Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Baseado em Fatos: Capitalismo, Socialismo, Inovação e Maconha

Publicado 08.04.2021, 09:44
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Nunca lhe pareceu estranho um sistema que se intitula “capitalista” derrotar o “socialismo”? Como pôde uma forma de organização, que declara sustentar-se na defesa do capital, vencer uma causa que se mobiliza pelo social, o bem-estar de todos, a igualdade?

Na minha juventude, quando o socialismo se expandia no mundo como azeite derramado na toalha, a única ameaça percebida pelos idealistas à continuidade desta marcha seria a vitória do capitalismo pelas armas, pois, pela vontade popular, a doutrina igualitária seria universalizada.

Surpreendentemente, a derrocada começou com a guardiã do socialismo internacional, a União Soviética, permitindo um processo de abertura que desaguou em um capitalismo envergonhado. Na Alemanha, o Muro de Berlim caiu, derrubado pelos habitantes “socializados” da Alemanha Comunista, não pelos “explorados” da Alemanha Ocidental. E o pior: a ortodoxa China, criou um capitalismo com fantasia de socialismo que a tornou a segunda economia do mundo. Os países socialistas, todos – com exceção dos românticos Cuba e Coreia do Norte –, cambiaram-se para o capitalismo, sem que um tiro fosse disparado: seus povos, - teoricamente, os beneficiados pelo fim da exploração do homem pelo homem – exigiram a implantação do capitalismo.

A explicação da virada é de uma simplicidade franciscana: este regime não deveria ser chamado “capitalista”. Ele é “consumidorista”, por ser todo voltado ao benefício do consumidor. Repare que, na economia de mercado, a violação dos direitos do consumidor é punida com severidade, como comprovam as instituições Procon, Banco Central, CVM e todas as agências reguladoras. Já a quebra de empresas é acolhida com naturalidade, até regozijo, por indicar que está em ação um movimento histórico darwiniano de modernização empresarial.

A arma secreta do capitalismo para derrotar o socialismo chama-se “mercado”, o santuário onde empresários se digladiam, incorporam tecnologias e transferem ao consumidor seus ganhos de produtividade, seja pela adequação crescente dos produtos aos anseios da demanda, seja pela continua redução de preços que a modernização propicia. No socialismo, a decisão do que produzir, com que tecnologia e a que preço era tomada de forma centralizada por meia dúzia de iluminados do Partido: só poderia acabar mesmo em fracasso retumbante.

Toda esta introdução foi para extrair o seguinte teorema: cada vez que se cria um mercado novo, o consumidor se beneficia, como nos casos de Uber (NYSE:UBER) (SA:U1BE34), Netflix (NASDAQ:NFLX) (SA:NFLX34), Ifood, Plix; cada vez que se esfaqueia um mercado, seja intervindo em preços, seja proibindo sua existência, o consumidor perde.

O consumo recreativo da maconha ilustra bem esta implicação. Não cabe a um economista avaliar se a maconha eleva o bem-estar de seus usuários sem causar danos comprovados para sua saúde, nem se seus consumidores estariam melhor protegidos do covid. Para focarmos na natureza econômica do problema, admitamos que a maconha seja um vício similar ao cigarro ou à bebida.

Por que a proibição do seu consumo? Jogar na ilegalidade jovens e adultos que usufruem da serenidade que a cannabis induz é atitude medieval. Se um produto desejado é jogado na marginalidade, seu consumo não desaparece, mas ele fica mais caro e o lucro da sua comercialização é apropriado por contraventores que desfrutam do um ganho extraordinário, já que se dispõem a correr o risco de prisão. Lotam-se os presídios com operadores deste mercado-negro, a qualidade do produto é abastardada, o custo da ilegalidade é repassado ao consumidor e bandidos que operam o setor encontram nele o funding para praticar crimes muito mais danosos do que o de dar alívio ao stress dos usuários da erva.

No começo do século passado, os Estados Unidos proibiram a produção de bebidas alcoólicas e o gangsterismo se alastrou, sem extinguir o consumo. Na ponta oposta, temos no Brasil um exemplo de enfrentamento de um vício via mercado, o do cigarro: sem proibir, meramente regulando e ensinando, conseguimos eliminar 100 por cento do envenenamento do não-fumante, por proximidade a viciados e reduzimos a porcentagem de fumantes na população de 30 para meros 10 por cento.

Deveríamos seguir o exemplo de várias nações que liberaram o consumo recreativo da maconha na Europa. Também o dos americanos, cujos estados estão, um a um, legalizando o consumo: Nova Iorque o fez na semana passada.

Com uma regulamentação inteligente, vamos autorizar laboratórios profissional e eticamente gerenciados a oferecer um produto de qualidade controlada aos seus consumidores. Vamos arrecadar como impostos o que hoje é lucro da criminalidade e aplicar tais recursos em benefício da sociedade.

Vamos substituir o acordo operacional entre traficantes pela competição entre empresários respeitadores da lei, com benefícios para todos.

Últimos comentários

excelente texto, parabéns.
A lei da oferta e da procura é mais forte ate do que a alei da gravidade, lutar contra é uma dos maiores equivocos ..... grato pelo artigo
concordo com o Rosenberg. pois para comprar maconha é preciso conhecer pessoas que podem estar envolvidos com coisa muito pior. como assaltos a mão armada,roubos a banco e etc.
A maconha é uma porta de entrada para drogas mais pesadas , é ela sim detona com a saúde das pessoas tanto física como psicólogica.
não é a maconha, sim o álcool.
A maconha é uma porta de entrada para drogas mais pesadas , é ela sim detona com a saúde das pessoas tanto física como psicólogica.
Nao vislumbro cenário politicamente favorável no brasil, infelizmente
Querem me proteger da malvada maconha, mas livram um assassino da prisão por ser financeiramente estável ou "importante". Pra piorar criminalizam a erva causando mais vitimas pelo crime sem vítima, sem contar os mortos por "bala perdida" nessa guerra.
o extrato de canabis derivado da maconha mas não podemos permitir o livre comercio da maconha ja que a medicina é realista comprovada que USAR maconha faz vc um zumbis
beber em excesso faz você virar oque ?? fumar cigarro em excesso faz você virar oque ?
beber em excesso faz você virar oque ?? fumar cigarro em excesso faz você virar oque ?
Então alguém deve proibir a cachaça, o que mais tem são "zumbis" bêbados na rua.
o extrato de canabis derivado da maconha mas não podemos permitir o livre comercio da maconha ja que a medicina é realista comprovada que USAR maconha faz vc um zumbis
Conheço vários usuários crônicos de maconha e garanto que nenhum deles está comendo cérebros humanos por aí.
Conheço vários usuários crônicos de maconha e garanto que nenhum deles está comendo cérebros humanos por aí.
É até meio incoerente dizer que ela faz mal e te mata se outros com os estudos não afirmam isso, medicina é medicina não tem diferenças quanto ao resultado de país para país.
top explicativo
Tem até IPO na bolsa americana de canabis aqui um atraso !
legaliza mesmo !!! TOTAL APOIO !. e se você discorda você é um mente fechada. obrigada de nada. 😘
Quando entenderem quanto de dinheiro é perdido por conta da proibição, legarizarão!
Cara, que horror de texto... É mais um daqueles que falam "O Socialismo não deu certo porque não aplicaram corretamente!". Com relação a legalização da maconha, provavelmente nunca se depararam com o quanto o tráfico alicia menores para o serviço sujo, quantas vidas o crime organizado tira porque as pessoas não pagam suas dívidas na boca de fumo. Realmente, quem quer a legalização da maconha vive em um mundo paralelo da realidade...
olha... digamos que magicamente, todos os usuários de álcool o trocassem por uso de maconha, imaginou como seriam as coisas? não haveria mais violência doméstica, acidente de trânsito por embriaguez, brigas em bares por motivos banais... e outra coisa: "o tráfico financia os crimes mais violentos", ora... é óbvio que os danos da maconha são muito menores que os do álcool. sabia que mais de 60% das ocorrências polícias nos finais de semana são de perturbação do sossego? pq não se proíbe o uso de altifalantes de grande potência? um maconheiro se chapa sozinho, num "mocó" sem incomodar ninguém. Um "cidadão de bem" pega seu carrão e sai pelas ruas acordando toda a cidade no meio da madrugada. Isso não é prejuízo social?
esse comentário é um excelente exemplo da falta de conexão entre causa e efeito
Cara, que vergonha de texto... É mais um daqueles que falam "O Socialismo não deu certo porque não aplicaram corretamente!". Com relação a legalização da maconha, provavelmente nunca se depararam com o quanto o tráfico alicia menores para o serviço sujo, quantas vidas o crime organizado tira porque as pessoas não pagam suas dívidas na boca de fumo. Realmente, quem quer a legalização da maconha vive em um mundo paralelo da realidade...
Cara, que vergonha de texto... É mais um daqueles que falam "O Socialismo não deu certo porque não aplicaram corretamente!". Com relação a legalização da maconha, provavelmente nunca se depararam com o quanto o tráfico alicia menores para o serviço sujo, quantas vidas o crime organizado tira porque as pessoas não pagam suas dívidas na boca de fumo. Realmente, quem quer a legalização da maconha vive em um mundo paralelo da realidade...
Este é a opinião de um progressista e o progressismo tem trazido problemas terríveis à humanidade. Pelo pensamento destes iluminados, não existe certo e errado, bom ou ruim, não há punição ou limites, aceita-se tudo e logo viveremos numa anarquia. Já começou o artigo invertendo os lados da história, típico de um esquerdista (que se apropria da História e a conta como lhe convém).
Demorou para legalizar! Demorou para a maioria entender que isso só traz beneficios!
Bela análise. Muito realista.
Texto excelente. Que mais pessoas pensem assim !!! Não sou usuário mas defendo muito a legalização da maconha, pelo simples fato dessa comparação que foi feita com o alcool e o tabaco (ambos são drogras).
Achei mta fraca de conteudo essas ponderaçoes, comparar as fraquezas dos regimes pra justificar a legalizaçao da maconha, e ainda dar exemplo o “sucesso” do combate ao uso de cigarro pra frear o trafico. Sem noçao, primeiro q o tráfico é amplo em seu mercado e a maconha já não é mais seu produto de elite, por outro lado o cigarro é apenas 1 produto o que propicia politicas eficazes de conscientizaçao. Mesmo assim, nao se deve desprezar as milhares de pessoas que morrem anualmente vitimas das consequencias do uso do cigarro, e nao apenas comparar com a reduçao de fumante passivo.
Nos países ditos socialistas as drogas são usadas apenas para razões medicinais. No mundo capitalista são usadas para destruir famílias, fazer o povo mais oprimido e para aumentar o lucro dos capitalistas. É inevitável que as drogas pesadas sejam liberadas nos países capitalistas para uso "recreativo".
Q SUJEITO MAIS IDIOTA ESTE LUIZ PAULOR ROSEMBERG ,BOLSONARO 22
Mas será que os danos colaterais a concentração são sentidos no tabaco? Não seria um raciocínio semelhante a cocaína e outros entorpecentes por aí?
Fala aí dos milhoes de mortos para tentar impor o socialismo no mundo inteiro! Quem nao entende o que é essa ideologia demoniaca da mentira da "igualdade", acaba por apoia-la sem entender que está apoiando a própria escravidão. Capitalismo é o homem livre para ser o que quiser! Socialismo é todo mundo pobre e faminto!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.