Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

As Bolsas Imprimem Volatilidade Antes do Fim de Semana Prolongado de Páscoa

Publicado 09.04.2020, 08:16
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: A principais mercados de ações da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em alta na madrugada desta quinta-feira, com os investidores mantendo um olho na reunião da OPEP+ e outro no lançamento de pedidos de seguro desemprego nos EUA.


O S & P / ASX 200 da Austrália saltou 3,46% e liderou os ganhos entre os principais mercados da região. Destaque para ações de grandes bancos como o Commonwealth Bank e Westpac que subiram mais de 3% cada. Entre as mineradoras, BHP caiu 0,8% e Rio Tinto (LON:RIO) recuou 0,1%. A produtora de petróleo Woodside Petroleum fechou em alta de 2,5%.


Na China continental, as bolsas também tiveram um dia de alta. O composto de Xangai subiu 0,37%, enquanto o composto de Shenzhen subiu 0,846%. O índice Hang Seng de Hong Kong avançou 1,38%.


Na Coreia do Sul, o Kospi subiu 1,61%, com as ações da montadora Hyundai Motor disparando 7,89%, enquanto o índice Kosdaq subiu 1,41%. O Banco da Coreia manteve sua taxa de juros em 0,75%, em linha com as expectativas da maioria dos analistas consultados pela Reuters.


O Nikkei do Japão, por outro lado, fechou em ligeira queda de 0,04%, em 19.345,77 pontos. O Banco do Japão rebaixou a sua visão sobre a economia de todas as nove regiões do país nesta quinta-feira em seu relatório trimestral Sakura, o equivalente ao Livro Bege do Federal Reserve. O banco informou que as economias nas nove regiões estavam "fracas" ou enfrentando "forte pressão descendente" por conta da pandemia de coronavírus que atinge os setores de manufatura e serviços do país.


No início do dia, o governador Haruhiko Kuroda disse que havia uma forte incerteza sobre as perspectivas sobre a economia global. "O Banco do Japão observará atentamente o impacto do novo coronavírus por enquanto e não hesitará em tomar medidas adicionais, se necessário".


No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan subiu 1,53%.


Segundo analistas, a perspectiva de progresso nas negociações entre os produtores de petróleo foi um grande impulsionador na quarta-feira, juntamente com os sinais de que as infecções por vírus que se estabilizaram em vários países, além da notícia de que Sanders desistiu da corrida presidencial dos EUA, abrindo caminho para Biden disputar com Trump as eleições deste ano.


Os preços do petróleo tem estado voláteis, enquanto a Rússia e a Arábia Saudita devem discutir os níveis de produção à medida que a demanda mundial murcha. Os produtores de petróleo devem se reunir nesta quinta-feira e espera-se um anúncio no corte da produção para sustentar o preço do petróleo.


Os preços do petróleo subiram na tarde do pregão asiático na quinta-feira, com os futuros do Brent sendo negociado em alta de 3,11%, a US $ 33,86 por barril. O contrato de futuros do WTI dos EUA subiu 5,86%, para US $ 26,56 por barril.


EUROPA: Os mercados europeus abriram a sessão desta quinta-feira em alta, enquanto autoridades políticas discutem como e quando a economia global poderá reabrir, com dados mostrando que a pandemia de coronavírus possa estar atingindo um pico, enquanto dados mais recentes sobre reivindicações de seguro desemprego nos EUA podem pede pesar sobre o sentimento dos investidores.


O crescimento global de novos casos de coronavírus diminuiu de 6,3% para 6,1% e o crescimento de novos casos nos EUA caiu de 9,1% para 8,7%, segundo dados compilados pelo Deutsche Bank.


O Stoxx Europe 600 abriu em alta de 1,2% , virou pra baixa e agora volta a operar em terreno positivo neste momento, em mais um pregão volátil. O pan-índice subiu 11% no último mês.


Em Londres, Anglo American (LON:AAL) cai 0,4%, Antofagasta (LON:ANTO) recua 0,7%, BHP perde 0,6%, enquanto Rio Tinto cai 0,2%. Entre as empresas de energia, BP cai 0,2% e Royal Dutch Shell avança 0,8%.


O Banco da Inglaterra (BoE) concordou temporariamente em financiar empréstimos do governo do Reino Unido se os fundos não puderem ser imediatamente levantados nos mercados de dívida, uma medida vista pela última vez durante a crise financeira.


Enquanto isso, os bancos suíços UBS e Credit Suisse anunciaram que adiarão o pagamento de parte de seus dividendos de 2019 aos acionistas até o final deste ano, devido à pressão dos reguladores de mercado, que coloca crescente pressão sobre o setor bancário europeu. As ações do UBS subiram 2,6% nos primeiros negócios, enquanto o Credit Suisse subiu 4,3%.


Os investidores também aguardam a retomada da reunião dos ministros de economia do Eurogrupo nesta quinta-feira, que tem a missão de acordar um pacote de resgate na ordem de até 1,5 trilhões de euro com objetivo de socorrer suas economias atingidas pela pandemia do coronavírus.


Todos os participantes de mercados também estão focados na reunião da OPEP, além da Rússia que devem decidir se chegam a um acordo sobre redução da produção de petróleo. Os futuros do Brent operam em alta de 4,75%, a US$ 34,36 o barril, enquanto o WTI dos EUA sobe 7,13%, a US$ 26,86.


EUA: Os futuros de ações dos EUA apontaram para uma abertura apertada no pregão da manhã desta quinta-feira em Wall Street.


As ações subiram na quarta-feira, com os principais índices passando a sessão inteira no azul, alimentadas em parte pela desistência do senador Bernie Sanders em relação à disputa presidencial, assim como as esperanças de que o surto de coronavírus possa em breve virar a esquina.


Estrategistas acreditam que o abandono do senador Sanders “remove o risco de algumas de suas políticas”, principalmente no setor de saúde. O setor de saúde, assim como alguns outros mais atingidos desde o início da pandemia, como companhias aéreas, cassinos e operadores de cruzeiros, lideraram os ganhos do mercados.


O Dow Jones Industrial Average ganhou 779,71 pontos, ou 3,4%, para fechar em 23.433,57 pontos na quarta-feira. Foi a primeira vez que o índice ultrapassou os 23.000 pontos, registrado em 13 de março. O S&P 500 subiu 3,4%, para 2.749,98 pontos, enquanto o Nasdaq Composite avançou 2,6%, para 8.090,90 pontos.


Após o rali de quarta-feira, o Dow sobe 29% em relação à sua recente baixa e o Nasdaq Composite cai menos de 10% neste ano. Na semana, o Dow sobe 11,3%, enquanto isso, o SP 500 avança 10,5% na semana, mas muitos analistas dizem estar céticos em relação à recente recuperação das ações, dada as incertezas que ainda resta. O número de mortos continua a aumentar, enquanto milhões de pessoas ainda estão perdendo seus empregos por semana.


Na agenda econômica, às 9h30 sairá os numeros do PPI, índice de preços ao produtor. Às 11h00 sairá números finais dos estoques do atacado, além dos números preliminares do sentimento ao consumidor e expectativas de inflação da Universidade de Michigan.


Ainda nesta quinta-feira, todos aguardam as reivindicações semanais de seguro desemprego, cujos números serão divulgadas às 9h30 da manhã. Economistas esperam um aumento de 5 milhões, que somaria aos dois recordes anteriores de 6,6 milhões e 3,3 milhões.


O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, também deve falar às 11h00. Suas declarações seguem a divulgação de ontem da ata da reunião de emergência do FOMC de março, quando o banco central reduziu as taxas de juros para quase zero. A ata revelou que o Fed está preparado para manter as taxas próximas de zero até que a economia tenha “resistido” ao impacto do coronavírus. Com relação à política monetária, os participantes julgaram que seria apropriado manter a faixa alvo da taxa de fundos federais entre 0 a 0,5% até que os formuladores de políticas estivessem confiantes de que a economia resistiu aos eventos recentes e estivesse a caminho de alcançar as metas máximas de emprego e estabilidade de preços do Comitê”, afirmou o comunicado.


ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: +0,28%
SP500: +0,02%
NASDAQ: -0,02%


OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.