Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Bolsas Europeias Registram Novos Recordes, mas Mineradoras Pesam

Publicado 04.05.2017, 07:53

ÁSIA: Os mercados asiáticos fecharam majoritariamente em queda nesta quinta-feira depois que o Fed concluiu sua reunião de política de dois dias dando uma avaliação positiva sobre a economia dos EUA, mantendo as taxas inalteradas como amplamente esperado, enquanto os preços dos metais recuaram.

O índice australiano S&P/ASX 200 fechou em baixa de 0,27% em 5876.40, pesada pela queda nos setores de recursos naturais e bancos. A maioria dos metais básicos como o cobre, níquel e zinco caíram mais de 3%. A queda nos preços do cobre ocorreu depois das pesquisas PMIs de abril da Caixin/Markit. Na terça-feira, o PMI de manufatura mostrou um declínio maior do que o esperado para 50,3, o menor desde setembro de 2016 e o PMI Services apontou que o crescimento do setor esfriou para seu ritmo mais lento em quase um ano. Entre as mineradoras australianas, a Rio Tinto (LON:RIO) caiu 2,1%, Fortescue perdeu 4,8% e Newcrest recuou 1,2%.

Canberra alertou que vai interceder os movimentos orquestrados por um fundo de hedge americano para tirar os ativos de petróleo da gigante de mineração BHP Billiton da bolsa de valores australiana. Suas ações subiram 0,1%, depois de perder 1,9% quarta-feira. Entre os bancos, a NAB caiu 0,5%, ANZ recuou 1,6%, estendendo queda de 2,7% de quarta-feira, enquanto CBA caiu 0,8% e Westpac perdeu 1,12%.

As bolsas chinesas estenderam suas perdas na quinta-feira para fechar próximo das mínimas de três meses, após outra pesquisa mostrar que a atividade do setor de serviços aumentou as preocupações sobre os crescentes riscos econômicos. O crescimento no setor de serviços da China em abril foi o mais lento em quase um ano, com os receios de um crescimento econômico mais lento prejudicando a confiança das empresas.

A pesquisa ecoa a tendência semelhante de desaceleração observada pelo índice oficial divulgado no domingo. No continente, o Shanghai Composite caiu 0,26% e o Shenzhen Composite recuou 0,28% e o Índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,05%.

Na Coréia do Sul, o Kospi terminou em alta de 0,97%, em um recorde de fechamento em 2240,26 pontos, após permanecer fechado na quarta-feira. O Kospi subiu em 11 das últimas 14 sessões.

O índice de Straits Times de Cingapura recuou 0,21%, enquanto o Taiex de Taiwan terminou em alta de 0,12%.

Os mercados japoneses permanecem fechados por conta do Golden Week. EUROPA: Os mercados europeus avançam na manhã desta quinta-feira impulsionados por balanços corporativos e pelo debate político televisionado, que pouco alterou a vantagem de 20 pontos para Macron, antes da eleição francesa neste domingo. O índice Stoxx Europe 600 sobe 0,39% e segue a caminho para o maior fechamento desde agosto de 2015. O CAC 40 da França atinge o maior nível desde 2008, enquanto o DAX 30 da Alemanha registra um novo recorde.

O índice de referência pan-europeu subiu 2,7% no mês passado, em parte graças as apostas de que os eleitores franceses irão eleger o candidato amigo do mercado, Emmanuel Macron, no domingo, em detrimento à candidata de extrema-direita Marine Le Pen.

Um dilúvio de balanços ajudou a guiar os mercados. HSBC Holdings (LON:HSBA) sobe 3,5% após o peso pesado do Reino Unido registrar um lucro maior do que o esperado no primeiro trimestre, enquanto no setor de energia, Royal Dutch Shell avança 2,7% após a gigante do petróleo dizer que seu lucro mais do que quadruplicou no primeiro trimestre, uma vez que se beneficiou do aumento nos preços do petróleo. Na mesma linha, Statoil sobe 2,6% após o lucro superar as previsões. Adidas sobe 1,8% depois que o empresa de roupas esportivas alemã registrou um aumento no lucro impulsionado por fortes vendas na América do Norte. A Anheuser-Busch InBev sobe 4,3% após a maior cervejaria do mundo em vendas reportar um aumento acentuado no lucro. A cervejaria Carlsberg avança 1,6% após aumento de 5% na receita.

Entre as quedas, o banco francês Société Générale (PA:SOGN) perde 0,5% após registrar uma queda de 19% no lucro trimestral, mas que entrou em acordo com a Autoridade de Investimentos da Líbia por suposto suborno durante os últimos anos do governo do ditador Moammar Gadhafi. A varejista Next cai 4,8% depois de reduzir sua previsão de vendas para o ano todo. Rolls-Royce (LON:RR) Holdings cai 1,3% mesmo depois que a fabricante de motores disse que espera que a libra beneficie os lucros deste ano.

No Reino Unido, a atividade do setor de serviços em abril da IHS Markit/CIPS chegou em 55,8, acima de 55,0 em março, marcando a recuperação mais rápida do setor desde dezembro de 2016. Os serviços representam quase 80% do PIB do Reino Unido.

O FTSE 100 avança, após dados mostrar que a atividade do setor de serviços no Reino Unido está em alta e com Royal Dutch Shell e HSBC Holdings avançando após divulgação de seus balanços. O benchmark de Londres recuou 0,2% na quarta-feira. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) cai 2,6%, Antofagasta (LON:ANTO) recua 1,5%, BHP Billiton perde 1,5% e Rio Tinto opera em baixa de 0,5%.

Entre os dados econômicos, o PMI final de serviços da zona do euro em Abril subiu para 56,4, ante uma estimativa de 56,2 e maior que a leitura de 56 de março. O PMI composto veio dentro da expectativa em 56,8, acima de 56,4 em março e marcando a maior alta em 6 anos. Uma leitura acima de 50 mostra sinais de expansão na economia. Segundo analistas, a pesquisa provavelmente ajudará a elevar as expectativas sobre o crescimento econômico da zona do euro em 2017 e também aumentará a especulação de que o BCE tornará cada vez mais agressivo. EUA: Os futuros de ações americanos apontam para uma abertura com ganhos na quinta-feira, à medida que os investidores digerem a declaração do Federal Reserve sinalizando confiança na economia americana acompanhando a melhora do sentimento, depois que o candidato presidencial francês, Emmanuel Macron, enfrentou a candidata de extrema direita Marine Le Pen em um debate televisivo na quarta-feira à noite e deve vencer a eleição de domingo.

O Fed divulgou sua decisão da reunião de dois dias duas horas antes do fechamento do mercado e disse que "considera a desaceleração do crescimento no primeiro trimestre como transitória".

Além da declaração do Fed no dia anterior, os investidores estão focados nos dados do "payrolls" na sexta-feira, bem como uma lista dados econômicos desta quinta-feira, como a leitura sobre reivindicações de seguro desemprego, com economistas esperando 245 mil pedidos. Também está prevista a divulgação da balança comercial dos Estados Unidos, juntamente com o relatório sobre a produtividade do primeiro trimestre e custos unitários de mão-de-obra. As previsões são de um déficit de US $ 44,5 bilhões, bem como nenhum crescimento na produtividade e um aumento de 2,6% nas despesas de mão-de-obra. Além desses dados, é esperada a liberação de pedidos das fábricas em março e espera-se um crescimento de 0,5%.

Não há autoridades programadas para falar hoje.

AGENDA DO INVESTIDOR: EUA

8h30 - Challenger Job Cuts (número de demissões corporativas);
9h30 - Unemployment Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego);9h30 - Prelim Nonfarm Productivity (mede a produtividade da mão-de-obra da economia norte-americana, excluída a agropecuária);
9h30 - Prelim Unit Labor Costs (mede a variação no custo total do emprego);
9h30 - Trade Balance (balança comercial - mede a diferença entre os valores das importações e exportações realizadas pelo país);
11h00 - Factory Orders (mede o volume de pedidos feitos à indústria como um todo, de bens duráveis e bens não duráveis);

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,28%
SP500: +0,27%
NASDAQ: +0,30%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.