Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

BOVA11 - Diversificação e Retorno em um Único Ativo

Publicado 12.01.2019, 10:05
Atualizado 14.05.2017, 07:45

No momento que os investidores buscam opções para incrementar os ganhos em 2019, visto que os juros devem permanecer baixos por mais tempo e dadas as possibilidades de lucros com ações no novo ano, vamos explorar outras formas de investir no mercado acionário.

O BOVA11 é uma delas. Uma carteira diversificada, fácil para investir e com baixo custo.

O BOVA11 é um ETF negociado na B3

ETF é o acrônimo para Exchange Traded Funds. Traduzindo, são fundos negociados em bolsa.

Em geral, os ETFs acompanham a variação de determinados índices ou carteiras teóricas. Cada ETF possui seu código próprio para negociação, assim como as ações compradas e vendidas nas bolsas.

Carteira diversificada

A carteira do BOVA11 é um espelho da carteira teórica do Ibovespa, ou seja, possui as mesmas ações, nas mesmas proporções do índice. Investindo no BOVA11 adquire-se uma cesta com as ações mais negociadas na bolsa, uma vez que a metodologia aplicada para formação da carteira do Ibovespa tem como base o índice de negociabilidade das empresas.

O Ibovespa é o principal índice de ações do mercado brasileiro. Entre as mais de 60 ações do Ibovespa, as de maior participação são: Petrobras (SA:PETR4), Itaú (SA:ITUB4), Vale (SA:VALE3), Bradesco (SA:BBDC4), Ambev (SA:ABEV3), Banco do Brasil (SA:BBAS3) e a própria B3.

Acesso descomplicado

Com a colocação de apenas uma ordem de compra, o investidor detém a participação indireta em todas as empresas do índice com um valor acessível. Por exemplo, uma cota do BOVA11 está em torno de R$ 80. Para adquirir apenas as cinco principais ações do índice seria preciso um valor superior a este.

O lote padrão de negociação do BOVA11 é de dez cotas. É possível adquirir menos de dez cotas, ou seja, um lote fracionário, mas poderá custar alguns reais a mais.

Baixo custo

Os ETFs são globalmente conhecidos por serem investimentos de baixo custo. A taxa de administração do BOVA11 é de apenas 0,54% ao ano.

Vantagens

Além da diversificação, facilidade para investir e baixo custo, o BOVA11 pode alugar as ações da carteira e gerar retornos adicionais ao fundo. Estratégia que não conseguiria ser replicada pelo investidor individual em função do volume negociado.

Outra vantagem a ser destacada é a alta liquidez. É possível vender o BOVA11 a qualquer momento e ter os recursos disponíveis na conta em três dias após a execução da ordem.

Contras

Antes de escolher um investimento, é importante também conhecer suas desvantagens, já que todas as aplicações financeiras apresentam algumas. A questão sempre é balancear as vantagens e desvantagens de modo que o saldo seja positivo para o investimento.

No caso do BOVA11, a gestão passiva, ou impossibilidade de selecionar as ações, é o ponto negativo destacado. Essa também é a desvantagem ao comparar com os fundos tradicionais de ações, principalmente durante os anos mais desfavoráveis para o mercado acionário, quando se destacam os fundos que conseguem gerar alfa, ou seja, retorno acima da média do mercado.

O BOVA11 não é o único ETF

O BOVV11 é um outro ETF negociado na B3 que também replica a carteira do Ibovespa. A diferença está na taxa de administração e no percentual de ações alugadas.

Além do mais, há outros ETFs que replicam outras carteiras teóricas de ações e até uma carteira de renda fixa, que foi lançada recentemente.

Os ETFs são muito populares nas economias desenvolvidas, sobretudo nos EUA, onde o mercado negocia trilhões de dólares. O primeiro ETF nos EUA surgiu em 1993 e replicava a carteira do índice S&P500. Atualmente, são negociadas ETFs de ações, de commodities, de renda fixa e de muitas outras classes de ativos.

Por aqui, ainda não são muito conhecidos, embora o primeiro lançamento tenha ocorrido em 2004, com o PIBB11, que replica a carteira do IBrX-50. Depois, em 2008, a BlackRock, maior gestora de ETF do mundo, lançou outros, incluindo o BOVA11.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.