Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Brasil - Updates Importantes

Publicado 16.05.2017, 14:39
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Bom vamos dar um updates importantes nos últimos dados de Brasil

VAREJO (+)

Os dados de tráfego de consumidores nos shoppings em abril (Ibope) mostraram uma alta de 3,4% vs Abr/16, refletindo uma melhora considerável em relação aos valores de março, que aumentaram ligeiramente 0,6%.

Cedo para dizer que o varejo vai ter um bom 2T16, mas considerando que durante os feriados muita gente trabalhou, penso que o viés é mais positivo do que negativo. Sim, sim abril teve menos dias, mas nada catastrófico.

Fora isso tem o efeito do FGTS! Após alguns trimestres comprando menos, acredito que muita gente foi ao menos comprar um chocolatinho nas Americanas. Se a vida é amarga, ao menos a Nestlé ajuda a adoçar!

BUY(SA:LAME4)! rs

E para os gaúchos como eu, BUY (SA:CGRA4), o melhor papel do varejo brasileiro. rs

VAREJO (-)

Opa, só pra lembrar que nem tudo são flores, o IBGE trouxe um dado BEEEEMMM ruim de vendas no varejo semana passada. Estas registraram queda de 1,9% em março ante fevereiro. Ante março de 2016 o resultado foi pior ainda: -4,0%! Logo no agregado do trimestre houve redução de 3,0% no 1T17 e -5,3% no acumulado de 12 meses.Vendas no varejo do Brasil

Os setores com dados negativos: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, ambas com -0,5%; Tecidos, vestuário e calçados (-1,0%); e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com -6,2%.

Os segmentos que mostraram avanço foram: Móveis e eletrodomésticos (6,1%); Livros, jornais, revistas e papelarias (5,6%); Combustíveis e lubrificantes (1,1%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,9%).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

SERVIÇOS (-)

Semana passada o IBGE divulgou que o setor de serviços recuou 2,3% em março ante fevereiro! foi “só” a maior queda na série iniciada em 2012, interrompendo uma sequência de 4 meses seguidos de resultados positivos. Único setor que “se safou” foi o das Atividades turísticas que apresentou crescimento de 0,9% ante fev/17.

Você que leu até aqui pode estar pensando: FU***!

Mais coisa ruim que boa.

Esqueça tudo. Desculpe te fazer ler até aqui, mas penso que um dado é mais importante que os demais e veio agora na segunda:'Prévia' do PIB sobe

Segundo o G1:

Economia brasileira voltou a crescer no primeiro trimestre deste ano e saiu da pior recessão de sua história, segundo um indicador do nível de atividade divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (15). O chamado Índice de Atividade Econômica da autoridade monetária, o IBC-Br, registrou crescimento de 1,12% de janeiro a março deste ano, na comparação com o trimestre anterior. Se confirmado o resultado positivo no primeiro trimestre deste ano pelo IBGE na divulgação oficial, o Brasil terá interrompido uma série de oito trimestres consecutivos de recuo do nível de atividade.

Para botar em contexto a atual recessão foi realmente muito forte. O gráfico abaixo do Credit ajuda a dar essa ideia:Crescimento do PIB após recessão - Credit Suisse

Na média as recessões anteriores a contração acumulada total era de 4,6%. A atual FOI de -8,6%.

Mas a boa notícia é que

ACCCAAABBOOUUU!!!!

Seguindo na analise histórica do Credit, o crescimento observado APÓS os períodos recessivos, apontam para algo em torno de 1,6% no próximos 2 trimestres e baixando ao longo da evolução dos próximos trimestres,ok ok. Nada sensacional, mas somos um país que infelizmente tem desafios estruturais muito grandes, então faz parte.Crescimento do PIB

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ponto positivo é que dá pra acreditar em crescimento daqui pra frente a meu ver. Espero estar aqui em maio de 2018 dizendo que o crescimento agregado dos últimos 12 meses (mai17 –> mai18) terá sido de 2%!

Seguindo no aproveitamento da apresentação do Credit, achei legal essa abertura que fizeram das previsões de crescimento do PIB pela ótica da demanda ou seja, de onde virá o crescimento:Crescimento do PIB pela demanda

SETORES E PAPEIS:

2017 ainda será MTO puxado pelas exportações. Destaque aqui para agropecuária.

Alguns papeis do setor já puxaram bem, e fico meio receoso de entrar agora. Tais como: SLCE, AGOR, FHER, KEPL, RAIL, mas penso que salvo desastres como a operação “Carne Fraca”, penso que BEEF ainda tem pra andar.

2018 tem consumo das famílias e formação bruta de capital fixo (em bom português, máquinas!)

Aí tem todo o balaio de consumo e suas vertentes (algumas preferências: (SA:LAME4), (SA:CGRA4), (SA:HGTX3), (SA:SGPS3), (SA:PTBL3)). Fora isso abre espaço para uma (SA:ROMI3), por exemplo. Uma (SA:LOGN3)que pega por tabela uma melhora da indústria.

Setor de energia não pega em cheio, mas o aumento de demanda tende a beneficiá-lo.

E tem os setores que mesmo não se beneficiando tão diretamente acabam sendo possiveis bons investimento dado seu beta e agressividade de sua ação em bolsa, como siderurgia e construção (preferências: (SA:GGBR4), (SA:CYRE3), (SA:TEND3)).

Ahhh e não importa o cenário, bancos sempre se dão bem no Brasill, rs (algumas opções: (SA:ITUB4), (SA:BRSR6), (SA:BEES3))

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.