Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Bolsas Europeias Registram Recuperação Após Liquidação

Publicado 05.02.2013, 07:58
Atualizado 11.10.2023, 23:02
ÁSIA:

A maioria dos principais mercados asiáticos caiu nesta terça-feira, com investidores preocupados com problemas políticos da Europa, principalmente Espanha e Itália. Outra preocupação é o fato de estar num período que antecede o Ano Novo Chinês e os investidores podem aproveitar a oportunidade para realizar os ganhos recentes.

Hang Seng de Hong Kong caiu 2,3%, sua maior perda percentual em um único dia do ano, enquanto o Nikkei do Japão afundou 1,9%, Kospi da Coreia do Sul caiu 0,8%, enquanto S&P/ASX 200 da Austrália e TAIEX de Taiwan perderam 0,5% cada. Entre os ganhadores, Xangai Composite da China avançou 0,2% depois de uma sessão de negociação irregular.

Em Hong Kong, o peso-pesado HSBC, que tem grande presença na Europa, fechou em queda de 2,7%, China Petroleum & Chemical ou Sinopec derrapou 6,4%, com temores de diluição depois de anunciar um aumento de 3,1 bilhões dólares em venda privada de ações. Setores de propriedade e financeiro que recentemente tiveram ganhos, também sofreram perdas. Bank of China caiu 3,8% e Henderson Land Development perdeu 3,9%.

No continente, os bancos também caíram forte. Banco Agrícola da China caiu 1,2%, China Citic Bank caiu 2,7% e China Construction Bank recuou 1,4%. Exportadores japoneses também recuaram. Mazda Motor caiu 3,2%. O estoque ainda registra 10% de valorização em fevereiro. Sharp caiu 3,5%, enquanto Fuji Heavy Industries perdeu 3,6%. A varejista Fast Retailing recuou 3,2%, após reportar uma queda de 5,5% nas vendas em suas lojas. Fujitsu recuou 3,8% depois de uma reportagem, dizendo que a empresa postará uma perda de quase ¥100.000.000.000 (US$ 1,1 bilhões) no ano, afetado por custos. Hitachi caiu 6,4%, com os investidores reagindo a uma menor perspectiva de lucro para o ano e uma queda de 38% no lucro líquido trimestral, abaixo das expectativas dos analistas.

No mercado australiano, a empresa de aparelho auditivo Cochlear caiu 9,3%, após os ganhos recentes, após a empresa anunciar que voltou a ter lucro no seu primeiro semestre fiscal, mas a um nível inferior à que analistas esperavam. No começo do dia, o Banco da Reserva da Austrália decidiu deixar a sua taxa de juro inalterada em 3%, como esperado. O mercado sul-coreano viu perdas consideráveis para empresas de tecnologia. Samsung Electronics deslizou 0,1% e fabricante de chips Hynix SK caiu 2,5%.

EUROPA:

Os mercados europeus recuperam da liquidação acentuada do dia anterior, com os investidores digerindo uma série de balanços de algumas empresas importantes da região. A atividade do setor privado em toda a zona do euro continuou a encolher em janeiro, mas teve o menor declínio em 10 meses. O índice ficou em 48,6, acima dos 47,2 em dezembro e, acima de uma estimativa preliminar de 48,2. O PMI de serviços para a região ficou em 48,6, acima dos 47,8 de dezembro e uma leitura preliminar de 48,3.

Dentre os destaques, ficou a expansão da Alemanha, enquanto a Espanha, a Itália e a França tiveram uma acentuada contração. Na Espanha, o partido da oposição apelou para o primeiro-ministro Mariano Rajoy renunciar em meio a alegações de corrupção, alimentando temores de uma eleição geral que poderá abrir o caminho para o anti-euro.

O índice Stoxx Europe 600 sobe 0,5%, depois de fechar em seu menor nível em 2013 na segunda-feira. As ações da ARM Holdings saltam 6,1%, após a fabricante de chips registrar um aumento de 19% na receita do quarto trimestre. Em uma nota pessimista, as ações da empresa de telecomunicações holandesa Royal afundam 21%, após anunciar que levantará 4 bilhões de euros ($5,4 bilhões) em uma emissão de direitos para reduzir a dívida.

Entre outros destaques, UBS sobe 0,7%, após o banco suíço anunciar que faz progressos na reestruturação de sua unidade de banco de investimento. Ele postou prejuízo de 1,9 bilhões francos suíços (2.090 milhões dólares americanos) no quarto trimestre. No Reino Unido, as ações do BG Group perdem 1,8%, após divulgar uma queda de 29% no lucros no quarto trimestre e disse que perderá sua meta de produção diária de 1 milhão de barris de óleo em 2015. As ações da BP ganham 1,9%, com o presidente-executivo, Bob Dudley dizendo que a empresa está a caminho de retomar o crescimento, após o lucro do quarto trimestre cair 72%. O índice FTSE 100 do Reino Unido, CAC 40 da França sobem e o DAX 30 da Alemanha recua.

AGENDA DE HOJE:

EUA:
13h00 - ISM Index de Janeiro (mede o nível de atividade industrial nos Estados Unidos);

AGENDA DA PRÓXIMA SESSÃO

EUROPA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
ALEMANHA: Factory Orders de Dezembro (volume de pedidos feitos à indústria como todo, incluindo bens não duráveis).
REINO UNIDO: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
EUA: 13h30 - Relatório de Estoques de Petróleo (relatório sobre o nível das reservas americanas de petróleo).

ÍNDICES MUNDIAIS (7h40):

ÁSIA
Austrália: -0,51%
Nikkei: -1,90%
Hang Seng: -2,27%
Xangai Composite: +0,20%

EUROPA
London - FTSE: +0,38%
Paris Cac 40: +0,38
Frankfurt - Dax: -0,14%
Madrid IBEX: +0,44%
Milão MIB 40: +0,70%

COMMODITIES
BRENT: +0,22%
WTI: +0,35%
OURO: +0,10%
COBRE: +0,04%
NÍQUEL: -0,09%
SOJA FUTURO: +0,54%
ALGODÃO FUTURO: -0,37%

INDICES FUTUROS
Dow: +0,24%
SP500: +0,31%
NASDAQ: +0,22%

BALANÇOS CORPORATIVOS:

EUA:
Aecom Tech, Allergan, Archer-Daniels - ADM, ARM Holdings, Becton Dickinson, BP, Cardinal Health, Computer Sciences, Delphi Automotive, Eaton, Kellogg, Lennox, Mueller Industries, NYSE Euronext, Omega Health, Spectra Energy, Toyota Motor, UBS, C.H. Robinson, Calix Networks, CME Group, CSG Systems, Genworth Financial, North American Energy, Pacific Biosciences, Powell Inds, Silicon Image, Stanley Furniture, Suncor Energy, Ultimate Software, Walt Disney.

BRASIL: Inds Romi, Itau Unibanco, Marisa, TIM Participações.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.