Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Atual Desenvolvimento da EOS: O Que Aconteceu Desde o Lançamento?

Publicado 26.09.2018, 11:35
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Quando próximo ao lançamento da mainnet da EOS, escrevi textos relativamente elogiosos ao líder do projeto (Dan Larimer) e alertando que havia incertezas normais a todos projetos do tipo apesar de serem críveis bons resultados. Nessa semana, um dos maiores projetos da rede Ethereum anunciou seu interesse em operar também na plataforma da EOS. Essa aplicação permite a troca de tokens ERC20 com liquidez garantida por design de smart contracts. Mais recentemente, pretendem expandir isso para tokens emitidos na plataforma EOS, garantindo alguma interoperabilidade na troca de tokens entre as redes.

Qual seria o motivo para esse interesse? O anúncio da Bancor citou a maior velocidade de transação da EOS se comparada à Ethereum e também sua ausência de taxas. A rede da Ethereum apresenta constantes desafios e atualizações referentes ao que é pago para executar smart contracts. A rede da EOS, por sua vez, possui uma estrutura mais enxuta e algo centralizada. Isso permite que haja maior velocidade e possibilidades para os aplicativos. Dentre os anunciados a rodar na BancorX, há de enciclopédias a bancos e jogos.

O ocorrido é uma excelente notícia após a sequência de FUDs que o criptoativo sofreu. Desde o fim de seu ICO a EOS encarou diversos problemas. O inicial foi o encontro de bugs pouco tempo antes do lançamento de sua rede. Isso era esperado, afinal fez parte de um programa aberto de encontra de erros; entretanto, posteriormente a blockchain foi atingida por problemas ainda piores. Inicialmente seu lançamento demorou um pouco mais do que o desejado e uma série de sites de phishing atacaram investidores incautos, tudo com base em erros da própria Blockone, criadora da EOS. O lançamento da blockchain foi atrasado, aumentando as incertezas relativas a tecnologia, e seu funcionamento foi atrelado a uma constituição humana.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Uma pausa para essa questão se faz fundamental: por que enfatizar que a constituição é humana? Nick Szabo -- pioneiro cypherpunk fortemente envolvido com criptomoedas -- possui a ideia de escalabilidade social. Uma constituição humana envolve uma câmara de arbitragem que julga casos constantemente para evitar abusos, contas roubadas e demais problemas. Nada muito diferente que o Ethereum eventualmente faz com votações sobre resgates de contas congeladas (Parity) ou smart contracts falhos (TheDAO). No entanto, o default muda. No caso da EOS, a avaliação é constante e não há algo como “code is law”. Esse design em nada se parece com um projeto descentralizado, e com as avaliações constantes da câmara de arbitragem, a rede perde alguma escalabilidade de entrada de novos participantes segundo Szabo.

Esse poder da câmara e dos blockproducers se reproduziu rapidamente. No dia 17 de junho, sete contas foram congeladas. A motivação mostra algum poder diferente da Ethereum: a Ethereum congela após o processo concluído e preserva uma cultura pró-código (menos que a Ethereum Classic, porém o suficiente para ainda soar um projeto experimental). Se os únicos problemas fossem governança, já seria grave, porém dia 9 de julho a blockchain EOS falhou de maneira crítica, encerrando uma grande crise da EOS.

Vale notar que a Bancor aceita essas modificações humanas para ter mais garantias a seus clientes. Nesse caso, haveria expectativa de usabilidade para a EOS. Entretanto, ficou claro para quem desejava uma solução para os problemas da Ethereum que a EOS não preserva nem de perto alguma de suas características. Nesse caso, concluo que a governança da EOS é falha e não a vejo opção tecnologicamente viável. Como investimento, contudo, a entrada da Bancor mostra que há players considerando para a plataforma desejável comercialmente. A Bancor viabiliza liquidez, porém ainda resta ver se aplicativos “decentralizados” terão interesse em operar numa rede com tantos traços de centralização.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.