Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

BDRs: Hoje Sim, Hoje Sim, Hoje Não

Publicado 13.08.2020, 18:11
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Um avanço bastante atrasado

Uma das notícias mais comentadas da semana foi a de que a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) alterou as regras para negociação de BDRs (Brazilian Depositary Receipts).

BDRs são instrumentos em que o investidor brasileiro pode negociar ações estrangeiras na Bolsa local.

A partir de 1º de setembro de 2020, qualquer investidor passa a ser apto a negociar BDRs — antes somente os investidores qualificados (com mais de 1 milhão de reais de patrimônio) possuíam o direito de acessar este mercado.

De fato, a mudança na regra mostra um avanço importante na regulação do mercado de capitais brasileiro, motivo pelo qual as corretoras e a B3 trataram de comemorar como um grande golaço.

Sinceramente, eu acho que essa era uma notícia para ser comemorada se tivesse saído há uns 2-3 anos.

Falo isso porque nos últimos anos as corretoras americanas facilitaram muito o acesso de investidores brasileiros. O processo de abertura de conta foi simplificado, a aprovação se dá em poucas horas e algumas, inclusive, como é o caso da Avenue, oferece suporte em português. Esta última já atende mais de 115 mil clientes vindos do Brasil (agora deu para entender o porquê da pressão da B3 e das corretoras).

É por estes motivos, e outros que listarei abaixo, que eu acredito que o melhor caminho para quem quer se expor a ações diretamente é abrir uma conta em uma corretora fora do Brasil.

Para aqueles que querem ter exposição a ações em dólar, mas dispõem de poucos recursos, falta de conhecimento e de tempo, o melhor caminho continua sendo o ETF IVVB11. É bastante líquido, barato (taxa de administração de 0,24 por cento) e oferece ao investidor uma carteira diversificada. Ainda não encontramos boas opções de fundos de gestão ativo nas plataformas de investimento brasileiras.

Investindo lá fora

Liquidez

A liquidez do mercado local aumentou bastante nos últimos tempos e, com a maior participação do varejo, deve acelerar. Entretanto, o volume médio diário negociado está na casa dos 90 milhões de reais. Ainda é pouco líquido.

Fonte: Valor Investe / B3

Se este mercado fosse de uma ação apenas, não estaria entre as 50 ações mais negociadas do Ibovespa. Para servir de comparação, mesmo que a liquidez triplique ou quadruplique, ainda negociará menos do que uma empresa como Suzano (SA:SUZB3), BTG (SA:BPAC11) ou Lojas Renner (SA:LREN3) por dia.

Outros dados para servir de comparação:

  • A B3 negocia diariamente algo em torno de 30 bilhões de reais, enquanto o S&P 500 negocia 70 vezes mais.
  • São quase 3 milhões de investidores na B3, enquanto apenas 5 mil investidores em BDRs.

A Liquidez é muitas vezes menosprezada, mas a gente sabe que quando o mercado azeda e despenca, a liquidez seca e não tem comprador.

Esse é um tipo de risco que não topamos correr, principalmente depois de ver o que aconteceu recentemente no auge da crise com algumas ações da bolsa brasileira.

Oferta

Atualmente existem 550 BDRs listados no Brasil. Já é um número razoável e a oferta deve ser ampliada com a entrada de empresas como a XP Inc..

Mas nos Estados Unidos, o universo é outro. Existem mais de 4 mil empresas listadas e outros tantos milhares de ETFs disponíveis.

Spread no book de ofertas

Como o mercado aqui é pouco líquido, alguns BDRs apresentam um spread considerável no book de ofertas. Isso significa que ao investir no mercado local o investidor estaria pagando um pênalti sobre a cotação real do ativo em dólares.

Peguei um exemplo que o nosso analista Cesar Crivelli usou ontem no canal do Telegram do Nord Global que evidencia este problema.

Ontem, até às 13h47, os BDRs da rede de farmácia CVS tiveram apenas um negócio, às 10h30 da manhã.

A diferença entre a compra e a venda na B3 é da ordem de 1 por cento.

Já na NYSE, a diferença é de 0,01 e temos centenas de milhares de negócios por dia.

Custo de remessa

Nos últimos 2 anos as plataformas de câmbio digital também evoluíram bastante, e isso se traduziu, principalmente, em remessas mais rápidas (1-2 dias) e custos bem mais baixos. Entre spread e IOF, é possível encontrar plataformas que cobram algo em torno de 1,68 por cento. Considerando a liquidez do mercado local, o spread na compra e na venda de um BDR por aqui, eu acredito que vale a pena pagar esse prêmio.

Lote Padrão

Ao contrário do que ocorre nos EUA, onde não há diferenciação entre lote padrão e fracionário, no Brasil o lote mínimo de negociação é de 10 BDRs. Isso significa que para comprar um lote padrão de Amazon (NASDAQ:AMZN) um investidor terá que desembolsar mais de 86 mil reais.

 

Há possibilidade de operar no mercado fracionário, e ainda assim o investidor precisa desembolsar 8,6 mil reais. Não parece algo muito preparado para o investidor de varejo.

Tributação

Como diz a matéria do Valor Investe: "A B3 ainda não divulgou detalhes sobre a tributação, mas adiantou que não haverá a isenção de Imposto de Renda (IR) para pessoa física, como é hoje em ações (com limite mensal de R$ 20 mil). Hoje, os BDRs são tributados em 15 por cento nas operações que geram lucro".

Para quem investe por meio de uma corretora no exterior, a regra é de isenção de IR até 35 mil reais por mês. É importante dizer que é preciso considerar a variação cambial na conta. Nesse sentido, a Avenue é a corretora que oferece o melhor suporte, pois disponibiliza uma série de relatórios para declaração de imposto de renda, como: informe de rendimentos pelo recebimento de dividendos, extrato de depósitos, retiradas e ajustes, relatório de câmbio, notas de corretagem e relatórios de ordens e execuções.

Um abraço e até a próxima.

Últimos comentários

Não faz sentido algum comprar BDRs. Alguns integrantes do cardume do primo rico acham o maximo, mas é uma grande burrice
A liquidez vai existir a partir de setembro e os lotes também
Excelente publicação. Outra vsntagem de abrir conta numa corretora nos USA é a possibilidade de investir em ETFs que dificilmente serão disponíveis por aqui. Vou abrir uma conta na Avenue.
Bons comentários. Mas... 1. haverá aumento da liquidez com a abertura para os não qualificados . Mais negociadores, maior volume.2. Os lotes dos BDRs com certeza devem ser modificados , com fracionamento, assim que houver mais negociadores.3.BDRs podem ser convertidos em ações nos EUA, a qualquer tempo assim que houver a liquidação do papel. 4.Após o jabá da Avenue , chequem o spread do dólar para envio por ela. O custo é alto, inegável o conforto pelas facilidades de atendimento em português e papelada para Irpf.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.