Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Avaliação de Resultado de UNIP6, BRKM5 e ESTC3

Publicado 19.03.2019, 11:16
Atualizado 09.07.2023, 07:32

UNIP6 (SA:UNIP6)

A espetacular Unipar (SA:UNIP6) divulgou resultados muito bons e, pasmem (!), anunciou dividendos para 2018 ainda maiores que os de 2017.

Após um 3T18 segurando caixa, Unipar volta a distribuí-lo para o deleite de seus felizes acionistas.

No 4T18, receita líquida +22 por cento, Ebitda -19 por cento e lucros +53 por cento.

O resultado é forte, principalmente se notamos que o preço da Soda caiu de 500 dólares para 400 no tri – hoje está em 360 dólares.

Mas a companhia subiu preços e foi beneficiada por dólar mais forte no período.

O Ebitda do 4T17 foi favorecido pela equivalência patrimonial da venda da Tecsis. Retirando os 25m de reais do Ebitda do 4T17, a queda seria de -8 por cento – a queda é explicada por uma depreciação 50m menor, que investigaremos.

Sem dívidas, com maiores lucros, UNIP distribui maiores dividendos. A companhia pagou 211m de reais em 2018 e pretende pagar 25m a mais em 2019 (S2).

Mesmo subindo +97 por cento em 12 meses e +17 por cento em 2019, a 4x Ebitda e 8x lucros, UNIP é uma das melhores ações para 2019.

BRKM5

Está definido: o ciclo de alta dos spreads petroquímicos (preço de venda menos custo) chegou ao fim, declarou o presidente da Braskem (SA:BRKM5) em teleconferência (está no Valor Econômico).

Nada dura para sempre: nem as dores, nem as alegrias.

E a companhia já anuncia que os resultados de 2019 serão “similares” aos de 2018 – a minha aposta é um pouco “piores”.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

E o resultado de Braskem, na manhã de ontem, refletiu bem o ciclo – receita líquida estável, Ebitda -29 por cento e prejuízo de -179 milhões de reais (lucro de 313m no 4T17).

É... a Braskem já não é mais aquela.

A geração de caixa operacional foi -24 por cento menor que no 4T17. A compra da Cetrel do 4T17 (uso de caixa) e uma reclassificação de aplicações financeiras fez enorme diferença na geração de caixa livre.

Sim, as ações continuam baratas a 6x Ebitda e 15x lucros. Mas estamos no topo do ciclo dos spreads petroquímicos. Será que com Ebitda retraindo e múltiplos subindo os preços das ações se seguram lá em cima?

Sim, pois o que interessa em BRKM é: “Quanto a LyondellBasell pagará pela campeã nacional petroquímica?”

Este é um risco que se corre. Saímos de BRKM em agosto de 2018 embolsando +84 por cento. Mas continuamos de olho.

ESTC3

Estácio (SA:ESTC3) divulgou resultados muito bons, considerando como o setor de educação se encontra no momento.

Eu fico por aqui bradando aos sete ventos como o FIES acabou e as educacionais sofrerão mas, parece que Estácio (ESTC3) está vencendo o vento contra.

Receita líquida +3 por cento, Ebitda +6 por cento e lucros ajustados estáveis.

Interessante que o Ebitda e lucro líquido ajustado de Estácio são muitas vezes superiores ao não-ajustados. A companhia tira dos números uma infinidade de não-recorrentes de tamanhos bastante relevantes.

Estranho. Vamos procurar mais detalhes e voltamos a comentar num futuro próximo.

Mas Estácio cresce (+19 por cento) no ensino a distância (EAD) – que era dominado por Kroton (SA:KROT3) -, e perde alunos no presencial (-9 por cento). Com isso, a base de alunos fica igual (+0,5 por cento).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ótimo. Precisamos apenas entender se as margens são parecidas - imagino que, no EAD, sejam melhores - e se a competição é a mesma.

Não me parece ser. Kroton dominava o EAD e, com a abertura deste mercado, todos as educacionais correm para abocanhar seu pedaço.

A 7,5x Ebitda e 13x lucros, parece que o ímpeto de crescimento de ESTC não é mais aquele. Continuamos olhando de longe.

Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Publicação Original

Últimos comentários

Dia 20 unip6  "é uma das melhores ações para 2019" e dia 21 não é mais, vai entender o racional desses analistas.
Quanto paga de dividendo e de quanto em quanto tempo ela paga , a estacio ?
O maior problema da ESTC é quanto fazem de provisão para os alunos com financiamento próprio. Enquanto a Kroton provisiona 50% e ainda é questionável se será o suficiente. A Estácio provisiona meros 25%.
qual a porcentagem que ela ta pagando?
Invisto sempre em Ações que pagam bons dividendos e UNIPAR é uma que não me desfaço nunca. Levo muita fé nessa Empresa. . Invisto os Dividendos na compra de mais ações.. . . . .
0,7% é um bom dividendo?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.