Blade Runner, Algoritmos e a Aposentadoria do Operador Raiz

Blade Runner, Algoritmos e a Aposentadoria do Operador Raiz

Rodrigo Lima  | 05.08.2019 12:05

No último dia 19 fui tristemente surpreendido pela morte do ator Rutger Hauer, aos seus 75 anos. Se você não reconhece o nome, não é problema. Estou certo de que já assistiu à sua performance principal: Hauer interpretou Roy Batty, o vilão do clássico de ficção científica Blade Runner.

No filme o protagonista Rick Deckard (Harrison Ford) é um detetive responsável por “aposentar” (destruir) replicantes, máquinas idênticas a seres humanos, criadas para realizar trabalho braçal em colônias extraterrestres. O problema é que nenhum replicante quer ser “aposentado”, motivando Roy a capitanear uma revolta no planeta Terra.

Apesar de ser uma obra de ficção científica, cada vez mais homens e robôs se misturam e se tornam cada vez mais indistinguíveis: ainda não nas ruas como em Blade Runner, mas sim no mercado financeiro. Há um grande porém: nesse caso são os robôs que estão nos aposentando, não o contrário.

Para o investidor brasileiro isso pode parecer obra de ficção científica, já que por aqui os fundos quantitativos (como são chamados fundos de investimento que utilizam análises algorítmicas como ponto chave para tomada de decisão) ainda engatinham. Porém nos Estados Unidos o mercado já é fortíssimo: o Renaissance Medallion, com mais de 110 bilhões de dólares sob custódia e fechado para captação desde 1993, rende em média 35% ao ano desde sua criação, em 1982. Rendimento invejável para qualquer gestor ou investidor.

No mercado de criptomoedas, os algoritmos já dominam: de acordo com estudo publicado pela Pwc, os fundos quantitativos já representam 37% do setor. Apesar de ainda não serem maioria (fundos de estratégia ativa lideram representando 44% do setor), os fundos quantitativos são os líderes de rendimento: enquanto o retorno médio dos fundos de investimento em criptomoedas em 2018 foi de -46% devido ao grande bear market do ano, os fundos quantitativos surpreenderam com um rendimento médio de 8% no ano, demonstrando clara superioridade.

Retorno Médio dos FIs em criptomoedas em 2018. Fonte: PwC

Se você ainda tem dúvidas de que o mercado de criptomoedas é dominado por algotraders basta analisar a movimentação diária: de acordo com estudo da Longhash, o horário de maior volatilidade do Bitcoin é entre meia noite e 1h UTC (tempo de Londres), entre nove e dez horas da noite aqui no Brasil. O horário não coincide com o horário de trabalho dos principais mercados, como o chinês e o americano. Pode não parecer mas traders são pessoas normais, comem, respiram e dormem. E posso te garantir que a quantidade de traders operando nesse horário é muito pequena. Por que então esse é o horário de maior volatilidade? Justamente pois é nesse horário que ocorre o fechamento do candle diário, fazendo com que algoritmos absorvam a nova informação e rebalanceiem suas posições, movimentando o mercado.

Operar através de algoritmos tem uma série de vantagens. Uma das principais é a velocidade das operações, muito maior do que a de um operador humano. No Atlas Quantum mesmo, quando começamos a arbitrar criptomoedas em 2016, as oportunidades ficavam abertas durante dias e qualquer operador poderia fazer um bom dinheiro arbitrando Bitcoin. Entretanto, com a profissionalização do mercado, as oportunidades passaram a desaparecer em frações de segundos, sendo relegadas a algoritmos de alta frequência. Outra grande vantagem é remover o fator emocional da operação: algoritmos não sentem medo ou nervosismo, analisando o mercado friamente. “É doloroso viver com medo, não é?”, pergunta Betty, o replicante, ao detetive Deckard, enquanto o persegue.

E por falar em medo, é impressionante como ele nos domina. “O sentimento mais antigo e mais forte da humanidade é o medo, e o medo mais antigo e mais forte é o medo do desconhecido", dizia HP Lovecraft, mestre da literatura de horror. No mercado de investimentos não é diferente, muitos investidores temem fundos quantitativos por sua falta de transparência, funcionando como uma “caixa-preta”, não sendo possível abrir seu funcionamento.

O motivo para isso é bem simples: se o funcionamento dos algoritmos viesse a público, a engenharia reversa seria fatal e as oportunidades de mercado aproveitadas pelo modelo deixariam de existir. Pense em uma criança com um brinquedo elaborado e que tenta entender seu funcionamento. Ao final do processo, a criança tem uma compreensão muito rudimentar de seu funcionamento, mas o brinquedo está agora irremediavelmente quebrado.

Disso deriva a importância de você estar sempre posicionado de acordo com o seu perfil de risco: você nunca sabe que indicador pode disparar ordens de compra ou de venda de algoritmos movimentando grandes volumes. Isso é especialmente verdade no mercado de criptomoedas, que tem baixa liquidez se comparado a mercados mais desenvolvidos.

Hoje então com o avanço do machine learning, é cada vez mais difícil para quem está de fora tentar desvendar o funcionamento dos algoritmos e tentar se antecipar a eles. Tenho certeza de que se um algoritmo pudesse falar, suas palavras seriam similares às últimas de Roy Batty: “Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portal de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer.”

Rodrigo Lima

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Clecio J. S. Cardoso
Clecio J. S. Cardoso

Bela análise. Parabens !!  ... (Leia Mais)

05.08.2019 19:56 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+