As Diferentes Formas de Investir na Bolsa

As Diferentes Formas de Investir na Bolsa

Patricia Palomo  | 22.05.2020 16:47

Muitas pessoas se perguntam se é hora de investir na bolsa. Quando surge essa pergunta, a primeira ideia que vem em mente é de alguém comprando a ação de uma empresa, não é? O que vamos explorar neste artigo é que existem diferentes formas de fazer isso.
 
As diferentes formas de se investir na bolsa, englobam diferentes estratégias de investimento. Cada estratégia leva em conta diversos fatores, como o tamanho das empresas, onde essas empresas estão situadas, quais setores elas operam, que tipo de desempenho se espera que elas tenham e em qual período ocorrerá esse desempenho, por exemplo.
 
Uma das estratégias é investir em empresas de primeira linha, chamadas no mercado como blue chips. São empresas de grande porte, em geral líderes de seus mercados e que possuem grande volume de negociação na bolsa de valores. O racional por trás dessa estratégia é acreditar que essas empresas estão mais preparadas para enfrentar crises e que por isso podem se recuperar mais rápido do que as demais.
 
Além de poder escolher bons gestores que investem em empresas mais líquidas e de primeira linha, o investidor pode optar por escolher um ETF, sigla de exchange-traded fund, que é uma carteira de ações negociada na bolsa de valores como se fosse uma única ação.
 
Outra estratégia usada por investidores engloba ações de empresas de menor tamanho, conhecidas como small caps. O racional por trás dessa estratégia é que por terem porte menor e terem menos visibilidade, podem apresentar maiores assimetrias e oportunidades de retornos mais intensos. Observamos que no ano, até meados de maio, o índice que representa as small caps na bolsa caía 37% contra 30% Ibovespa no mesmo período. Alguns gestores são especializados em carteiras de small caps e também é possível investir direto no ETF SMAL11 negociado na Bovespa. Esse tipo de investimento é mais indicado para quem tem perfil mais arrojado, pois as oscilações podem ser bem mais intensas e o horizonte de investimento pode ser mais longo para alcançar os resultados esperados.
 
ETF Small Cap vs Ibovespa
 
Outra forma de investir em bolsa é através de empresas que estão situadas em outros países, que possuem diferentes dinâmicas econômicas e podem apresentar comportamentos diferentes de direção, velocidade e intensidade de movimentos de preços em relação a nossa bolsa local. Em geral, nessa estratégia, os investidores buscam setores complementares e que são pouco representados em seus mercados locais. Além de gestores que investem parcela do fundo em ações de outros países, é possível fazer esse tipo de investimento através do ETF de S&P500, o SPXI11 que também é negociado na Bovespa.
SPXI11 vs Ibovespa
 
Existe também a opção de se investir em empresas que buscam adotar as melhores práticas em termos ambientais, sociais e de governança, conhecidas no mercado como ações ESG (Environmental, Social, and Governance). De acordo com os investidores, as ações tidas como mais sustentáveis apresentariam mais resiliência aos cenários adversos. Como medida estimada de desempenho, o índice de sustentabilidade empresarial (ISE) cai no ano 26% enquanto no mesmo período o Ibovespa cai 30%. Nesse caso, alguns gestores estão se especializando em analisar empresas com esses aspectos e lançando fundos focados nesses ativos.
ISE vs Ibovespa
 
Existem várias maneiras de investir em bolsa e cada uma dessas estratégias pode trazer um resultado diferente, de acordo com o cenário que se concretizar. Uma maneira de aumentar as chances do investimento em bolsa dar certo é diversificar dentre essas diferentes estratégias. O percentual de alocação em cada estratégia depende muito do perfil de tolerância ao risco de cada investidor e a combinação ótima entre as diferentes estratégias para obter os melhores resultados possíveis, em qualquer cenário, deve ser específica para cada investidor.
 
 *Dados até 19/05/20.

Patricia Palomo

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Osmar Pires
Osmar Pires

Gostei muito desse tipo de conteúdo. Ajuda a ter um direção. Show!  ... (Leia Mais)

24.05.2020 13:45 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.