansão da contração.

EUA: Wall Street deve abrir com ligeira alta na estreia do segundo trimestre, com a agenda recheada de um punhado de indicadores econômicos e oradores do Federal Reserve. O primeiro trimestre terminou com ganhos sólidos, apesar de um desempenho medíocre em março, com investidores comprando ações apesar das políticas estimulantes do presidente dos EUA, Donald Trump, perder um pouco de seu fôlego. Para o primeiro trimestre, os três indicadores de Wall Street registraram um avanço de 4,6% para 9,8%.

Entre os palestrantes do Fed, o presidente do Fed de Nova York, William Dudley, deve fazer observações na abertura de uma conferência à imprensa sobre o endividamento dos moradores, a dívida estudantil e a propriedade de moradia às 11h30 da manhã (horário de Brasília). O presidente do Fed de Philadelphfia, Patrick Harker, falará na universidade da Pensilvânia, Filadélfia em 16h00 e o presidente do Fed de Richmond, Jeffrey Lacker, está programado para falar na Washington & Lee University, em Lexington, Virgínia, às 18h.


AGENDA DO INVESTIDOR EUA
10h45 - Final Manufacturing PMI (número final da pesquisa referente ao nível de atividade industrial nos Estados Unidos);
11h00 - ISM Manufacturing PMI (mede o nível de atividade industrial no país);
11h00 - ISM Manufacturing Prices (expectativa dos negócios em relação à inflação futura, onde um número maior indica uma maior expectativa de inflação);
11h00 - Construction Spending (mede os gastos decorrentes da construção de imóveis);

ÍNDICES FUTUROS - 8h00:
Dow: +0,06%
S&P500: +0,03%
NASDAQ: +0,09%

OBSERVAÇÃO:Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este elatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.