Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Bolha vs Bolha: O Tamanho do Mercado como Reserva de Valor para Criptomoedas

Publicado 16.03.2018, 12:09
Atualizado 02.09.2020, 03:05

US$ 8.018.238.636.164. Esse é o preço de todo ouro disponível no mundo. Como vocês podem ver, ele é mensurado na casa dos trilhões. E para que se usa o ouro? Na verdade, não para tanta coisa que o preço sugere. Ouro pode ser usado para adereços – joias –, por exemplo. Entretanto, muitas coisas também ornamentam, inclusive capim dourado, muito mais barato e que cai bem em muita gente. Há usos na indústria eletrônica e na indústria aeroespacial, mas essa demanda não é suficiente para explicar o preço. Há usos em medicamentos para artrose, novamente incapazes de justificar tamanha capitalização de mercado.

O principal motivo para essa valorização toda é histórico: o ouro é escasso e acabou sendo um metal confortável para fazer moedas; foi a base de um padrão monetário que durou bastante tempo. Ainda hoje as pessoas guardam sua reputação como reserva de valor. Quando vêm e vão crises, o ouro se faz necessário para guardar valor. Isso, no entanto, não é exclusividade sua. Essa característica se faz presente também obras de arte, por exemplo.

Aonde quero chegar com isso? O ouro não é o único ativo a ser reserva de valor, porém seu valor dá uma margem de quanto uma reserva crível pode chegar. Dito isso, muitos dizem que o ouro é uma bolha pelo descolamento de seu valor fundamental em relação ao seu valor de mercado. Desde a década de 80, economistas profissionais – dentre eles Olivier Blanchard, economista-chefe do FMI – discutem se o ouro é uma bolha ou não. Dentre as evidências – em geral sem resposta conclusiva –, a mais recente e interessante indica que o ouro não é uma bolha se consideramos seu valor fundamental de reter valor frente a crises econômicas.

O Bitcoin foi estudado recentemente como um ativo capaz de ter propriedades de hedge de outros ativos normalmente encontrados (veja este estudo e este). Isso já mostra que ele age, de certa forma, como o ouro. Inclusive, alguns pesquisadores testaram para alguns dados passados – pós-Mt. Gox, por exemplo – e encontraram bolhas, como no tradicional ativo metálico. Entretanto, vale notar que há debate sobre sua capacidade de reagir a variáveis macroeconômicas e financeiras, sendo o hedge por meio dele algo limitado aos contextos normalmente explicativos do ouro. Numa outra veia, alguns analistas falam que o valor do Bitcoin está na lei de Metcalfe, que relacionaria preço a número de usuários. Uma análise mais atenta da relação causal entre as variáveis mostra que talvez não seja bem assim, sugerindo errada a ideia de que é o valor como meio de pagamento que justifica majoritariamente o preço.

Com tudo isso, parece ser o caso do Bitcoin estar crescendo majoritariamente por sua capacidade de ser uma reserva de valor. Há fragilidades de correntes disso, como a volatilidade que tiraria a garantia dos investidores. Usando o método econométrico Exponential GARCH para modelar sua volatilidade a partir de dados diários da Bitfinex – corretora relativamente líquida e com dados confiáveis – podemos ver que a perda mínima que aconteceria uma a cada 100 vezes – dado pela série em vermelho – está em alta em 2018. Conclui-se desse estudo que não é uma época fácil para os investidores.

Volatilidade do bitcoin

Contudo, o valor de mercado do ouro é uma boa lembrança. Há espaço para quem quer ser reserva de valor. Além do mais, a volatilidade tende a se reduzir conforme o mercado for se consolidando por novos produtos por vir. Por exemplo, com mais fácil acesso a futuros de criptoativos, investidores e intermediários financeiros podem criar produtos mais estruturados que reduzam os danos de choques. Particularmente, não vejo muitos motivos financeiros para ser pessimista com moedas a longo prazo. As criptomoedas continuam arriscadas e uma posição sensata depende de quanto tempo e da capacidade de segurar o investimento, mas acredito que quem é de HODL deva segurar, quem é de trade, deve continuar na sua estratégia. O argumento de que “é uma bolha e vai estourar” não é tão fácil assim.

Últimos comentários

Excelente artigo, colocando em xeque muitas das opiniões leigas que se espalham pelo mundo virtual. Para os críticos, tudo é óbvio (mas somente depois que se sabe a resposta). Hoje é óbvio que o Bitcoin é uma bolha. Ontem, era óbvio ser a moeda do futuro.. Fico no aguardo de mais textos sobre criptoassets! Se possível, algum falando sobre Iota!
*cryptoassets
Concordo com o Jamil do Investing.com.. Brasileiro é muito Zé Ruela e não quer ouvir a verdade!
Gostei do artigo, porém você não entende a diferença de investir com especular e ter reserva de valor. Parece que escreveu para forum de manada!
Quanta baboseira...o ouro é um mineral intrínseco na terra o bitcoin e criado...ou seja pode ser infinito...larga mão de ser besta. Cada uma viu que aparece...mundo da fantasia viu e tem bobo que acredita como aquelas pulseiras do equilíbrio. Esse Bitcoin só está ativo porque não é regulado aí é usado para criminalidade em evasão de dívidas, lavagem de dinheiro, enganar as pessoas pois corretoras mentem seus volumes de compra e venda para atrair um fundamento grafista para compra ou seja só porcaria vem deste Bitcoin...só se aproveita uma coisa a tecnologia que como todos sabemos logo ficará obsoleta ou avançada...então zzzzzzzzZzzzzZzz
Boa tarde, Neybball. Obrigado pelo comentário. Apenas uma correção: o bitcoin não é infinito. Tem limite de emissão de 21 milhões de unidades, dos quais apenas 4,3 milhões ainda não foram criadas. Abraços
Ah tá, e a moeda fiduciária (dólar, real) não é usada pra lavar dinheiro? Vc sabia que toda movimentação do bitcoin fica registrada na Block chain? Acho que vc deveria estudar um pouco mais, amigo.
Eu vou acreditar que ouro deixou de ser uma reserva de valor sólida quando os bancos centrais se desfizerem dos seus estoques, porque até agora o que vejo são seus estoques aumentando.
Bancos vão se desfazer do ouro quando conseguirem comprar uma boa porção quantidade de bitcoin na surdina. Aí quando os investidores se ligarem, vai ser tarde e vão ter que comprar os bitcoins dos bancos...
JAMAIS.
concordo plenamente
Parei de ler quando disse que ouro só serve para ornamento.
Boa tarde, André. Obrigado pelo comentário, mas em momento algum o Jamil disse isso. Convido para que leia novamente o texto. Abraços
Agora sim! Um analista de coragem! Parabéns.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.