Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Citigroup Apresenta Bons Resultados nos EUA, Mas Será que Vale a Pena Investir?

Publicado 03.04.2019, 01:59
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Investir em ações de bancos não foi uma estratégia popular na última década nos EUA. A lógica por trás da indiferença dos investidores fez sentido. Depois da Crise Financeira de 2008, os bancos permaneceram sob estrito controle regulatório, o que os forçou a mudar o foco para ajustar seu balanço patrimonial e evitar práticas arriscadas de empréstimo. Com isso, na última década, o desempenho do Índice de Bancos KBW, uma referência ampla para as ações bancárias, ficou abaixo do S&P 500 em 8%.

Além disso, o fluxo de más notícias provenientes do setor bancário não cessou nem mesmo após os eventos apocalípticos de 2008, causados pela ganância das instituições de empréstimos e das más decisões de crédito. Desde a revelação de fraudes em contas do Wells Fargo (NYSE:WFC), que mostrou a existência de milhões de contas falsas, até o envolvimento do Goldman Sachs (NYSE:GS) em um recente escândalo de corrupção na Malásia, uma constante avalanche de notícias negativas desse setor tem mantidos os investidores cautelosos de fora.

Mas essa atmosfera negativa para as ações bancárias não significa que os investidores devem considerar todos os nomes da mesma forma. As ações de algumas das maiores instituições de crédito ficaram atraentes depois de anos de esforços de reestruturação, em um ambiente regulatório mais robusto. Nesse setor, gostamos particularmente do Citigroup (NYSE:C).

Contínuo corte de custos melhora perspectiva do Citi

Se você está querendo ingressar novamente nesse setor, acreditamos que o Citigroup é uma das melhores ações para adquirir neste momento. Nosso otimismo se baseia no contínuo corte de custos da instituição na última década e no rebalanceamento do seu portfólio. Esses esforços estão começando a dar resultado, e o banco está vendo melhorias tanto em sua receita quanto em seu lucro, graças à forte economia norte-americana, a uma baixa taxa de desemprego e a gastos robustos dos consumidores.

Depois de passarem por uma forte correção no último trimestre de 2018, as ações do Citigroup estão de volta ao jogo, valorizando-se 24% neste ano, quase o dobro dos ganhos do Índice de Bancos KBW, que subiu 13% nesse período. A ação subiu 3,4% na segunda-feira e não mudou muito ontem, quando fechou o pregão cotada a US$64,42.

Citigroup Gráfico Semanal

Com esse cenário macroeconômico mais favorável, os cortes de custos realizados com sucesso pelo CEO da companhia, Michael Corbat, na última década tiveram um importante papel para melhorar a saúde financeira da instituição. Esses esforços estão refletidos na taxa de eficiência do banco, também chamada de despesas como porcentagem da receita, que vem melhorando rapidamente. Essa métrica ficou abaixo de 60% nos últimos quatro anos, ou seja, é o único grande banco capaz de manter essa tendência positiva.

Quanto menor a taxa, melhor a saúde financeira da instituição, pois ela mostra quanto dinheiro o banco separou para as perdas com empréstimos, distribuição de dividendos e recompra de ações.

Os resultados do Citigroup no último trimestre mostraram que o banco está em boas condições para rapidamente se ajustar caso as condições do mercado piorem. No 4T, quando seus volumes de negociação declinaram fortemente, a gerência foi rápida em cortar as despesas, com uma queda acentuada na remuneração. Os pagamentos no banco ficaram 14% menores do que no terceiro trimestre. Graças a essa flexibilidade, o banco conseguiu superar as estimativas de resultados no trimestre, apesar de uma queda acentuada de 21% em sua negociação de renda fixa.

Outro incentivo para ter ações do Citigroup é que uma das maiores prioridades do banco agora é o retorno de capital, uma prática que havia sido abandonada após a crise financeira de 2008. Sua distribuição trimestral de dividendos está crescendo rapidamente desde 2016, com um crescimento de mais de 40% em 2018, o que fez com que seus dividendos trimestrais chegassem aos atuais US$ 0,45 por ação, com um dividend yield anual de 2,9%.

Resumo

No curto prazo, os obstáculos econômicos que estão surgindo ao redor do mundo podem desencorajar os investidores a apostar nos bancos, cujo crescimento está fortemente ligado à saúde geral da economia. Mas, para investidores de longo prazo, as ações do Citigroup são uma boa escolha, em razão dos seus bons resultados, dividendos crescentes e balanço patrimonial de melhor qualidade.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.