Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Na Recuperação Mundial Pós-Pandemia, os EUA Vão Liderar ou Ficar para Trás?

Publicado 10.07.2020, 08:43
Atualizado 02.09.2020, 03:05

O mercado de ações não só está desconectado da realidade econômica, mas também, ao que parece, deslocado dos mercados de títulos e moedas. Essas divergências podem ajudar a entender o que os mercados pensam sobre a economia norte-americana e seu lugar na recuperação mundial contra o coronavírus.

Nas últimas semanas, o gap entre os rendimentos dos títulos de 2 anos e 10 anos  do tesouro americano, os chamados treasuries, encolheu de forma constante. Ao mesmo tempo, o dólar se desvalorizou em relação a várias moedas importantes neste ano, como o euro, o iene japonês e o franco suíço. Já o euro, por sua vez, valorizou-se contra praticamente todas as principais moedas neste ano. Ambas as tendências estão emitindo uma mensagem evidente: que a recuperação nos EUA deve ser lenta, e a retomada de regiões como a Europa pode ser mais rápida.

Os spreads estão diminuindo

A diferença entre os títulos de 2 e 10 anos dos EUA caiu para apenas 10 pontos-base em fevereiro de 2020. No entanto, o spread começou a se ampliar no início de março e acabou subindo para cerca de 70 pontos-base em meados do mês, assim que os mercados mundiais de ações e commodities afundaram. A partir daí, os spreads daqueles títulos permaneceram mais estáveis, até começarem a encolher mais uma vez, caindo para cerca de 45 pontos-base em 9 de julho.

Essa diferença entre os rendimentos dos treasuries de 2 e 10 anos tende a indicar a visão dos investidores de renda fixa sobre a economia. Um spread menor, principalmente se estiver em direção a zero, sugere que os investidores acreditam que as taxas de juros devem cair mais rapidamente no curto prazo e permanecer baixas por um período maior de tempo, à medida que o banco central combate a fraqueza econômica. No pior cenário, pode indicar inclusive que eles acreditam que a economia esteja rumo a uma recessão. Por outro lado, o aumento do spread pode refletir a visão de que é mais provável que os juros subam no curto prazo, à medida que a atividade econômica se expande.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Curva de Rendimento Tesouro 2-10

O dólar está perdendo força

Enquanto isso, o Índice Dólar, que mede o valor da moeda americana contra uma cesta de seis divisas importantes, vem caindo desde que cravou seu topo mais alto em três anos a 103 em março. A eclosão da pandemia fez o mercado entrar em colapso, obrigando fábricas e empresas ao redor do mundo a fechar as portas, além de interromper a circulação da maioria dos meios de transporte e colocar em confinamento doméstico bilhões de pessoas. Os investidores recorreram à segurança do dólar, que chegou a disparar 9% em alguns dias, para 103, nível que não era visto desde janeiro de 2017.

O dólar já cedeu agora cerca de 80% desses ganhos, caindo para cerca de 96,75. Os operadores que compraram dólares agora estão gradativamente vendendo a moeda em favor de outras divisas. Isso pode ser um sinal de que os investidores estão apostando que, pela primeira vez em que se tem notícia, os Estados Unidos não vão liderar a saída da recessão.  

Índice Dólar

Uma moeda que tem se destacado por seu desempenho no ano é o euro. A divisa atingiu a mínima de três anos a cerca de US$ 1,07 em meados de março. Desde então, o euro disparou para quase 1,13 contra o dólar. O fortalecimento do euro, apesar dos rendimentos menores dos títulos no continente, é um indicativo de que alguns operadores encaram que a Europa está se reerguendo mais rápido. Outra possibilidade é que os operadores temem um crescimento do déficit fiscal nos EUA, o que também pode estar pesando sobre o dólar.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O que contribui para a visão de que a recuperação nos EUA será mais lenta é a diferença entre os rendimentos dos títulos americanos e os europeus. O spread entre os rendimentos dos treasuries de 10 anos e os bunds de 10 anos da Alemanha alcançaram níveis que não eram vistos desde 2013. Os títulos alemães rendem cerca de -0,48%, e os americanos, 0,54%, o que indica que os investidores – pelo menos teoricamente – preferem pagar mais para financiar a dívida do governo alemão por 10 anos do que investir em títulos americanos com o mesmo vencimento.

Intervalo entre Treasury e Bund de 10 anos

Mercados acionários seguem em ritmo próprio

Mesmo diante de sinais de alerta de que a economia dos EUA está em um mau momento, apesar de dados acima da expectativa, como o payroll, os mercados acionários tanto na Europa quanto nos EUA tiveram um desempenho relativamente em linha. Desde 24 de março, o S&P 500 e o DAX da Alemanha subiram cerca de 28% cada.

Se realmente acontecer de a economia americana ficar para trás na retomada econômica mundial, sem dúvida seria uma mudança de ritmo significativa. Afinal, a sensação é que o consumidor americano é sempre o responsável por tirar os EUA e o resto do mundo de recessões ou desacelerações econômicas. Mas desta vez pode ser diferente, com os casos de coronavírus ainda disparando nos EUA, mantendo os consumidores em casa. Enquanto isso, outras partes do mundo desenvolvido parecem estar se levantando, o que pode representar uma diferença crítica entre os EUA e todo o resto.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Sem dúvida, será a disseminação do vírus que determinará quais economias voltarão com tudo ou quais enfrentarão dificuldades.

Últimos comentários

A América é forte não pelo valor do dólar mas pelos empresas Americanas , quase todas são mundiais !
Ótima relfexão, um dia a hegemonia dos EUA terá que acabar, ninguém é primeiro para sempre.
Em termos de aplicações em renda variável, fundos ou ações, acredito mais no Brasil.
Sem dúvidas há excelentes oportunidades de ganhos em nosso mercado. Basta Garimpar com paciência que encontram-se algumas preciosidades.
O mercado Basileiro e muito novo, muito mais volatil. Ja os mercados la fora consiste, na maioria, de ativos formados, bem mais solidos.
Novos tempos, novas econômia, os Estados Unidos sempre tera seu lugar ao sol. Mas acredito no surgimento de novas oportunidades coisas nunca vistas até o momento nos próximos 10 anos. É necessário ter uma visão mais ampla nós negócios está disposto e preparado para as mudanças.
Não precisava disso tudo para dizer que o fluxo de dinheiro liquido está mudando de posicão.
EUA já é passado! Ásia is coming...
Nao aposte contra os Eua
Não aposte contra ninguém...
Nunca! Seguirao como a maior economia do mundo pelos proximos 50 anos! Só não acredita quem não quer!
basta estudar a criação dos EUA foi criado para dar certo simples assim. Pode ate tomar umas porradas de vez enquanto mas no final sempre se levanta
sempre o apocalipse anti Cristo blá blá blá já sobrevivi a três supostos fim do mundo
Ponto de Vista interessante mas ainda vou apostar nos EUA, quero ver como será o pós pandemia na China tb.
a maior bolha de todos os tempos está aí, e vai estourar não sabemos quando, mas será a explicação para o surgimento de um nova era, um líder mundial, e nós sabemos o que isso significa!
Ao sinal de que a China é o novo centro os EUA começa a se isolar.
Realmente é possível, mas acho improvável nesse momento vamos ter de esperar pra saber ... acho q essa certeza só em 2021
never ver against america...
bet
usa é uma super potência e em a o de reeleição Trump não vai deixar essa oportunidade passar injetando o que for necessário de capital no mercado .
Jamais a Europa recuperaria priemiro. Ate hoje ela nao se recuperou da crise de 2008, enquanto eua antes da suposta pandemia estava no auge da historia
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.