Comitês de Política Monetária: Discurso de Dirigentes do FED; Decisão do Copom

Comitês de Política Monetária: Discurso de Dirigentes do FED; Decisão do Copom

Pedro Paulo Silveira  | 07.02.2018 11:03

Mercados Globais

O índice S&P 500 subiu 1,74% no pregão de ontem e recuperou noventa dos 270 pontos perdidos nas quedas ocorridas desde a semana passada. As bolsas europeias também subiram e os mercados de títulos tiveram queda dos juros mais longos, refletindo a melhora na percepção de riscos. Na abertura de hoje, a Europa tem bolsas em alta, mas os futuros nos EUA pressionam negativamente. Às 13:30 hs serão divulgados estoques de petróleo e dois dirigentes importantes do banco central dos EUA falarão hoje, podendo mudar o cenário da volatilidade, tanto para cima como para baixo. William Dudley fala às 11:30 hs em uma conferência em Nova York e Charles Evans em um evento em Des Moines às 13:15 hs. Ambos têm votos no FOMC, comitê de política monetária do banco central, e seus discursos serão ouvidos com atenção, já que os agentes buscam pistas sobre o futuro da política monetária dos EUA. O índice VIX, que mede a volatilidade, ou risco, das ações do mercado americano ainda está elevada, em torno de 30%, segundo os contratos futuros negociados em Chicago, sinalizando que os tremores iniciados na semana passada ainda estão repercutindo. Veja o gráfico do índice VIX:

Índice de Volatilidade VIX

Enquanto a volatilidade estiver elevada, podemos considerar que os agentes ainda estão se mexendo como resposta ao choque imposto pelas fortes quedas dos pregões anteriores. Em termos de fundamentos, é provável que as quedas tenham levado alguns agentes a resgatar suas posições em ativos mais arriscados, como as ações, e eles demoram alguns pregões para serem realizados.
De qualquer forma, não descartamos uma retomada do ciclo de realização, ou queda, das ações pelo mundo. Já os mercados de títulos e de moedas, tudo indica, estão ancorados em limites que ainda não foram rompidos e devem se manter sob controle.

Brasil

No Brasil, o ciclo de divulgação de resultados confirma a melhora dos balanços das empresas, após vários trimestres de ajustes, que envolveram redução de custos, venda de ativos e redução das dívidas. Com a melhora da atividade, os volumes de produção e vendas subiram, puxando os lucros para cima. O crescimento dos lucros tem recompensado os acionistas com a valorização das ações e isso leva o Ibovespa, que subiu 9,81%, a ter um ano melhor que o do S&P 500, que está com 0,81% de alta e que a média da Europa, medida pelo índice Euro Stoxx 50, que está com queda de 2,61%.

Hoje o Copom, comitê de política monetária do BC, termina a sua 212ª reunião, às 18:20 hs, e deve reduzir os juros em 0,25%, para 6,75%. Vale lembrar que será a menor taxa SELIC da história e seu futuro ainda é incerto. As taxas de juros no Brasil ainda são um caso particular na história econômica e, apesar dos imensos esforços nessa direção, não temos uma conclusão convincente sobre o que torna nossa taxa básica tão alta. Ainda que pensemos na dívida ou no déficit públicos, eles estão longe de serem os mais elevados. Países em situação fiscal semelhante ou pior têm juros mais baixos. De qualquer forma, o patamar atual dos juros, por ser muito mais baixo que o que vigorou por décadas, vai produzir mais efeitos sobre o nível de atividades, o emprego, e os preços, tanto os capturados pelo índices de inflação, como os dos ativos, como ações e imóveis. A nova taxa SELIC continuará a jogar o nível de atividades para cima e sua manutenção por muito tempo ainda deve ser avaliada como um enorme desafio.

Agenda do Dia

Pedro Paulo Silveira

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App