Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

As Bolsas Europeias Avançam com a Recuperação dos Preços do Petróleo

Publicado 15.12.2014, 07:20
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: As bolsas asiáticas diminuíram suas perdas no fechamento do pregão de segunda-feira, depois de registrarem quedas acentuadas no início do pregão, após as bolsas dos EUA terminarem em forte baixa na semana que passou, com índices de referência postando perdas semanais consideráveis. O Dow Jones Industrial Average declinou 1,8% na sexta-feira, uma queda de 3,8% na semana, sua pior perda semanal desde novembro de 2011 e o S & P 500 caiu 1,6%, enquanto o Nasdaq Composite caiu de 1,1%.

O sentimento empresarial no Japão piorou no quarto trimestre. O índice Tankan do Banco do Japão para grandes fabricantes caiu de 13 para 12 no trimestre anterior, abaixo das expectativas para uma leitura de 13 em uma pesquisa da Reuters. O referencial do Japão, o Nikkei, caiu 1,57%, seu menor fechamento desde meados de novembro, com o iene subindo para ¥ 118,27 em relação ao dólar, ante ¥ 118,83 na sessão anterior, com vista para uma vitória esmagadora pelo primeiro-ministro Shinzo Abe nas eleições antecipadas para este fim de semana.

As ações australianas fecharam em baixa pela quinta sessão consecutiva, com a queda dos preços das commodities pesando sobre o S & P ASX 200 que recuou 0,64%, para 5186,10. Grandes parte do centro de Sydney estavam isoladas após um homem armado fazer reféns no Lindt Chocolate Café em Martin Place, no coração do distrito comercial, e colocar uma bandeira islâmica na janela, o que provocou preocupações de um ataque terrorista. As autoridades australianas isolaram as ruas, evacuaram as pessoas de edifícios e suspenderam várias rotas ferroviárias. Falando a jornalistas, o primeiro ministro Tony Abbott chamou o incidente de "muito preocupante", informou a Reuters.

O petróleo que inicialmente mergulhou no comércio asiático da segunda-feira, após o IEA cortar sua perspectiva. Associada à alta do dólar, o petróleo inverteu a tendência na sessão da tarde e postou pequenos ganhos, com os investidores abocanhando pechinchas entre as ações de energia. A Woodside subiu 2,28%, Santos subiu 4,19% e Oil Search avançou 1,54%. A Origem caiu 0,73%, a Senex disparou 7,84%, a Caltex adicionou 1,83%, a Beach Energy subiu 1,71% e a Drillsearch subiu 3,60%.

Em sentido contrário, as gigantes da mineração recuaram. a BHP caiu 0,46%, para 28,33 dólares e Rio perdeu 0,32%, para 53,50 dólares. A Newcrest Mining caiu 0,5% com a notícia de que a produtora de ouro planeja dividir o desenvolvimento de sua mina Golpu em Papua, Nova Guiné, em duas etapas e que se destina a reduzir os gastos e melhorar a rentabilidade. Os bancos também perderam terreno. O ANZ caiu 0,77%, o Commonwealth Bank deslizou 0,57%, o National Australia Bank mergulhou 1,47% e o Westpac perdeu 0,72%. O dólar australiano foi negociado a 0,8247 dólar, perto de seu nível mais baixo desde meados de 2010.

Na China, um relatório de pesquisa do banco central da China disse que espera uma queda de crescimento econômico do país para 7,1% no próximo ano. O índice Hang Seng caiu 0,95%, pelo quinto dia consecutivo, com empresas de petróleo e bancos liderando as perdas. O Shanghai Composite reverteu perdas na última hora e fechou 0,5% maior, com investidores no continente comprando ações de bancos.

Os mercados emergentes caem com ações relacionadas às commodities arrastando para baixo os mercados do Sudeste Asiático. O SET da Tailândia caiu 3%, pesada por uma queda de 3,6% nas ações da PTT, principal empresa de energia do país, que emitiu um aviso de que seu lucro líquido este ano pode ser menor do que os 2,9 bilhões dólares ganhos em 2013. A Jakarta Composite da Indonésia caiu 0,9%, batendo seu nível mais baixo em quase três anos, enquanto a rupia, moeda local, caiu para o menor nível desde agosto de 1998, sendo negociado a 12.650 contra o dólar.

EUROPA: As principais bolsas europeias abriram em baixa nesta segunda-feira, com a atenção focada em um incidente envolvendo refém em Sydney, Austrália, mas o índice Stoxx Europe 600 recupera, após o indicador deslizar 5,8% na semana passada, a sua pior semana em três anos, em meio a preocupações de que a economia mundial está abrandando.

As negociações com os futuros sobre o índice CAC 40 e AEX Index foram adiadas por um problema técnicos, segundo a Euronext, atrasando a pré-abertura em todos os mercados de derivativos e os futuros do índice do mercado suíço recuam. As ações da Chocoladefabriken Lindt & Sprüngli recuam, depois que terroristas fizeram reféns em um dos cafés da empresa em Sydney.

AS ações de energia subiram, recuperando-se da queda da semana passada. Os preços do petróleo afundaram no início dos negócios, mas diminuíram as perdas e mudaram para o território positivo em meio a previsões de demanda de petróleo pela Agência Internacional de Energia e aos relatos de interrupções de fornecimento na Líbia. Além disso, o Wall Street Journal também informou que Abdalla Salem el-Badri, o chefe da OPEP, disse que o cartel do petróleo ainda não definiu suas metas de preços. Especialistas esperam dados econômicos dos EUA, China e Europa na terça-feira e as expectativas para o PMI deste mês são favoráveis e deve impedir que uma nova queda dos preço do petróleo na semana.

Em Londres, as ações das empresas petrolíferas PETROFAC, do BG Group, Tullow Oil , BP e Royal Dutch Shell têm os melhores desempenhos no FTSE 100 na manhã desta segunda-feira. As ações da gigante das telecomunicações BT também subiram após rumores de que a empresa pode anunciar em breve uma nova aquisição. Entre as mineradoras, a BHP Billiton sobe 0,75%, a Glencore recua 0,09%, a Rio Tinto avança 0,54% e a Anglo American adiciona 0,66%

AGENDA ECONÔMICA:
EUA:
11h30 - NY Empire State Manufacturing Index (mede a atividade manufatureira no estado de Nova York);
12h15 - Industrial Production (produção industrial) e Capacity Utilization (capacidade utilizada).
13h00 - NAHB Housing Market Index (venda de imóveis e a expectativa para novas construções no mercado imobiliário americano);
19h00 - TIC Long-Term Purchases (mede o nível de investimento estrangeiro e nacional nos EUA);

ÍNDICES MUNDIAIS (7h10):

ÁSIA
Nikkei -1,57%
Austrália: -0,64%
Hong Kong: -0,95%
Xangai Composite: +0,53%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,66%
London - FTSE: +0,60%
Paris CAC 40: +0,77%
Madrid IBEX: +0,74%
FTSE MIB: +0,79%

COMMODITIES
BRENT: +1,98%
WTI: +1,89%
OURO: -0,70%
COBRE: +0,18%
NÍQUEL: +1,05%
SOJA: +0,71%
ALGODÃO: +0,53%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,65%
SP500: +0,73%
NASDAQ: +0,74%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.