Como Identificar se Uma Semana Foi Positiva ou Não na Criptoeconomia

Como Identificar se Uma Semana Foi Positiva ou Não na Criptoeconomia

Investing.com  | 01.03.2019 09:00

Uma dificuldade para quem acompanha investmentos em criptoativos é saber se uma semana lateral foi positiva ou negativa para o valor subjacente dos ativos. Se houve muitas melhoras tecnológicas durante um bear market, provavelmente nem sempre elas aparecerão em termos de preço. Costumo pensar que uma tecnologia que atenda às expectativas dos investidores para aquele ativo é uma condição necessária para um projeto ter preços altos, porém não é suficiente. Uma melhora na tecnologia pode pavimentar, por exemplo, uma aplicação nova no futuro, mas não significa que no curto prazo haverá aumentos de preço.

Tendo isso em mente, a questão fundamental é saber o que as novas tecnologias possibilitam no futuro. Nem sempre é fácil responder, mas essa semana constitui um bom estudo de caso. Houve vários hacks, mas também algumas notícias positivas como o hard fork do Ethereum e a inclusão da XRP na CoinBase. De maneira geral, essas notícias são não tão correlacionadas, mas a nível de mercado e de moeda acredito que não são positivas e, somados os hacks, há como inclusive defender que foi uma semana medíocre e negativa.

Primeiro, o hard fork do Ethereum. Essa mudança foi algo capenga por deixar de lado importantes mudanças na precificação do gas, a taxa cobrada para execução de smart contracts. Dessa maneira, podemos falar que foi um hard fork algo capenga em relação a um dos maiores problemas da criptomoeda. Foram desarmadas algumas amarras de curto prazo, porém o longo prazo segue comprometido. Isso não é animador após o atraso no hard fork ocorrido em janeiro. Há como dizer que foi uma semana negativa.

A inclusão da XRP na CoinBase também não traz grandes novidades. A XRP é associada a um protocolo de pagamentos entre agentes financeiros. Suas características são relativamente distintas das outras maiores criptomoedas, com a exceção da Stellar Lumens. O sucesso da XRP não diz sobre o sucesso das criptomoedas em si, posto que ela ainda tem centralização na seleção de nodes que entram em sua rede. Isso limita alguns dos problemas que há nas outras tecnologias e torna a plataforma Ripple, da qual o token XRP é nativo, mais atrativa para players tradicionais do segmento de tecnologia.

Dentre os riscos que a maioria dos criptoativos passam, hacks são muito frequentes. Nessa semana vimos de carteiras a exchanges sofrendo com falhas graves, com a qualidade da resposta da equipe desenvolvedora variando. A hard wallet Ledger sofria com uma falha que, após detectada, foi rapidamente corrigida. Já a Coinami se mostrou menos preparada para uma crise com uma falha em seu sistema que, com o uso de um plugin defeituoso, mandava informações de carteiras para o Google (NASDAQ:GOOGL). Não é trivial apontar dedos nessa história, porém a resposta da Coinami não foi considerada boa por muitos participantes do mercado. De maneira geral, se as empresas do segmento não melhorarem seu UX e segurança, o mercado continuará restrito a pessoas que toleram mais risco ou a quem entende profundamente de tecnologia. Isso não é positivo a longo prazo.

Portanto, vimos que nessa semana mesmo com algumas notícias positivas, houve apenas marasmo, mais do mesmo, e sinais de que muitas empresas do setor ainda não estão realmente prontas para a entrada de mais usuários. De maneira geral, a condição de tecnologia necessária para maiores valores ainda não está satisfeita para um bom conjunto de criptomoedas e ferramentas adjacentes como exchanges e wallets. Houve melhoras nos últimos meses e o bear market tem sido positivo nesse saldo, porém essa semana pode ficar de aviso que nem toda atualização é suficiente enquanto deixar gargalos fundamentais ainda abertos.

Investing.com

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+