Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Brasil: Como se Proteger de Si Mesmo?

Publicado 08.07.2013, 09:43
Atualizado 09.07.2023, 07:31
Muitos avisos foram feitos no passado: as ações do grupo EBX subiam por motivos sem concretude, ou seja, eram apenas promessas. Se havia alguma dúvida quanto à liberação de alguma licença ambiental, o empresário Eike Batista estava a postos para garantir a solução do problema e, dessa forma, conter a sangria nos preços das ações.

Quando óleo de boa qualidade era descoberto, todos esqueciam o estágio pré-operacional das companhias do bilionário e partiam para a aquisição dos papéis, esticando suas cotações com base em promessas. E, dessa forma, os ativos do conglomerado foram sobrevivendo a uma imensa nuvem negra de dúvidas quanto à viabilidade dos negócios. A semente do que se vê hoje foi regada nos últimos anos – o passado recente.

Evidente que as quedas dos últimos meses não podem ser atribuídas apenas à desvalorização das ações do Eike Batista, mas com certeza um percentual substancial do derretimento do Ibovespa pode ser explicado pelos títulos “X” que compõem o benchmark mencionado. Não muito pelo peso relativo das empresas, mas, sobretudo, pelas quedas bruscas das empresas do conglomerado.

E no presente colhemos o que foi plantado nos últimos anos: o sonho Brasil, representado em boa parte pelos sonhos megalomaníacos do empresário Eike Batista(http://www.investimentos.org/custo-de-oportunidade), que sempre afirmou com alguma razão que nós brasileiros precisamos acreditar mais em nosso potencial, derreteu juntamente com o conglomerado e com todas as relações questionáveis existentes entre o público e o privado nesse caso.

Quando da crise de 2008, apesar do pânico generalizado, havia a consciência que as autoridades americanas tinham uma bazuca poderosa para conter o caos. Foi exatamente o que aconteceu mediante pacotes bilionários de estímulo à economia, programa de compra de ativos para manter os juros em níveis reduzidos e a estatização de grandes corporações capitalistas. E o que o Brasil tem a oferecer para se proteger de si mesmo?

A inflação não vai atingir a meta(http://www.emprestimo.org/a-importancia-da-taxa-basica-de-juros/), o dólar está em disparada a despeito das ações constantes do Banco Central, a atividade industrial vem caindo, a retirada de recursos por parte de estrangeiros vem derrubando as bolsas de valores e as autoridades estão em pânico tentando atender às demandas das ruas. Como lidar com o presente?

O Brasil não sabe gerenciar crises. Quando a crise mundial apertou e a Europa e os Estados Unidos se encontram em situações preocupantes, as autoridades brasileiras se gabaram da tal marolinha. Agora que há uma onda de tamanho significativo atingindo nossa “costa”, o discurso é que há uma reação exagerada, pois as condições econômicas são sólidas. Até quando esse argumento vai sobreviver à realidade?

A Petrobrás está em uma situação calamitosa com a alta da moeda americana e com a proibição – sob quaisquer circunstâncias – de reajuste dos preços dos combustíveis. A estatal não agüenta mais apanhar na bolsa de valores. Com a redução dos juros, os fundos de pensão se lançaram em alto mar para atingir suas metas em investimentos mais arriscados. Agora vivem os dissabores do Ibovespa aos 45.000 pontos(http://www.investimentos.org/desmistificando-a-bolsa-de-valores).

A única forma do Brasil se proteger de sua própria incompetência e letargia é a transição política. O projeto atual já provou ser inviável, ineficiente e ineficaz. Que ao menos com novas cabeças com idéias diferentes e desenvolvendo projetos inovadores, além de uma população indignada com os desmandos, possamos ter um ambiente mais propício para um crescimento econômico sustentável – no futuro.

Até esse futuro se tornar presente, é assistir à inabilidade política e incompetência técnica de muitos – além do público se misturando não apenas ao privado, mas se confundindo também com filiações partidárias.

Artur Salles Lisboa de Oliveira.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.