Buggpedia: O Que é um Bear Market?

Buggpedia: O Que é um Bear Market?

William Alves  | 12.01.2019 08:05

Bear Market

O que é um Bear Market? Qual sua importância?

Um “Bear Market”, pode ser traduzido do inglês como um “Mercado de Urso”. É uma terminologia muito usada quando os preços das ações, títulos, imóveis, moedas ou commodities estão em queda. Durante esses períodos gera-se um pessimismo muito forte e até uma antipatia por mercados. Com isso, muitos investidores antecipam suas perdas e no momento de euforia e desespero, acabam por jogar os mercados ainda mais para baixo. Muito se houve também o adjetivo “Bearish”, que é um termo usado quando os investidores acreditam que o viés do mercado vai caminhar para quedas.

HISTÓRIA

Existem algumas teorias de como surgiu o termo “Bear” para mercados financeiros. O que teve maior aceitação e que ficou mais conhecido, foi o do professor de Harvard Richard S. Tedlow. Segundo ele, a expressão reflete a forma como os animais atacam suas presas. O movimento de patada do urso, é um movimento que vem de cima para baixo, fazendo uma alusão aos gráficos de baixa.

ENTENDENDO O BEAR MARKET

Já deu para entender que os “Bear Markets” são compreendidos quando os preços das ações, títulos ou imóveis e etc, estão em queda. Por consequência, uma onda de pessimismo generalizado se forma nos mercados.

É importante entender que um mercado “baixista” ou de baixa, é diferente de uma correção. Correções acontecem durante várias vezes num período de curto prazo. Os mercados em queda geralmente advêm de algum “crash” (quebra) ou instabilidade econômica, podendo ser tanto micro quanto macro, e demandam um período mais prolongado.

Muitas são as causas de um “Bear Market”, já adianto que é muito difícil prever o “timing” (tempo) de uma mudança de tendência, assim como é muito difícil prever para um “Bull Market” (Caso não saiba, só clicar no link). É preciso ficar atentos alguns indicadores que podem facilitar a leitura para um mercado de baixa, mas que não definitivos e nem absolutos, mas dão uma visão de como a economia está andando para os investidores. Alguns deles são, quedas recorrentes no PIB, aumento demasiado da inflação, assim como aumento das taxas de juros, aumento do desemprego, empresas entregando menos resultados do que o esperado, quedas nos índices industriais e de varejo (o que pode ocasionar num pessimismo por partes dos investidores, gerando uma desconfiança no mercado).

Vale lembrar que esses períodos de queda tendem a ser muito dolorosos para alguns investidores, mas que abre muitas oportunidades de investimento. Para os investidores inteligentes, como Benjamin Graham (Pai do Value Investing) define aqueles que conseguem comprar em momentos de baixa. Esses poderão aproveitar da euforia do mercado e do pessimismo generalizado para comprar empresas boas a preços abaixo dos seus valores intrínsecos e com boa margem de segurança. É uma estratégia que realmente exige controle emocional do investidor, mas que traz excelentes resultados.

Conclusão, um “Bear Market” pode ser entendido por uma queda acentuada nos preços de ações, títulos, imóveis, moedas ou commodities por um período mais longo. Porém, os investidores podem se aproveitar desses momentos para comprar bons ativos a preços descontados. Termino com uma frase muito boa do Oráculo de Omaha, Warren Buffet:

“Você precisa ter medo quanto os outros estão gananciosos e ser gananciosos quando os outros estão com medo. ”

Eu me chamo Breno Bonani e espero ter ajudado!

William Alves

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Ronan Grings
Ronan Grings

Além destes indicadores é sempre bom observar a base monetária. Sobre a taxa de juros, a negociada no mercado apresenta melhor informação do que a divulgada pelos bancos centrais. Indicadores de crédito bancário também são bastante úteis, ja que no ápice de um bear market geralmente há disputa por dinheiro por diversas segmentos.. . Texto bem explicativo, grande abraço Will.  ... (Leia Mais)

14.01.2019 10:42 GMT· Responder
Wilson Martinez
Wilson Martinez

Olá William...no último parágrafo, conclusão, o correto seria "Bear Market" ?  ... (Leia Mais)

08.01.2019 11:10 GMT· 1 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+