Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Bolsas Asiáticas Fecharam em Alta, mas na Europa Patinam

Publicado 28.06.2013, 07:06
Atualizado 11.10.2023, 23:02
ÁSIA: O terceiro dia consecutivo de ganhos para o Dow Jones Industrial nesta quinta-feira, definiram o tom para os mercados asiáticos nesta sexta-feira, levando as principais bolsas regionais a fechar em alta nesta sexta-feira, com a possibilidade do Federal Reserve postergar o fim do programa de compras de títulos, melhorando o sentimento dos investidores.

O Nikkei subiu 3,5%, ampliando ainda mais os 3% do dia anterior. O desempenho ajudou o benchmark a diminuir a sua perda mensal em junho para 0,7%. No primeiro semestre de 2013, o Nikkei continua a ter o melhor desempenho entre as bolsas regionais com um ganho de 31,6%. O Topix avançou 3,2%, com o dólar dos EUA saltando para ¥ 99, com analistas de olho na fraqueza da moeda japonesa.

Dados divulgados nesta sexta-feira mostraram um quadro forte nas condições econômicas do Japão. A produção industrial de maio disparou 2%, trucidando as expectativas de qualquer analista que esperavam uma melhora de apenas 0,2%. Sumitomo Mitsui Trust Holdings subiu 8,2%, Sharp avançou 8,1%, Mitsubishi Estate subiu 6,7%, Fast Retailing adicionou 6,2% e Mazda Motor subiu 4,6%.

No resto da região, Kospi da Coreia do Sul Kospi subiu 1,6% depois de saltar de 2,9% no dia anterior, Hang Seng de Hong Kong subiu 1,8%, mas S&P/ASX 200 da Austrália recuou 0,2%. China Xangai Composite saltou de 1,5%, seu primeiro fechamento superior em oito dias de negociação. O índice, no entanto, encerrou junho com uma perda de 14%, em meio à preocupações sobre o recente aumento nas taxas do mercado interbancário, que pode retardar o impulso na economia chinesa.

Os ganhos em Xangai foram ajudados por uma recuperação no setor bancário, que tem registrado fortes perdas, assim como empresas do setor imobiliário. China Minsheng Banking subiu 4,4%, aparando as perdas nesta semana para 9,3%, enquanto Bank of Communications subiu 1,8%, diminuindo a sua queda semanal para 4%. Em Hong Kong, os ganhos foram mais amplos. China Life Insurance subiu 2,5%, China Overseas Land & Investment ganhou 4,6% e fabricante de produtos pessoais Hengan International avançou 7,2%.

Em Seul, as montadoras e bancos avançaram. Hyundai Motor ganhou 3,4% e Shinhan Financial subiu 1,5%.

EUROPA: Os mercados europeus abriram com bastante volatilidade, mas caminham para terminar a semana em alta, com comentários de autoridades do Federal Reserve dos Estados Unidos dando pistas que o fim do QE3 possa ser postergado. O sentimento do consumidor do Reino Unido atingiu o nível mais alto desde outubro de 2010, enquanto as vendas de varejo alemãs foram melhores do que o esperado em maio. Dados do sentimento dos investidores americanos e discurso de outros membros do Fed estão ainda na pauta da agenda desta sexta-feira.

O Stoxx Europe 600 recua 0,2%, mas o mês de junho se preparando para fechar com uma queda de cerca de 5%. Entre os destaques Greene King do Reino Unido sobe 1,1%, após um upgrade, enquanto Heineken cai 1,7%, após Nomura cortar sua classificação de "neutro" para "reduzir", dizendo que continua a ver pressão no curto prazo sobre as cervejarias, especialmente na Europa Ocidental, com sinais de desaceleração em alguns mercados emergentes. Stocks de laboratórios diminuem os ganhos para os principais benchmarks. Roche cai 2% e Sanofi perde 1%.

Entre os principais índices de referência de cada país, o índice francês CAC 40 recua, com ações da Schneider Electric abaixo de 1% e o alemão DAX 30 e o FTSE 100 do Reino Unido imprimem bastante volatilidade.

Em Londres, os bancos Barclays e HSBC avançam 0,4% e 0,3% respectivamente. Entre as mineradoras, Anglo American sobe 0,4%, Antofagasta perde 1%, BHP Billiton avança 0,09% e Rio Tinto sobe 0,3%. Entre as empresas de energia, BG Group perde 0,09% e BP recua 0,5%.

Um alto clérigo do Vaticano, um corretor financeiro e um membro do serviço secreto da Itália foram presos em conexão com uma investigação sobre o banco do Vaticano, sob suspeita de corrupção, fraude em um esquema de lavagem de dinheiro.

AGENDA DE HOJE:

EUA:
10h45 - Chicago Purchasing Managers' Index (nível de atividade industrial na região de Chicago).
10h55 - Michigan Sentiment (mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana).

AGENDA DA PRÓXIMA SESSÃO:

EUROPA: Final Manufacturing PMI (nível de atividade de manufatura na zona do euro); CPI Flash Estimate (mede a estimativa para a evolução dos preços de bens e serviços - inflação para a Zona do Euro); Unemployment Rate (taxa de desemprego na União Europeia).
ALEMANHA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
REINO UNIDO: Manufacturing PMI (mede o nível de atividade dos gerentes de compras no setor manufatureiro); Net Lending to Individuals (mede a variação no valor de crédito novo dado aos consumidores); M4 Money Supply (mede o valor de todos os ativos em moeda e líquidos de caixa em poder do público); BBA Mortgage Approvals (Aprovações Hipotecárias);
EUA: 10h00 - Manufacturing PMI (Sondagem Industrial PMI); 11h00 - ISM Manufacturing PMI (mede o nível de atividade industrial no país); 11h00 - ISM Manufacturing Prices (expectativa dos negócios em relação à inflação futura, onde um número maior indica uma maior expectativa de inflação); 11h00 - Construction Spending (mede os gastos decorrentes da construção de imóveis);

ÍNDICES MUNDIAIS (7h00):

ÁSIA
Nikkei: +3,03%
Austrália: -0,18%
Hong Kong: +1,78%
Xangai Composite: +1,50%

EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,11%
London - FTSE: +0,08%
Paris CAC 40: -0,49%
Madrid IBEX: -0,50%
FTSE MIB: -0,70%

COMMODITIES
BRENT: +0,42%
WTI: +0,73%
OURO: +0,38%
COBRE: +0,74%
NIQUEL: -0,10%
SOJA: +0,07%
ALGODÃO: +0,21%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,29%
SP500: +0,34%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.