Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Buggpedia: O Que é o Relatório Focus?

Publicado 27.07.2019, 07:05
Atualizado 13.03.2024, 15:35

Focus – Relatório de Mercado

O que é o Focus? Qual sua importância?

De forma resumida, o Relatório Focus contém as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Ele é divulgado toda segunda-feira.

O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das previsões para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As previsões são do mercado, não do BC.

HISTÓRIA

O Sistema de Metas de Inflação, criada em 1999, teve como objetivo controlar o índice de preços e auxiliar a tomada de decisão do Banco Central. Desde essa época, já se coletavam dados para divulgar projeções do mercado.

A produção do relatório fica por conta do Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (GERIN), cabendo ao Banco Central disponibilizá-lo, todas as segundas-feiras.

O QUE ELA ME OFERECE?

De importante para qualquer investidor (ou qualquer pessoa rs), são:

    • IPCA: Já explicamos, só clicar no link.
    • IGP-M: Resumidamente, é conhecido como a “Inflação de Aluguel”. Uma vez que o mesmo é usado para reajustes anuais de contratos de alugueis. Entretanto, ele não se resume só nisso, outros setores como: - Educacional KROT3, YDUQ3, SEER3 e ANIM3; Imóveis: BRPR3, LOGG3, (SSBR3), IGTA3, ALSC3 E BRML3; Energia: TAEE11, TIET11, ALUP11 e ENBR3; Seguros: IRBR3, SULA11 e BBSE3; e Saúde: HAPV3, GNID3 e QUAL3, tem seus contratos ou ativos reajustados pelo IGP-M.
    • Taxa de Câmbio: Oferece expectativas para onde irá caminhar o câmbio. Caso o mesmo esteja com expectativa de alta, isso é um bom sinal para exportadoras como Suzano (SA:SUZB3), Klabin (SA:KLBN11), Vale (SA:VALE3), Minerva (SA:BEEF3) e Ferbasa (SA:FESA4). Porém, se as expectativas estiverem apontando para uma queda, vale a pena, ficar de olho nas companhias exportadoras que conseguiram “hedgear” (contrato de proteção).
    • Taxa de Crescimento do PIB: Oferece expectativas sobre a variação do Produto Interno Bruto (também conhecido como GDP – Gross Domestic Product em inglês). É importante para o investidor ver para onde está caminhando as projeções do maior “driver” da economia. Se as expectativas estão sendo revisadas para baixo, é porque o país está enfrentando dificuldades de crescer, consequentemente, sua atividade ainda está fraca e setores estão ligados ao crescimento do PIB como o de Siderurgia e Metalurgia GGBR3, GOAU4 (SA:SA:GOAU4 e USIM5 podem demorar para apresentar bons resultados, uma vez que dependem e são influenciados pelo crescimento do PIB.
    • Taxa básica de juros (Selic): Oferece expectativas sobre a variação da Taxa Básica de Juros do país. Esse dado é importante por dois motivos: (i) A variação dessa taxa, pode indicar se teremos um corte ou um aumento nos juros, indicando se o Banco Central (através do COPOM) vai estimular ou segurar a economia; (ii) A variação dessa taxa não só afeta as aplicações na renda fixa. Caso a expectativa seja de queda, isso torna para as companhias em geral, mais atraente de recorrer a financiamentos ou até mesmo alongar suas dívidas. Uma vez, que estarão pagando menos por elas agora.

Acho que deu para entender que os dados do Boletim Focus, contém várias informações que estão ligados não só a economia, mas a várias empresas que são negociadas em bolsa. Só o IGP-M, afeta 5 setores de uma vez só.
Além desses dados, o Focus oferece gráficos com as projeções passadas e para onde está caminhando as novas projeções:
Gráfico Boletim Focus
Também oferecem um quadro de informações completo:
Focus: Relatório de Mercado

Vale ressaltar, que todos os dados divulgados são apenas projeções e expectativas de mercado. Nenhum dado é o oficial.

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS?

Os dados sobre o Relatório Focus podem ser encontrados diretamente no site do Banco Central, nos seguintes links:

Relatório Focus – https://www.bcb.gov.br/publicacoes/focus

Periodicidade dos Relatórios – https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/relatoriofocus

Caso queira receber diretamente por e-mail – https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/inscricao_focus

Era isso, valeu!

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: Breno_Bonani e no Instagram: @bonani_

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.