Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Bovespa Toca uma LTA de 5 Meses e Pode Armar uma Perna de Alta

Publicado 03.11.2017, 16:38
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Enquanto escrevo, hora 16h15, Bovespa opera em alta de 0,2% em 73.980 pontos, brigando com a faixa de 74.000, depois de ter tocado, na mínima do dia, 73.100.

Na verdade, visto abaixo no primeiro gráfico, a faixa de 73.000 não é apenas uma faixa importante no curto prazo, fundo anterior tocado no final de setembro; é também por onde passa uma LTA curta que vem de junho desse ano. Ao tocar nas 2 faixas, fundo e LTA, o índice repicou do meio da tarde para cá. Portanto, na semana que vem, bastante provável um novo reteste nessa faixa, pouco acima, ou pouco abaixo.

Segurando e engatando topos e fundos ascendentes no tempo horário, Bovespa pode armar uma nova perna de alta, pensando na faixa de 77.000-78.000, topo até agora mais importante a ser visto.

Pela frente, temos essa faixa de 74.000-74.200, depois 75.300, 76.000 e 77.000. Se perder essa LTA e a faixa de 73.000, Bovespa pode buscar 72.200, e depois 71.300.

Para identificar alguma semelhança com movimentos lá fora, importante trazer o índice (NYSE:EWZ), o "Bovespa operado pelos estrangeiros", destacado no segundo gráfico abaixo.

Abaixo, o índice também vem de quedas acentuadas até a mínima de hoje em 38.75, próxima à faixa importante de 38,00-38,50.

Interessante notar que a MA200 (Linha vermelha) passa hoje na faixa de 38.00, portanto, cerca de 2% abaixo da faixa de 38.75, e colada ao divisor de 38.00-38,50.

No final do ano passado, como destacado no gráfico, o índice "EWZ" engata a perna de alta após tocar a sua MA200.

Bovespa, diário, escala logarítmica

Bovespa, diário, escala logarítmica

EWZ, diário, escala logarítmica

EWZ, diário, escala logarítmica

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.