BOVA11 - Diversificação e Retorno em um Único Ativo

BOVA11 - Diversificação e Retorno em um Único Ativo

Órama  | 12.01.2019 10:05

No momento que os investidores buscam opções para incrementar os ganhos em 2019, visto que os juros devem permanecer baixos por mais tempo e dadas as possibilidades de lucros com ações no novo ano, vamos explorar outras formas de investir no mercado acionário.

O BOVA11 é uma delas. Uma carteira diversificada, fácil para investir e com baixo custo.

O BOVA11 é um ETF negociado na B3

ETF é o acrônimo para Exchange Traded Funds. Traduzindo, são fundos negociados em bolsa.

Em geral, os ETFs acompanham a variação de determinados índices ou carteiras teóricas. Cada ETF possui seu código próprio para negociação, assim como as ações compradas e vendidas nas bolsas.

Carteira diversificada

A carteira do BOVA11 é um espelho da carteira teórica do Ibovespa, ou seja, possui as mesmas ações, nas mesmas proporções do índice. Investindo no BOVA11 adquire-se uma cesta com as ações mais negociadas na bolsa, uma vez que a metodologia aplicada para formação da carteira do Ibovespa tem como base o índice de negociabilidade das empresas.

O Ibovespa é o principal índice de ações do mercado brasileiro. Entre as mais de 60 ações do Ibovespa, as de maior participação são: Petrobras (SA:PETR4), Itaú (SA:ITUB4), Vale (SA:VALE3), Bradesco (SA:BBDC4), Ambev (SA:ABEV3), Banco do Brasil (SA:BBAS3) e a própria B3.

Acesso descomplicado

Com a colocação de apenas uma ordem de compra, o investidor detém a participação indireta em todas as empresas do índice com um valor acessível. Por exemplo, uma cota do BOVA11 está em torno de R$ 80. Para adquirir apenas as cinco principais ações do índice seria preciso um valor superior a este.

O lote padrão de negociação do BOVA11 é de dez cotas. É possível adquirir menos de dez cotas, ou seja, um lote fracionário, mas poderá custar alguns reais a mais.

Baixo custo

Os ETFs são globalmente conhecidos por serem investimentos de baixo custo. A taxa de administração do BOVA11 é de apenas 0,54% ao ano.

Vantagens

Além da diversificação, facilidade para investir e baixo custo, o BOVA11 pode alugar as ações da carteira e gerar retornos adicionais ao fundo. Estratégia que não conseguiria ser replicada pelo investidor individual em função do volume negociado.

Outra vantagem a ser destacada é a alta liquidez. É possível vender o BOVA11 a qualquer momento e ter os recursos disponíveis na conta em três dias após a execução da ordem.

Contras

Antes de escolher um investimento, é importante também conhecer suas desvantagens, já que todas as aplicações financeiras apresentam algumas. A questão sempre é balancear as vantagens e desvantagens de modo que o saldo seja positivo para o investimento.

No caso do BOVA11, a gestão passiva, ou impossibilidade de selecionar as ações, é o ponto negativo destacado. Essa também é a desvantagem ao comparar com os fundos tradicionais de ações, principalmente durante os anos mais desfavoráveis para o mercado acionário, quando se destacam os fundos que conseguem gerar alfa, ou seja, retorno acima da média do mercado.

O BOVA11 não é o único ETF

O BOVV11 é um outro ETF negociado na B3 que também replica a carteira do Ibovespa. A diferença está na taxa de administração e no percentual de ações alugadas.

Além do mais, há outros ETFs que replicam outras carteiras teóricas de ações e até uma carteira de renda fixa, que foi lançada recentemente.

Os ETFs são muito populares nas economias desenvolvidas, sobretudo nos EUA, onde o mercado negocia trilhões de dólares. O primeiro ETF nos EUA surgiu em 1993 e replicava a carteira do índice S&P500. Atualmente, são negociadas ETFs de ações, de commodities, de renda fixa e de muitas outras classes de ativos.

Por aqui, ainda não são muito conhecidos, embora o primeiro lançamento tenha ocorrido em 2004, com o PIBB11, que replica a carteira do IBrX-50. Depois, em 2008, a BlackRock, maior gestora de ETF do mundo, lançou outros, incluindo o BOVA11.

Órama

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+