Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Bear Market Leva a Fechamento de Times de Desenvolvimento

Publicado 07.12.2018, 11:46
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Um ano inteiro de retornos negativos tem suas consequências. Assim como numa empresa convencional, recursos são necessários para o desenvolvimento de novas atividades. Quando o mercado está em baixa numa empresa normal, para manter os custos dentro das receitas e aumentar o valor presente, há redução de atividades, porém em casos extremos de firmas menores há paralisação e saída do mercado para os sócios não levarem prejuízo. Isso ocorre também nas empresas que sustentam a criptoeconomia.

Apenas nas últimas semanas, a STEEM - plataforma criada por Dan Larimer da EOS para mídia descentralizada - reduziu em 70% sua equipe; a Ethereum Classic perdeu uma importante equipe de desenvolvimento (ETCDEV) por falta de recursos. Possivelmente essas perdas são consideráveis para o prosseguimento do desenvolvimento das moedas. Contudo ambas as tecnologias mesmo em bull market não decolaram em adoção, apesar de serem projetos com proposições interessantes (aplicação crível no caso da STEEM e approach “code is law” para o Ethereum Classic). Essas reduções podem ser vistas como perdas para o mundo cripto como um todo?

Há duas questões latentes para responder essa questão. A primeira é se a queda reflete uma “destruição criativa” (processo bem descrito pelo economista austríaco Joseph Schumpeter), isto é, se novas tecnologias estão se desenvolvendo e tornando soluções anteriores que não decolaram menos importantes. A cerca de um ano - dia 3 de dezembro de 2017 - a Ethereum Classic era a 11ª maior criptomoeda em capitalização de mercado e a STEEM era a 36ª. Hoje em dia caíram para 18ª e 51ª, sugerindo que, de fato, estão ficando defasadas e que há novas tecnologias surgindo ou antigas se aprimorando.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Entretanto, a queda foi causada pelo surgimento das novas tecnologias? Essa é a segunda parte do problema: acredito que não. De maneira geral, mesmo as tecnologias recentes têm sofrido quedas em dólar ou mesmo se medidas em BTC. Se consideramos a correlação razoavelmente alta no mercado das maiores altcoins - novas ou antigas - há a impressão que o mercado como um todo está prejudicado. A evidência atual indica que Bitcoin e Altcoins competem, porém não há grandes evidências de heterogeneidade entre as altcoins. Isto é, elas podem de certa maneira serem tratadas como um bloco na falta de maiores estudos.

Se as altcoins podem ser entendidas dessa forma, o risco de ir perdendo desenvolvedores pagos é pautado pela capitalização de mercado. As maiores (que não excederam nos custos) tem maior segurança que as menores, justamente por terem mais recursos. O grande problema é que capitalização de mercado possui um grande elemento de hype e não há muita variação na liderança de capitalização de mercado mesmo com choques tecnológicos. A EOS é um desses casos, nasceu grande e logo no começo mostrou grandes falhas, porém continua entre as maiores mesmo com outros projetos se mostrando mais interessantes e resilientes. Não há como afirmar que as criptomoedas estão num estágio maduro de destruição criativa e perdas como as atuais devem acender um sinal amarelo: elas não se relacionam tanto com a tecnologia ser mais ou menos efetiva, e sim com choques de mercado.

A parte positiva é que há muitos projetos que se desenvolvem mais com comunidade que com desenvolvedores institucionalizados em empresas. Num bear market, a resiliência vem em grande parte de desenvolvedores anônimos que acreditam no projeto. Moedas com forte comunidade e, diria, algum componente ideológico como Ethereum e Monero tendem a ter menores riscos de perda de capacidade de inovação em bear markets. Se há moedas com chances de estarem realmente em baixa, são essas que possuem a capacidade de inovação puxada majoritariamente pela comunidade.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Só compro quando bater $1 dólar... kkkkkk
Over? Over!!!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.