Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Bolsas Mundiais Sobem Após DJIA Cravar um Novo Topo Histórico

Publicado 06.03.2013, 07:16
Atualizado 11.10.2023, 23:02
ÁSIA:

As bolsas asiáticas ganharam terreno nesta quarta-feira, um dia depois do índice Dow Jones atingir um novo topo histórico, impulsionado pelos números do setor de serviços dos EUA. Segundo analistas, a "falta de alternativas de investimento em um ambiente de baixas taxas de juros continua a ser o mais forte argumento em favor de ações".

Somando-se a um ganho de quase 2% até agora nesta semana, o Nikkei fechou com alta de 2,1%, terminando em seu nível mais alto em anos quatro anos e meio. Em Hong Kong, o índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,9%, em 22.777,84, enquanto o índice Xangai Composite subiu 0,90%, ou 2.347,18, com a sessão anual da National Congresso do Povo em pleno andamento.

Na terça-feira, o principal partido da China anunciou uma meta de crescimento de 7,5% para o PIB em 2013. Enquanto o DJIA atinge seu recorde histórico, a maioria dos índices de referência da Ásia tem um longo caminho a percorrer para alcançar esse desempenho. A média do Nikkei, por exemplo, fica em torno de 70% de seu fechamento recorde de 38,915.87, atingido em dezembro de 1989, pouco antes do estouro da bolha, que resultou no Japão da "década perdida".

Outras referências asiáticas também estão bem tímidos em relação a seus melhores registros de todos os tempos, incluíndo o Kospi - cerca de 10% de desconto em relação a seu recorde de 2,228.96 alcançado em 02 de maio de 2011 - e o mercado australiano - cerca de 25% abaixo de 6,828.71 registrado em 01 de novembro de 2007.

Os mercados chineses também estão bem abaixo de seus topos. Hong Kong atingiu seu recorde de 31,638.22 em 30 de outubro de 2007, enquanto Xangai foi perto de 6,092.06, atingida em 16 de outubro do mesmo ano.

Em Hong Kong, os bancos lideraram os ganhos. Banco Agrícola da China subiu 2,3% e Banco Industrial e Comercial da China avançou 2,4%. No continente chinês, as ações de empresas do ramo imobiliário recuperaram parte do terreno perdido no início desta semana. China Vanke subiu 3,8% em Shenzhen.

No Japão, espera-se a posse do novo presidente do Banco do Japão, que deverá anunciar suas primeiras medidas. Setor de finanças teve uma das melhores performances em Tóquio. Nomura Holdings subiu 1,4% e a seguradora Tokio Marine fechou em alta de 3,5%. As varejistas também estiveram fortes. Fast Retailing avançou 8,1%. Sharp disparou 14,1%, após notícias de que a sul-coreana Samsung Electronics irá investir cerca de 10 bilhões de ienes (107 milhões dolares ) na empresa de eletrônicos japonesa.

Os ganhos espalharam para o setor de tecnologia. Pioneer saltou 6,34% e NEC subiu 3,9%. Samsung Electronics encerrou 0,7% maior na Coréia do Sul, enquanto a fabricante de chips Hynix SK subiu 3,7%. Bancos subiram na Austrália. Australia and New Zeland Banking subiu 1,3% e National Australia Bank avançou 0,8%, após relatório dizendo que planejam cortar quase US $ 1 bilhão em custos.

EUROPA:

Os mercados europeus operam em alta, com o índice Stoxx Europe 600 avançando 0,2%, para 294,75, tentando buscar o seu nível mais alto desde junho de 2008, com o investidor animado pelo fato do Dow Jones Industrial Average atingir seu maior ponto em todos os tempos.

As empresas de petróleo estão entre os advancers, apesar da queda no preço do petróleo com a notícia da morte do presidente venezuelano, Hugo Chávez. Sob seu governo de 14 anos, a produção de petróleo da Venezuela caiu 30%. Por trás do declínio reside um esforço frustrado para nacionalizar a indústria de petróleo, enquanto isso, a produção no resto do mundo subiu. As ações da Total sobem 0,7% em Paris, BP adiciona 0,6% e BG Group avança 0,6% em Londres. Os índices CAC 40 da França e FTSE 100 do Reino Unido sobem.

Em Londres ações da Vodafone sobem 6,3%, depois que a Bloomberg News informou que a Verizon Communications está considerando várias opções envolvendo sua relação com o gigante das telecomunicações do Reino Unido este ano. As opções variam de acabar com o empreendimento, até uma fusão completa. Vodafone detém uma participação de 45% na subsidiária da Verizon Wireless, enquanto a Verizon tem o resto. Um representante da Vodafone não quis comentar.

Em uma nota mais pessimista, as ações da Edenred caem 3,1% em Paris, depois que a Nomura cortou a empresa de serviços de "neutro" para "reduzir". Entre as mineradoras, Anglo American cai 0,3%, BHP Billiton e Rio Tinto, ex-divivendo caem 1,12% e 1,4% respectivamente.

O PIB da zona do euro no último trimestre, de acordo com o relatório do Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) caiu 0.6%, mesmo percentual do trimestre anterior e coincidindo com as expectativa dos analistas.

AGENDA DE HOJE:

EUA: 09h00 - MBA Mortgage Applications (número de solicitações de empréstimos hipotecários);
10h15 - ADP Employment de Fevereiro (número de postos de trabalho no setor privado dos Estados Unidos);
12h00 - Factory Orders de Janeiro (volume de pedidos feitos à indústria como todo, incluindo bens não duráveis);
12h30 - Relatório de Estoques de Petróleo dos EUA;
16h00 - Livro Bege do Federal Reserve de Abril (relatório sobre o desempenho atual da economia do país).

AGENDA DA PRÓXIMA SESSÃO

EUROPA: Decisão da Reunião do Banco Central Europeu (BCE) de Março para deliberar sobre a taxa básica de juros na região que está fixada em 0,75% ao ano.
ALEMANHA: Wholesale Price Index de Fevereiro (dados decorrentes das vendas e dos estoques no atacado alemão).
REINO UNIDO: Decisão da Reunião do Banco da Inglaterra (BoE) de Março para deliberar sobre os rumos da taxa básica de juros britânica que está fixada em 0,50% ao ano.
EUA: 10h30 - Initial Jobless Claims (pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos); 10h30 - Trade Balance de Janeiro (saldo mensal da balança comercial dos Estados Unidos); 17h00 - Consumer Credit de Janeiro (volume total de crédito ao consumidor americano).

ÍNDICES MUNDIAIS (7h05):

ÁSIA
Austrália: +0,82%
Nikkei: +2,13%
Hang Seng: +0,96%
Xangai Composite: +0,90%

EUROPA
London - FTSE: +0,33%
Paris Cac 40: +0,36%
Frankfurt - Dax: +1,08%
Madrid IBEX: +0,48%
Milão MIB 40: +0,27%

COMMODITIES
BRENT: -0,20%
WTI: -0,23%
OURO: +0,01%
COBRE: -0,41%
NÍQUEL: -0,52%
SOJA FUTURO: -0,44%
ALGODÃO FUTURO: +0,09%

INDICES FUTUROS
Dow: +0,32%
SP500: +0,37%
NASDAQ: +0,29%

BALANÇOS CORPORATIVOS:

BRASIL: Arezzo, BR Malls, Cyrela Comercial, Minerva, Renova Energia, Sonae Sierra Brasil

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.