Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Enquanto Índices Sobem para Recordes, Mais e Mais Ações Individuais Afundam

Publicado 21.08.2020, 06:12
Atualizado 20.09.2023, 07:34

Este artigo foi escrito exclusivamente para Investing.com

O S&P 500 avançou para um fechamento recorde em 18 de agosto, apagando completamente a liquidação de março. Mas, apesar da aparência de um mercado de ações saudável, problemas surgem sob a superfície.

O número de ações acima de sua média móvel de 50 dias tem caído nas últimas semanas, enquanto o ETF de peso igual do S&P 500 foi incapaz de ultrapassar suas máximas de 8 de junho.

Muitas ações de grande capitalização ficaram para trás nesta alta e, nas últimas semanas, algumas até voltaram a ficar abaixo de sua média móvel de 50 dias. Empresas como Intel (NASDAQ:INTC), Micron Technology (NASDAQ:MU) e AT&T (NYSE:T) recentemente caíram abaixo de suas médias móveis de 50 dias.

Enquanto isso, o SPX continua a ser impulsionado por apenas um punhado de ações, como Amazon (NASDAQ:AMZN), Facebook (NASDAQ:FB) e Nvidia (NASDAQ:NVDA).

RSP - Gráfico Diário

Disparidade entre RSP e SPY

Nada destaca melhor a divergência acentuada do que o ETF Invesco S&P 500® Equal Weight (NYSE:RSP), que caiu cerca de 5,5% em 2020 em comparação com o SPDR S&P 500 (NYSE:SPY), que teve ganho de cerca de 5%. A principal diferença está na construção do índice, com muitas das ações de tecnologia significativas respondendo e obtendo pesos maiores devido às suas gigantescas capitalizações de mercado no índice principal.

Perdendo ímpeto

Mais importante, parece que o número de ações acima de sua média móvel de 50 dias tem caído, sugerindo que a recente alta está ficando ainda mais seletiva. Desde 12 de agosto, o número de ações acima de sua média móvel de 50 dias no S&P 500 caiu para 68% em 20 de agosto, de 81,2% no início de agosto.

Enquanto isso, a linha de avanço-declínio, que acompanha o número de ações subindo e descendo no S&P 500, recentemente atingiu seu pico em 12 de agosto em 1.222,53. Desde então, essa linha tem apresentado uma tendência de queda, apesar do fechamento recorde do índice S&P 500.

Avanços e Declínios do SPX - Gráfico Diário

No geral, o número de ações em queda com momentum positivo parece sugerir que a alta recente é mais fraca do que parece, e é preciso saber por quanto tempo mais a alta pode permanecer sustentável. Afinal, com empresas como Intel e Micron caindo drasticamente nas últimas semanas, pode até estar enviando alertas sobre a saúde do setor que representam.

SPX - Gráfico Diário

Nem todos se recuperaram igualmente

A fraqueza em ações e setores é relativamente ampla com Citigroup (NYSE:C), Eli Lilly (NYSE:LLY) e Exxon Mobil (NYSE:XOM) lutando para recapturar ou manter movimentos acima de sua média móvel de 50 dias. A fraqueza neste grande grupo de ações é provavelmente uma das razões pelas quais o ETF de peso igual teve desempenho inferior por uma margem tão ampla, já que o ETF não dá uma ponderação mais alta para as empresas com capitalização de mercado maior.

Embora seja ótimo ver que o S&P 500 recuperou todas as suas perdas das baixas de fevereiro e março com os bloqueios nos EUA, isso vem com a advertência de que nem todas as ações se recuperaram igualmente e que nem todas as ações tiveram uma recuperação acentuada . No mínimo, as altas recentes do mercado podem até destacar a disparidade entre ações e setores.

Só o tempo dirá o quão sustentável é a alta e se altas ainda maiores estão a caminho.

Últimos comentários

Boas oportunides podem ser encontadas ! Setores que estao sendo mais penalosados no momento ! Impressionante como escrever de forma negativa algo atrai tanto ?! Pq sera ? Os ecomistas acertam 10 tragedias das ultimas 2
excelente a matéria .. parabéns... Mas o que vai decidir o mercado não é média nível de 09, 21 ou outra qualquer... mas é a criação da vacina contra o Covid
A média de 9, 21 ou qualquer rastreador de tendência já é a resposta. O mercado precifica tudo.
o Preço desconta tudo
Perguntas a serem feitas ao se vacinar:1. Quais os componentes da vacina?2. Quem a fabricou?3. Como foi adquirida?4. Onde foi testada e quais as porcentagens de proteção ao tomar a vacina?5. Quais os efeitos colaterais e quem irá indenizar as lesões ocasionadas pela vacina?6. Há possibilidade de afetar o sistema nervoso, ter reações inflamatórias, alergias graves após tomar a vacina?7. Quais os tipos de medidas de urgências deverão ser tomadas ao ter efeitos colaterais graves?
Muito bom o artigo. devemos acompanhar o mercado sem torcida e o mais lúcido possível.
copo meio cheio ja e alguém coisa ne
Prefiro ver o copo meio cheio, do que você que vê meio vazio.As empresas que estão abaixo de sua média de 50 dias, caso olhe, estão em recuperação se a média for menor, o que sugere que elas vão alcançar o pico de subida e não o contrário, que o pico de alta vá cair para o atual momento delas.Entre o otimista e o pessimista, como você, prefiro o realismo do fim da crise e um futuro próspero, com a China sendo enquadrada os países tendo menos dependência deles.
Menos Gráfico e mais Fundamento . Faça boas escolhas, saiba aguardar o bom momento para seus movimentos e terá bons resultados. É pra frente que se olha. Nesse negócio 1hora já é ontem !!!
Análise Profunda, mas na prática, a Teoria é Outra...
2700 é logo ali!
Eu tenho o RSP. Entendo ser mais sustentável ao longo prazo. Obviamente as techs tiveram vantagens na pandemia o que puxou ETFs como SPY e VOO para cima. Quando a economia voltar ao seu "normal" as demais empresas vão se recuperar enquanto as techs podem estar caras demais. Mas claro...é só um palpite .
🎼⚰️🙋🏿‍♂️🙋🏿‍♂️🙋🏿‍♂️🙋🏿‍♂️
Caramba, olha essa Nvidia. Eu deveria ter começado a investir em ações antes. Se eh loko.
Vamos focar na B3
Deveria servir com estimulo para prodituvidade e crescimento, assim, vamos segurar o indice nesse patamar com nosso pleno desempenho produtivo. So nao sei medir o folega da demanda.
Cada comentario... fala sério...
complexo de vira lata. foca a B3
Acontece, mas enquanto vc fica com receio de entrar lendo esses tipos de materias, muitas outras ganham dinheiro. Opere o que vc esta vendo, nao oq acha q ira acontecer
melhor comentário, enquanto ficam essas maes Dinás falando asneiras vamos seguindo o que vemos!
Por favor sem gráficos pois eles só mostram o passado, futuro são noticias
Toda vez que a soma das bolsas ficaram acima do PIB mundial, deu ruim. E estamos nela.
Mas agora é um problema "pontual" por causa da pandemia, eu não acho que vá prejudicar (pelo menos por agora). Explica melhor o seu comentário por favor, quero entender melhor.
A atividade econômica ainda está muito abaixo, com previsão de retorno ao nível pré covid apenas final de 2021, início de 2022. Mas as bolsas americanas estão em recordes atrás de recordes. Se ficou mais concentrado, bom para quem tem as principais ações, e ruim para as outras. Mas os americanos tem extremo apetite ao risco.
Com p Fed injetando trilhoes fica facil !!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.