Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Bitcoin: Como Saber Quando é Hora de Vender?

Publicado 20.05.2019, 10:31
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Com a recente alta do Bitcoin muitos investidores só têm duas perguntas na cabeça: ainda é hora de comprar ou já é hora de vender? Escrevi dois artigos recentes analisando indicadores que nos fornecem indícios de que sim, ainda é um bom momento para comprar Bitcoin.

Neste artigo tentarei responder à segunda pergunta, como saber a hora de vender. De toda forma, reforço a importância de sempre reservar alguma parte de seu capital e realizar aportes mensais. Isso vale não só para o Bitcoin como para qualquer investimento: é muito difícil captar o timing do mercado, você nunca sabe qual aplicação vai decolar e qual vai implodir. Dificilmente se fica rico em uma única tacada, o segredo para o sucesso nos investimentos são a constância e a disciplina: pergunte para qualquer gestor.

Chega de conversa fiada, vamos ao que interessa: como saber quando é a hora de vender o Bitcoin? A pergunta é bem simples e direta, mas a resposta é muito complexa e exige muita cautela. Não é fácil responder essa pergunta nem mesmo para investimentos tradicionais: especialistas frequentemente divergem em opiniões sobre quando seria o momento mais adequado para se desfazer de uma ação, quando é melhor se livrar de um título público, quando se deve vender uma opção.

Com o Bitcoin o cenário é ainda mais difícil: por ser uma criptomoeda e, portanto, pertencente a uma classe de ativos ainda muito nova (com apenas dez anos de idade), os modelos de precificação e valuation ainda estão sendo descobertos e testados, sem que haja um consenso sobre quais seriam os métodos mais adequados para identificar os melhores momentos de entrada ou saída.

Sem ter um método de valuation consolidado, o que parece funcionar melhor para identificar topos e fundos é o gráfico, a boa e velha análise técnica. Por que funciona? Não sei. Ao pensar sobre análise técnica consigo somente me lembrar das minhas leituras do místico e ocultista Aleister Crowley: “Nesse livro se fala de espíritos e conjurações; de deuses, esferas, planos e muitas outras coisas que podem ou não existir. É imaterial se elas existem ou não. Fazendo certas coisas, certos resultados acontecem.” Não acredito nas bruxas, mas que elas existem, existem. E não tenho a menor dúvida de que análise técnica funcione no trade de criptomoedas.

Dominar análise técnica não requer apoio de forças ocultas, mas sim muito estudo, tempo, dedicação e prática. São muitos indicadores e, para obter sucesso num trade é preciso conhecer como eles funcionam e como eles costumam se comportar. E não basta apenas dominar a análise técnica: é necessário dispor de tempo cotidianamente para analisar o gráfico, uma vez que as tendências e os indicadores mudam o tempo todo.

Isso significa que nós reles mortais que não somos grandes grafistas devemos ficar relegados ao bel prazer da sorte para realizar boas vendas? De maneira alguma. Como disse, modelos de precificação e valuation do Bitcoin ainda estão sendo desenvolvidos e testados, mas em sua breve história já temos alguns indicadores com um bom track record de capacidade preditiva.

Dentre os indicadores que têm apresentado alguma consistência em encontrar melhores pontos de venda, podemos destacar o MVRV, sigla que significa Market Value to Realized Value. O MVRV divide o valor de mercado do Bitcoin pelo valor que as moedas tinham na última vez que foram movidas. Dessa forma, o indicador pretende comparar o atual valor de mercado com um suposto valor que foi injetado na economia da criptomoeda. É claro, o indicador possui algumas distorções, pois interpreta toda movimentação como uma compra e venda de bitcoins, mas isso não significa que ele não possa ser útil.

Se analisarmos historicamente a correlação entre a cotação e o MVRV, verificaremos que o indicador foi capaz de identificar diversos momentos em que o Bitcoin estava sobrevalorizado e momentos em que ele esteve subvalorizado, incluindo a grande queda de 2018 e o fundo encontrado em dezembro. Historicamente um MVRV abaixo de 1 indica que o Bitcoin está subvalorizado, enquanto um MVRV acima de 4 indica supervalorização. Atualmente o MVRV encontra-se abaixo de 2, um nível saudável.

MVRV comparado ao preço do Bitcoin. Fonte: Coinmetrics

Outro indicador que também nos ajuda a encontrar bons pontos para venda é a NVTS, a Network Value to Transactions Signal. A NVTS deriva da NVT, indicador que divide o valor de mercado do Bitcoin pelo valor que está sendo transmitido pelas transações na blockchain. A ideia seria que a NVT funcionasse como um P/L das criptomoedas.

A NVTS nada mais é do que a NVT ajustada por uma média móvel de 90 dias, o que suaviza o indicador e lhe confere maior precisão para indicar a formação de topos. De maneira geral, uma NVTS superior a 100 costuma indicar que um topo foi encontrado e que em breve podemos esperar uma correção dos preços. O indicador funcionou durante os principais topos e quedas do Bitcoin.

NVTS e relação com o preço. Fonte: Woobull

É verdade que os dois indicadores têm um excelente track record para encontrar topos do Bitcoin, mas isso pode não significar absolutamente nada. Por que? Porque se a hipótese de mercados eficientes (que conferiu o prêmio Nobel de economia a Eugene Fama) estiver certa, os agentes econômicos assimilam toda informação disponível e já precificam os ativos de acordo, antevendo movimentos futuros. Dessa forma, os indicadores acima já teriam sido verificados e precificados, tendo pouco ou nenhum uso ao investidor.

Sou um ferrenho defensor da hipótese dos mercados eficientes, até mesmo para o mercado de criptomoedas. Sendo assim, qual a maneira adequada para saber quando você deve vender seus bitcoins? No fim das contas, é bem simples: tenha metas. Não interessa quais sejam elas: pode ser comprar um carro, ter uma valorização de x% ou ter um preço alvo de y dólares. Assim que sua meta for atingida, venda.

Com essa estratégia dificilmente você irá vender pela melhor cotação, mas a realidade é que isso não importa. Investimentos não são fins em si mesmos, não são uma corrida: não interessa quem chega mais rápido ou mais longe, o importante é que você chegue aonde quer chegar. E hoje o Bitcoin é um dos principais investimentos responsáveis por fazer com que os investidores cheguem cada vez mais perto dos seus sonhos.

Últimos comentários

Alguem sabe se usar a Mercado Bitcoin é uma boa? Ou é melhor essa Atlas Quantum q parece ser boa?
depende muito. Para que você quer?
tem investimento em empresas que ela faz trader pra vc ,e não precisa estudar nada e está dando muito certo em 2 meses tive 100% de lucro ,dúvidas fala comigo 21968771209
A nao precisa ? Kkkk
Eu comprei na alta do ano passado também. Começo desse ano também estava com 50% de perda. Fiquei nessa mesma dúvida mas decidi esperar...semana passada resgatei 25% e ainda estava lucrando... como é muito volátil, eu te aconselho a aguardar. Quando der compra mais um pouco e deixa lá até te dar um retorno significativo.
quero entrar e começar a investir.. alguém pode me orientar. como fazer?
Posso aconselhar a Brasiliex , mas as taxas são um absurdo , tem várias outras Uma interessante é a Atlas Quantum , mas ela não é uma excharger, porém é um dos fundos mais lucrativos do mundo.
*
Alguem sabe se usar a Mercado Bitcoin é uma boa? Ou é melhor essa Atlas Quantum q parece ser boa?
aguarde amigo!
Olá!
Rodrigo, veja este exemplo real. comprei na alta e agora estou com 50% de perda. é uma estratégia válida eu vender tudo agora, aguardar uma baixa, comprar de novo, neste ciclo até recuperar o $ "perdido"?
Eu comprei na alta do ano passado também. Começo desse ano também estava com 50% de perda. Fiquei nessa mesma dúvida mas decidi esperar...semana passada resgatei 25% e ainda estava lucrando... como é muito volátil, eu te aconselho a aguardar. Quando der compra mais um pouco e deixa lá até te dar um retorno significativo.
Você deveria deixar o seu saldo rendendo na Atlas Quantum. Eles fazem arbitragem automatizada. Tinha comprado numa alta há um tempo, e os rendimentos diários deles conseguiram recuperar meu saldo a médio prazo.
verdade. Eu tbm invisto estou no prejuízo pois comprei a alta posso dizer "Super Alta" e com a lucro a Atlas diminuiu minhas perdas
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.